sábado, 19 de abril de 2014

Vigília Pascal - 2014



   
                 

                                                    PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO
(cor branca/dourada) – ANO A – 19/04/2014

VIGÍLIA PASCAL NA NOITE SANTA



Ó NOITE DE ALEGRIA VERDADEIRA, QUE UNE DE NOVO O CÉU E A TERRA INTEIRA! A LUZ RESPLANDECEU EM PLENA ESCURIDÃO!”
CHEGADA
Todos se reúnem fora da Igreja, enquanto as pessoas vão chegando, a equipe de canto entoa hinos ou refrões orantes, que falem de luz, de alegria, como:
A Montanha (Roberto Carlos); Casinha Branca (Gilson Campos); Chuá-Chuá (Pedro Pereira - Ary Pavão); Como é grande meu amor por você (Roberto Carlos - Erasmo Carlos); Felicidade (Lupicíno Rosdrigues);Luar do Sertão (João Teixeira Guimarães - Catulo da Paixão Cearense); No Rancho Fundo (...); Andares (...), Romaria (Renato Teixeira); etc... 

MOTIVAÇÃO DE ACOLHIDA
ANIMADOR: Caríssimos irmãos e irmãs, visitantes, em comunhão com todas as comunidades cristãs que desde o Batismo, participam do Mistério Pascal do Senhor, e com todo o universo, nesta noite de alegria verdadeira, reunimo-nos para celebrar solenemente a Páscoa da Ressurreição, pois ninguém é capaz de conter a Luz Nova da Páscoa que resplandeceu sobre o mundo! Renovando a Graça Batismal, e iluminados pela certeza da ressurreição, deixemos que a Luz continue vencendo as trevas do pecado e da morte!

Fazendo memória das ações maravilhosas de Deus Pai em favor da humanidade, ouvindo um resumo da História da Salvação, desde a criação do mundo até a ressurreição de Jesus, em clima de silêncio, oração e expectativa, realizaremos a Santa Vigília Pascal em quatro momentos: 1) Celebração da Luz; 2) Liturgia da Palavra; 3) Liturgia Batismal e 4) Liturgia Eucarística, acompanhando com glórias e aleluias, celebraremos a passagem do Deus libertador entre nós e proclamaremos: É a Páscoa da Ressurreição!

I – MOMENTO: CELEBRAÇÃO DA LUZ
ANIMADOR – A Vigília Pascal inicia-se com a Celebração da Luz, que, por sua vez, contém três partes: a bênção do fogo, a procissão do Círio Pascal e o canto do “Exulte”. Acompanhemos com atenção essa primeira parte da nossa celebração, quando somos convidados para diante da fogueira, a dizermos em bom som e alta voz ou no coração, quais as luzes, esperanças, sonhos, que gostaríamos que fossem acesos na comunidade paroquial, nas famílias e na caminhada do povo brasileiro neste ano, em que a Igreja nos propõe uma boa reflexão sobre o tráfico de pessoas...
PRESIDENTE: Meus irmãos e minhas irmãs, nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos e filhas dispersos por toda a Terra a se reunirem em vigília e oração. Se comemorarmos a Páscoa do Senhor, ouvindo sua palavra e celebrando seus mistérios, podemos ter a firme esperança de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus. Que a graça e a paz de Cristo ressuscitado, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco! – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
ACENDIMENTO DA FOGUEIRA
ANIMADOR: O fogo tem grande valor como sinal e lembra a presença e ação de Deus no mundo. É ainda sinal de alegria, de festa e de recordação da Vitória da Vida sobre a morte! Acompanhemos em silêncio e oração, a bênção do fogo.
BÊNÇÃO DO FOGO
PRESIDENTE: Ó Deus, que pelo vosso Filho trouxestes àqueles que creem o clarão da vossa Luz, santificai + este novo fogo. Concedei que a Festa da Páscoa acenda em nós tal desejo do céu, que possamos chegar purificados à Festa da Luz Eterna. Por Cristo, Nosso Senhor.
– Amém.

ANIMADOR: Enquanto o Presidente prepara o Círio Pascal, vamos acompanhar também esse rito muito significativo para nós cristãos, no mesmo clima de silêncio e oração, pois a Luz de Cristo irá penetrar nosso coração, nossa alma, nossa vida, fazendo-nos também Luz do Ressuscitado no Mundo que ainda está tão cheio de trevas, onde vidas humanas são enganadas e usadas para o tráfico de trabalho, de órgãos e de prostituição... Atentos, participemos.

PREPARAÇÃO DO CÍRIO PASCAL
Presidente: Cristo ontem e hoje – Principio e Fim – Alfa e Ômega. A Ele o Tempo – e a Eternidade – a Glória e o Poder – Pelos Séculos sem Fim.
Todos: Amém!
Por suas santas chagas, suas chagas gloriosas, o Cristo Senhor, nos proteja e nos guarde. Todos: Amém.
A Luz de Cristo, que ressuscita resplandecente, dissipe as trevas de nosso coração e nossa mente. Todos: Amém.
PROCISSÃO DA LUZ

ANIMADOR – ORIENTAÇÕES: O Círio Pascal já aceso é conduzido pelo Presidente, abrindo uma procissão para o interior da Igreja.
Em cada parada, quando o Presidente da celebração nos apresentar: Eis a luz de Cristo! Vamos responder cantando: Demos graças a Deus!
Ao final da última parada, serão acesas as velas dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e da Palavra, dos Coroinhas e dos Ministros Catequistas, depois os fiéis acendem as suas velas, nas velas já acesas.
1.1– O Presidente coloca o Círio Pascal no pedestal e incensa-o.
1.2– ANIMADOR: A proclamação da Páscoa, com o Canto do Exulte, nos faz recordar a grandiosa, a maravilhosa ação salvadora de Deus ao longo de toda a história. Participemos. (todos estarão no interior da Igreja, velas acesas).

II – MOMENTO: LITURGIA DA PALAVRA (as velas continuam acesas)

“Sei que meu Defensor está vivo e no fim Ele se levantará sobre a Terra”.


ANIMADOR – Irmãos e irmãs, nossa participação no Mistério da Páscoa do Senhor é iluminada pela Palavra, cada vez que celebramos. As leituras que seguem, colocam em nossos olhos as maravilhas que Deus realizou em nosso favor ao longo da História da Humanidade, ainda hoje motivo de júbilo, de ação de graças e da alegria de escutar importantes relatos da História da nossa Salvação. Inclinemos nossos ouvidos/escutemos.
1ª Leitura - Gn 1,1-2,2 (Nina – pg 168)
Oração Sálmica
2ª Leitura - Gn 22,1-18 (Robert – pg 172)
                        Salmo - Sl 15,5.8.9-10.11 (R.1a) (Lourdes – pg 175)
                                    Oração Sálmica
3ª Leitura - Ex 14,15-15,1 (Idalice – pg 176)
Oração Sálmica
4ª Leitura - Is 54,5-14 ( Cabudinho – pg 178)
Oração Sálmica
5ª Leitura - Is 55,1-11 (Gorete – pg 180)
Oração Sálmica
6ª Leitura - Br 3,9-15.32-4,4 ( Valdir – pg 181)
8ª Leitura - Rm 6,3-11 (Beto Silva – pg 185)

HINO DE LOUVOR
ANIMADOR: Agora, com mais alegria pascal e muita vibração, possamos cantar a alegria da Ressurreição pela: Quaresma, Santa Semana, Pastorais, Grupos e Movimentos de nossa Paróquia, vivência da CF/2014, a qual nos faz apelos de conversão pessoal, comunitária e social. “Fraternidade e Tráfico Humano”, “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). Pelos nascidos, batizados, crismados e casados de nossa paróquia! Pela nossa Diocese em seu Ano Santo – 90 Anos Evangelizando! Os 150 anos de nascimento de Dom Malan, o primeiro bispo de Petrolina; Os 85 anos de fundação da Catedral; Os 80 anos do bispo emérito Dom Paulo Cardoso; Os 90 anos do Monsenhor Bernardino Padilha da Luz. Pelos aniversariantes! Pelo nosso Papa, nosso Bispo e nosso Pároco! Pela Reforma da nossa Igreja Matriz! Pela Vida e pelo Serviço de nossa comunidade paroquial! Pôr isso podemos entoar vibrante, um HINO DE LOUVOR!
ORAÇÃO DO DIA (Presidente)

EPISTOLA (Rm 6, 3–11)

ANIMADOR: Preparando-nos para ouvirmos a Palavra da Salvação, o Apóstolo Paulo nos exorta dizendo-nos, que pela fé e pelo batismo, o cristão participa da Ressurreição de Cristo, morrendo para o pecado e vivendo para Deus!    Mergulhemos nesse mistério, ouvindo-o!

ACLAMAÇÃO – Mt 28, 1-10
ANIMADOR: JESUS RESSUSCITOU! ELE ESTÁ VIVO!  JESUS RESSUSCITOU! Cantemos o ALELUIA! (Aparição do Ressuscitado e acendem-se: as velas do altar, luzes; tocar sinos, campainhas; bater palmas, soltar fogos, etc.)

III – MOMENTO: LITURGIA BATISMAL (Renovação das Promessas Batismais)
ANIMADOR – Por meio da Liturgia Batismal, sedentos da Água Viva que jorra eternamente, com alegria, renovamos o nosso compromisso assumido quando recebemos o 1º Sacramento da Iniciação Cristã, o Batismo, pois o batizado assume o compromisso com uma vida nova, trazida por Cristo Ressuscitado, quando inseridos na comunidade, torna-se membro ativo participante dela!

3.1 – CANTO DA LADAINHA
3.2 – Durante o canto da Ladainha, o Grupo de Dança Litúrgica, entram com vasos de água em procissão e preparam a Pia Batismal.
3.3 – Durante a oração, cada tipo de água recordada na benção será derramado um pote d’Agua. Após a primeira pessoa, o Presidente mergulha o Círio na água e continua: “Nós vos pedimos ó Pai...”
3.4 – Após retirar o círio da água, a assembléia reza: Fontes do Senhor bendizei o Senhor! Louvai-o e exultai-o para sempre!
3.5 – Cada Cristão, comunitariamente renova suas promessas, renuncias e a Profissão de Fé, e assim se conclui a Renovação das Promessas Batismais.
3.5 – Terminada a Oração da Bênção da Água Batismal, acende-se a fonte.
3.6 – APRESENTAÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS

ANIMADOR: Os Santos Óleos do Batismo, Crisma e Unção, são sinais visíveis e eficazes na vida do cristão batizado.
O óleo é sinal de abundância e de alegria, ele purifica e amacia, é sinal também de cura, pois ameniza as feridas e faz irradiar beleza, saúde e força!
É sinal de consagração, pois os que são ungidos participam mais intensamente da missão de Jesus Cristo e da plenitude do Espírito Santo, que Jesus é cumulado, a fim de que toda a vida exale o “bom odor de Cristo”.
Na missa dos Santos Óleos, nosso bispo diocesano abençoou estes óleos os quais serão utilizados nas celebrações dos sacramentos em nossas comunidades.
Apresentemos ao Senhor o trabalho daqueles que se dedicam à preparação dos batizandos e dos crismandos e daqueles que se doam na visitação aos enfermos.
3.7 – Renovação das Promessas Batismais.
3.8 – ASPERSÃO.
3.9A Oração da Assembléia conclui o terceiro momento da Vigília Pascal. (Elis Wanilda)

PRESIDENTE - Neste dia do Senhor, e na celebração anual do mistério pascal, viemos à fonte da vida e da esperança. Invoquemos (por meio) do Senhor Ressuscitado, os dons da sua Páscoa gloriosa, para podermos ir, sair e seguir corajosamente, em frente!


1. Pela Igreja em saída: para que se torne uma verdadeira comunidade missionária, que sabe ir à frente, tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos, para convidar os excluídos (E.G.24). Oremos irmãos.



2. Por este nosso mundo, globalizado pela indiferença: para que seja dirigido por homens e mulheres, que saibam assegurar o valor da vida humana e do bem comum, dizendo «não» a uma economia que mata, impedindo que o dinheiro governe em vez de servir (E.G.53-59). Oremos irmãos.



3. Por aqueles que se sentem desesperados, com a violência da crise, e perderam a esperança de um futuro digno: para que a força da ressurreição desperte, em toda a comunidade humana, novas energias e criatividade, para assegurar a todos o direito ao trabalho. Oremos irmãos.



4. Por aqueles a quem o luto, a solidão ou a descrença, deixaram o coração vazio: para que se deixem salvar e libertar por Cristo, que neles fará renascer, sem cessar, a alegria da Sua ressurreição (E.G.1). Oremos irmãos



5. Por todos nós, para que nos “constituamos em estado permanente de missão” (EG 25), de modo a levar, por toda a parte, a alegria do evangelho (E.G.1). Oremos irmãos.



PRESIDENTE: Senhor nosso Deus, revelai, ao nosso mundo, o poder da ressurreição do vosso Filho, para que, por toda a parte, renasça a esperança de um mundo novo. Nós vo-lo pedimos pelo mesmo J.C. Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


IV – MOMENTO: LITURGIA EUCARÍSTICA

ANIMADOR: Alimentando-nos com a Eucaristia, renovamos e fortalecemos nosso compromisso com a Vida, a Paz e a Justiça, empenhando-nos na Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Tráfico Humano. É para a liberdade que Cristo nos libertou! Celebrando a Páscoa do Senhor, apresentemos, com o pão e o vinho, nosso desejo de participar da vida que vence a morte pela força da ressurreição combatendo as várias formas de tráfico; caríssimos, vocês que não ainda não são dizimista, nessa Páscoa faça a experiência, seja um dizimista! Cantando, Oferta de Bênção (pg 6 do folheto) preparemos as Ofertas, recebendo os dons em procissão.
4.1 – No momento do Santo, poderá haver uma dança com flores ao redor do altar.
COMUNHÃO
ANIMADOR: O Cristo, nossa Páscoa, foi imolado; celebremos a Festa com o Pão sem fermento, o Pão da Retidão e da Verdade, Aleluia! Participemos do Banquete que alimenta nossa Vida: Cristo Vivo na Eucaristia! Cantando Deus Vivo e Vencedor (pg 6 do folheto), entremos na fila como de costume, 02 filas na Nave Central e uma em cada lateral.

PÃOZINHO DA SOLIDARIEDADE – COM AS CRIANÇAS
ANIMADOR: Convidamos os Promotores da Paz e da Justiça, para partilha dos pãezinhos. Acolhamos nossas crianças a exemplo de Jesus, que disse: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais”! Cantemos...
4.2Chegamos ao final dessa Celebração, ou melhor, ao início, pois agora revigorados, podemos dizer:
Feliz Páscoa! É para a Liberdade que Cristo nos libertou!
Cristo Vive! Cristo Reina! Cristo Impera!
Viva Jesus Cristo Ressuscitado!
Viva Nosso Salvador! Viva o Povo de Deus!
4.3 – ANIMADOR: Somos felizes em não aceitar a moderna forma de escravidão e desrespeito à dignidade humana: tráfico... Rompamos as correntes denunciando e somando forças para evitar esse tipo de crime, revigorando as pessoas dominadas apontando-lhes a esperança de libertação, que se nutre da entrega total de Jesus Cristo na Cruz! Que Jesus Ressuscitado, Vivo e Vencedor de todas as situações de morte, conceda a liberdade a todos: É para a liberdade que Cristo nos libertou!
 “Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados. Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano.
Convertei-nos pela força do vosso Espírito, e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal, vivamos como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!”.
Ao término dessa Vigília Pascal, somos convidados a contemplar este espaço celebrativo: Cruz (vida nova em Cristo), o Altar, o Círio (Luz do Ressuscitado), a Cor Branca (paz), a Água que corre, que jorra da fonte! Água fonte de vida! As flores, os vasos, o irmão a irmã que está ao lado, que tem a mesma vida que Deus me concedeu: é meu semelhante!
Deixemos enraizar vida nova em nossa vida, para que sejamos realmente promotores da Paz, da Justiça, do mesmo Amor que motivou Jesus Cristo Ressuscitado a dar sua vida em nosso favor. O Seu amor é para sempre, e para sempre levemos Ele também aos nossos irmãos e irmãs que não puderam participar conosco dessa Santa Vigília Pascal.
A todos uma Feliz e abençoada Páscoa!
Que assim seja!
4.4 – NOTÍCIAS E AVISOS
Amanhã, Domingo da Ressurreição
18h00min: Concetração dos fieis e Louvor (Com. Auxiliadora)
19h00min: Procissão da Luz (saindo da Com. Auxiliadora/Matriz)
19h30min? Santa Missa de Páscoa (Mtz de São Paulo Apóstolo).
RITOS FINAIS: PRESIDENTE: BÊNÇÃO SOLENE.
AVISOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário