quinta-feira, 9 de maio de 2013

Coordenação Diocesana de Catequese divulga resultado do V-EDC 2013



Diocese de Petrolina

Comunicado da Coordenação Diocesana de Catequese sobre os resultados do V – Encontro Diocesano de Catequistas
            
Prezados/as amigos/as, paz e bem!

Nossa Diocese de Petrolina/PE – Cidade Sertaneja, acolheu de coração aberto os seus 308-Catequistas que participaram e vivenciaram nos dias 13 e 14 de Abril desse Ano da Fé, o seu V – Encontro Diocesano de Catequistas, aprofundando e conhecendo melhor sobre o Ano da Fé 2012-2013.

Impulsionados pelo lema sugerido pela Coordenação Diocesana: “Ano da Fé, tempo de renovar, viver e testemunhar a Fé em Jesus Cristo, pela graça de Deus, no itinerário de Educação de Fé das crianças, jovens e adultos”,
foi um bom e saudável alimento que nos ajudou a continuarmos nossa caminhada. Pois bem, nosso encontro contou com a Assessoria do nosso próprio Assessor Diocesano para Animação Bíblico-Litúrgico-Catequética, o Pe. Antonio Malan de Carvalho, que é também Administrador Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Areia Branca. Lamentamos nesse V – E.D.C.  em não ter contado com a presença física do nosso 1º Catequista Diocesano, Dom Manoel, pois esteve participando da 51ª AG da CNBB, embora que, ele sempre esteve presente em todas nossas atividades, fortalecendo-nos na caminhada catequética ao encontro pessoal com o Senhor, para que Jesus seja Conhecido, Amado e Seguido, através do seu exemplo de Pastor.

Destacamos também, a pessoa do nosso Papa Francisco, como se diz no jargão popular, “gente da gente”, é um latino-americano como muitos de nós, apaixonado por Jesus, testemunhado pelo espírito fervoroso de São Francisco nos motiva a continuarmos caminhando, falando em nome da Igreja, para que possamos ganhar um novo jeito de sermos Igreja: “pobre e dos pobres”, como ele sempre afirma e nos convida a ir, em missão, em favor da vida!

Nos testemunhos dos Catequistas, foi um encontro muito proveitoso, dada a novidade trazida pelo Ano da Fé, o Pe. Malan trabalhou em dois momentos distintos a temática. No sábado nos presenteou-nos com uma primeira formação: COMO ENTENDER O ANO DA FÉ, E, por conta de suas obrigações, deixou-nos em seguida que a Coordenação Diocesana realizasse o plenário com os resultados das atividades em grupo (foram 06 de + de 50 catequesitas/grupo), visto presidir a celebração Eucarística na Comunidade Imaculada Conceição, realizando também a celebração de 08 matrimônios, que benção! Já no domingo, Dia do Senhor, iniciando com a Santa Missa nesse 3º Domingo de Páscoa, o Pe. Malan nos ajudou refletindo sobre a EDUCAÇÃO NA FÉ E A FAMÍLIA. Após mais um plenário, as experiências de cada Paróquia, cada comunidade e cada Catequista foram vivenciadas e enriquecidas pelos testemunhos apresentados.

Após almoço, os preparativos da volta para “Casa, seguindo o Caminho, fazendo arder o nosso coração e reacendendo a chama da nossa Fé”, o destaque foi nossa convivência fraterna, que mostrou que já estamos vivendo um “novo tempo”, um “Novo Pentecostes!”
Por aqui vamos ficando, nessa matéria, agradecendo a Equipe Diocesana que não mediu esforços para ver acontecer esse V-E.D.C, e agradecemos também aos Catequistas que se dispuseram a ajudar durante o encontro nos vários momentos vivenciados.
Até o nosso próximo encontro.  

Abraços a todos/as,

ZéCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário