terça-feira, 1 de abril de 2014

Quaresma e sua simbologia




sábado, 29 de março de 2014

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorado no domingo de Páscoa, praticada desde o século IV e é uma palavra que vem do latim. Ela começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa, quando os cristãos realizam a preparação para a Páscoa. Muitas pessoas se perguntam sobre o porquê da Quaresma ser um período de 40 dias. Na Bíblia, o número quarenta é bastante comum. 40 dias de
dilúvio, 40 anos do povo de Deus no deserto, 40 dias de Elias e Moisés na montanha, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 400 anos de opressão do povo de Deus pelos egípcios, etc. Na verdade o número 40 na Bíblia é símbolo e significa também período necessário para uma transição, passagem da vida antiga para a vida nova. Há também outros sinais na quaresma: 

Cinzas: sinal de humildade. Significam nossa limitação e representam a consciência do nada em relação ao criador e que tudo um dia terá um fim.

Deserto: local árido, inabitado. Representa momento de reflexão, de oração, de recomeço que une o homem a Deus.

Jejum: a renúncia de apelos materiais.

Cor roxa: simboliza penitencia e uma profunda interiorização num tempo forte de conversão, de jejum e oração.

Cruz: a quaresma convida a olhar para a cruz, de forma aceitar seus sofrimentos da vida cotidiana, como Jesus Cristo aceitou sua dor, e depois venceu a morte. Ao olhar para a cruz o homem deve revigorar sua fé, sabendo que Deus provê.

Incenso: sua fumaça sobe aos céus. Nas celebrações eucarísticas significa as orações, sacrifícios e ofertas do homem que chegam até Deus. O incenso incita os sentidos à oração.

Esse período traz muitos símbolos quaresmais (citados a cima) e toda a liturgia muda. O ambiente das Igrejas se torna mais austero, sem flores. Não se canta Glória nem Aleluia. Embora seja um tempo de penitência, de maneira nenhuma deve ser considerado de período triste ou depressivo. Trata-se de um momento de renovação e de expectativa para a festa da Ressurreição de Jesus Cristo.


Texto: Pe. Willame

Nenhum comentário:

Postar um comentário