sexta-feira, 5 de abril de 2013

Uma nova Paróquia


Sex, 05 de Abril de 2013 13:33 por: cnbb

Dom Canísio Klaus
 Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Nos dias 10 a 19 de abril, nós, os bispos do Brasil, estaremos reunidos em Aparecida do Norte para a 51ª Assembléia Geral da CNBB. Este sempre é um momento significativo para consolidar a unidade e aprofundar temas importantes que desafiam a Igreja no atual contexto da história. A Assembléia de 2013 ganha um sabor especial por ser a primeira a se realizar sob o pontificado do Papa Francisco, que conhece bastante bem a realidade da Igreja brasileira.
O tema central que vamos trabalhar na Assembléia é a renovação das paróquias. O texto preparatório tem como título: “Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia”.
No nº 112 se afirma que “a renovação paroquial e a revitalização das comunidades exigem novas formas de evangelizar tanto o meio urbano como o rural. Apesar de as comunidades rurais estarem distantes dos centros geradores da nova cultura urbana, em vista do fácil acesso às informações, também nessas áreas crescem os problemas de vínculo comunitário. Assim, se multiplicam os grupos religiosos novos, por atenderem às demandas imediatas dos indivíduos. É urgente pensar novas estruturas pastorais, inclusive em meios rurais, de modo que cuidem das pessoas na atual cultura”.
O valor da paróquia é inquestionável. Contudo ela precisa urgente renovação. “As mudanças da realidade clamam por uma nova organização, especialmente articulada em pequenas comunidades, capazes de estabelecer vínculos entre as pessoas que convivem na mesma fé”.
Para a Diocese de Santa Cruz do Sul, o tema central da Assembléia da CNBB vem num momento muito oportuno. Ele vem para reforçar a nossa caminhada pastoral, já que estamos colocando a vida das comunidades como eixo central de toda a nossa ação evangelizadora. Com a revitalização das comunidades e a renovação das paróquias, certamente estaremos colocando as bases para uma nova evangelização na região da Diocese.
Além do tema central, a Assembléia vai se ocupar com outros assuntos, entre os quais a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer no mês de julho, no Rio de Janeiro. Com a já confirmada presença do Papa Francisco, esta jornada vai ser marcante para a caminhada da Igreja no Brasil.
Para que a Assembléia possa ser produtiva, pedimos as preces do povo. Sabemos que os melhores documentos ou planos de pastoral se tornam inócuos se não forem impulsionados pelo Espírito Santo. E se a Assembléia não for iluminada pelo sopro renovador do Espírito de Deus, pouca luz vai surgir.
Permaneçamos unidos, em oração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário