quarta-feira, 29 de maio de 2013

No Ano da Fé, também os Bispos são chamados a renovar a fé com Pedro




Ter, 28 de Maio de 2013 16:35 por: CNBB / NEWS.VA


Os eventos do Ano da Fé estão em pleno ritmo. Depois da Vigília e da Solenidade de Pentecostes, que reuniu na Praça S. Pedro mais de 200 mil pessoas, a próxima iniciativa do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização é no domingo, 2 de junho: trata-se da solene adoração eucarística presidida pelo Papa Francisco na Basílica Vaticana.

Esta cerimônia terá uma particularidade: dioceses de todo o mundo se conectarão ao vivo com a Praça S. Pedro para rezar com o Papa Francisco. No Brasil, já confirmaram participação dioceses de norte a sul do país: de Fortaleza a Caxias do Sul.
Como disse Bento XVI ao convocar este Ano, ele não se dirige somente aos católicos, mas inclusive a ateus. Assim como não se dirige somente a nós, simples fiéis, mas também à cúpula da Igreja. Quinta-feira passada, por exemplo, o Papa Francisco presidiu, na Basílica de São Pedro, a meditação para a profissão de fé com os bispos italianos, que realizam sua Assembleia Geral (foto acima).
Segundo o Santo Padre, "a falta de vigilância faz com que o pastor se torne morno, distraído, esquecido e impaciente; o seduz com a perspectiva de sua carreira, a tentação do dinheiro e os compromissos com o espírito do mundo; o torna preguiçoso, transformando-o num funcionário, clérigo de estado preocupado mais consigo mesmo, com a organização e estruturas, do que com o verdadeiro bem do Povo de Deus.
Pelo contrário, "ser pastores significa crer a cada dia na graça e na força que vem do Senhor e assumir plenamente a responsabilidade de caminhar diante do rebanho. Mas também dispor-se a caminhar no meio e atrás do rebanho.
A profissão de fé, disse, não é um ato formal, mas significa renovar a nossa resposta ao "Segue-me" que leva a estabelecer a própria vida segundo o projeto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário