quinta-feira, 3 de março de 2016

Papa Francisco: A misericórdia de Deus não entre em um coração fechado

“Se o coração estiver fechado, a misericórdia de Deus não entra”, disse o papa em missa

Papa também convidou os fiéis a se reconhecerem pecadores
Em missa celebrada na Casa Santa Marta, na manhã desta quinta-feira, 3 de março, o papa Francisco disse que a misericórdia de Deus somente é alcançada se o coração estiver aberto.
Durante a homilia, Francisco comentou sobre a fidelidade de Deus. Partindo das leituras propostas pela liturgia do dia, o pontífice, extraiu uma parte do Livro de Jeremias. “Deus é sempre fiel, porque não pode renegar a si mesmo, enquanto o povo não presta atenção à sua Palavra. Jeremias narra de tantas coisas que Deus fez para chamar à atenção os corações do povo, mas o povo permanece na sua infidelidade (...) Essa infidelidade do povo de Deus e também a nossa própria infidelidade endurecem o coração: fecha o coração!”.

Pedir perdão

Francisco falou, ainda,  sobre a fidelidade falida, referindo-se às pessoas que se esquecem da palavra ‘perdão’, simplesmente porque não se sentem pecadores e sim juízes dos outros. O papa disse que essa é a história dos corações fechados, dos corações que não deixam a misericórdia de Deus entrar. “Esta fidelidade falida, Jesus a explica com duas palavras chaves, para colocar fim, para terminar o discurso desses hipócritas: Quem não está comigo, está contra mim. Ou você é fiel, com o seu coração aberto, ao Deus que é fiel a você ou você está contra Ele: ‘Quem não está comigo, está contra mim’.”

Ao finalizar o seu discurso, o papa, disse que é possível ter um meio termo, uma negociação. “Existe uma saída: se reconheça pecador! Se você diz: sou pecador, o coração se abre e entra a misericórdia de Deus e você começa a ser fiel”.

“Peçamos ao Senhor a graça da fidelidade. O primeiro passo para caminhar nesta estrada da fidelidade é sentir-se pecador. Se você não se sente pecador, você começou mal. Peçamos a graça para que o nosso coração não se endureça, que seja aberto à misericórdia de Deus e à graça da fidelidade. Peçamos, nós, infiéis, a graça de pedir perdão”.

Com informações e foto da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário