domingo, 27 de outubro de 2013

COMINA: Conselho Missionário Nacional



Sex, 25 de Outubro de 2013 15:37 cnbb

Com a necessidade de orientações mais precisas para a animação missionária, o Conselho Missionário Nacional (Comina) iniciou a elaboração de um diretório missionário para a Igreja no Brasil. O assunto foi pauta da reunião da equipe executiva, realizada no último dia 24 de outubro, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF).
De acordo com a secretária executiva do Comina, irmã Dirce Gomes, os membros da equipe fizeram um esboço do que deverá conter o diretório. Orientações sobre a missão na atualidade, marcos teológicos, operacionais, importância da formação e articulação.
O destaque principal deverá ser a identificação dos sujeitos da animação missionária.
“Também vamos tratar das instâncias de articulação pastoral da missão, que são os conselhos missionários nacional, regional, diocesano, paroquial, os grupos missionários e também de seminaristas”, explica a religiosa. O material produzido até agora será enviado para os regionais e estudiosos da missão, que deverão apresentar suas contribuições na elaboração do diretório. O desejo do Comina é que, em 2015, o texto seja apresentado para apreciação do episcopado.
A reunião tratou também dos últimos preparativos para o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino Americano, que será realizado na Venezuela, no final de novembro. Cerca de 140 delegados brasileiros estarão presentes.
O Comina é presidido por dom Sérgio Braschi. Integram o Conselho representantes das comissões episcopais para Animação Missionária, Missão Continental e Amazônia, POM, Conferência dos Religiosos do Brasil, Centro Cultural Missionário e Conselho Indigenista Missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário