domingo, 9 de março de 2014

Quaresma: 1º Domingo - Animação Litúrgica e Reflexão




ANIMAÇÃO LITÚRGICA - Liturgia da Paróquia São Paulo Apóstolo - Diocese de Petrolina


MISSA DO 1º DOMINGO DA QUARESMA – FESTA PARTILHA

AMBIENTAÇÃO: Neste 1º Domingo da Quaresma, iniciamos nosso itinerário quaresmal, vivenciando com intensidade a Campanha da Fraternidade/2014, cuja sinalização de libertação pessoal, comunitária e social, nos apresenta o tema: “Tráfico Humano e Fraternidade” e lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). 

Em silêncio entra: O cartaz, 05 pessoas c/vestes escuras, c/correntes nas mãos e depositam aos pés da cruz.

ANIMADOR: As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. Por estes irmãos rezemos. Ave Maria...


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

ACOLHIDA: Amigos e amigas em Cristo, paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro fraterno para celebrar a nossa vida e Fé na Trindade Santa! O Tempo Quaresmal nos leva ao deserto da nossa vida... É momento propício à conversão e possibilita o caminho da verdadeira libertação! É para a liberdade que Cristo nos libertou! Pois bem, a nossa  Igreja deseja despertar em cada um a sensibilidade com as pessoas marginalizadas pelo tráfico humano e convida-nos a vencermos as tentações, principalmente o comodismo no compromisso de anunciar e denunciar as injustiças que acontecem ao nosso redor.
Neste 2º Domingo do mês, temos um compromisso com Deus em favor da Igreja e dos irmãos/ãs: Devolver um pouco do que temos recebido de Deus: Nosso Dízimo! Agrdecendo também pela equipe de celebração, nesta Eucaristia, confiantes na misericórdia divina, cantemos...
·       Procissão de Entrada: Crucifixo ladeado por velas; Cartaz da CF/2014: Correntes; Dizimistas; Lecionário; Proclamadores; Ministros; Acólitos e o Presidente da Celebração.

ATO PENITENCIAL – RITO DA ASPERSÃO 

Tenha-se presente que o Rito da Aspersão da Água, no 1º Domingo da Quaresma tem um sentido penitencial. Por isso, o mesmo poderá ser feito em silêncio ou acompanhado por um Salmo Penitencial, diferente do Salmo 50, que já será cantado como Salmo Responsorial. 

LITURGIA DA PALAVRA

ANIMADOR: Caríssimos, em Adão e Eva, todos pecaram, mas em Jesus Cristo, todos receberam a graça de viver em Deus e de Deus viver em nós! Por isso, fortalecidos pela presença do Espírito Santo de Deus, podemos vencer todas as tentações, a exemplo de Jesus, amolecendo o coração e escutando com atenção as leituras.
1ª leitura: Gn 2,7-9.3,1-7.
Salmo Responsorial: Sl 50 – Refrão: Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.
2ª Leitura: Rm 5,12-19.
Evangelho: Mt 4,4b.

ORAÇÃO DOS FIÉIS

01 – Senhor, fortalecei sempre a vossa Igreja e os seus pastores, para que possam continuar reivindicando e promovendo a liberdade de todos os seres humanos. Nós vos pedimos:

02 – Senhor, dai discernimento a todas as pessoas que recebem propostas de lucros fáceis, para que não caiam na tentação de aceitá-las. Nós vos pedimos:
.
03 – Senhor, encorajai-nos para que saíamos do nosso comodismo e participemos ativamente das celebrações quaresmais: Via Sacras, Vigílias e todas as demais formações que a Igreja nos oferece neste Tempo de Caridade, Oração, Penitência e Jejum. Nós vos pedimos

 04 – Rezemos pelos nossos irmãos e irmãs escravizados pelo tráfico de pessoas, para que nesta Campanha da Fraternidade cresça nossa solidariedade em favor deles. Nós vos pedimos: 

Rezemos a Oração da Campanha da Fraternidade 

Ó Deus, que sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados, fazei que possam experimentar a libertação da cruz e da ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos por aqueles que sofrem o flagelo do tráfico humano. Pela força do vosso Espírito, convertei-nos, tornai-nos sensíveis às suas dores, e comprometidos na superação deste mal, para que vivamos, como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém! 

LITURGIA SACRAMENTAL

O tráfico humano é um crime que atenta contra a dignidade da pessoa humana, já que explora o filho e a filha de Deus. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição de  empenharmos na participação dos encontros de formação que a Igreja nos oferece, abrindo nossos olhos, nossos ouvidos e a nossa boca denunciando tudo aquilo que fere a dignidade humana.

·       Entram 03 pessoas, uma  com os olhos vendados, outra os ouvidos e a outra a boca. Ao terminar o canto dão-se as mãos e erguem os braços, inclinam-se diante da cruz e se retiram.

Entremos em procissão e façamos agora a entrega do nosso Dízimo, gesto de amor a Deus e aos irmãos, e os dons do Pão e do Vinho que serão transubstanciados para nossa salvação. Entoemos o canto...

COMUNHÃO: Irmãs/õs, é preciso alimentar-se com a Força da Eucaristia, para que o Senhor esteja sempre do nosso lado, especialmente nos momentos em que o tentador se mostrar mais feroz, querendo tirar-nos dos Caminhos do Evangelho. Entremos em procissão, lembrando, que nossas mãos devem está em posição de trono, modo correto para recebermos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, e não se esqueça de responder Amém! 

PÃOZINHO DAS CRIANÇAS: E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus. Aproximem as crianças para receberem com alegria o pãozinho da fraternidade! Cantemos.

 FONTE: PASCOM - ZéCA Catequista

 ============================================================



Homilia do 1º. Domingo da Quaresma – Ano A 

Fonte: CNBB - REGIONAL N2
 
“O Senhor formou o homem do pó da terra...” (Gn 2,7). Esta afirmação nos remete a uma das exortações prescritas para a distribuição das cinzas: “Lembra-te que é pó, e ao pó voltarás”. De fato, somos pós, terra, fragilidade. O ser humano vive do sopro divino, mas não perde a sua fragilidade, e Deus sabe de que barro somos feitos. A Quaresma é uma oportunidade para nos lembrarmos de nossa condição, deixando de lado o orgulho autossuficiente, faz-nos conscientes de que a tentação pode nos fazer sucumbir.

O deserto é um lugar teológico de profundo significado. Não se trata de um espaço geográfico, mas de uma experiência espiritual de solidão e silêncio. Somente quando nos afastamos dos ruídos, da agenda atribulada, das superficialidades da vida e até mesmo das pessoas, por algum tempo, poderemos olhar para o profundo de nosso coração. Lá não encontraremos apenas bondade, mas muitas necessidades não satisfeitas, ambições desordenadas, seguranças falsas. É importante deixar-se conduzir ao deserto para perceber quais são as vozes que gritam dentro de nós. Um pouco da ausência das ilusões desta vida nos ajudam a perceber o quanto elas nos fazem falta. A experiência do deserto descrita no Evangelho é uma luta contra as tentações. É necessário que o demônio se mostre, que o mal se faça emergir para que saibamos contra o que lutamos.

Mesmo Jesus, o Filho de Deus, foi tentado a sucumbir, foi tentado a deixar o seu projeto em prol do Reino e da salvação para abraçar seguranças do prazer, do ter, do poder. Tais tentações acompanharam Jesus durante toda a sua vida, e acompanham também a nossa vida. Todos nós desejamos sempre substituir Deus por coisas, situações e pessoas. Queremos ser tão donos e controladores de nossas vidas, de modo a não admitirmos que algo possa atrapalhar cada passo imaginado em busca da autossatisfação. Mas a vida não é assim... A vida é um mistério que de desvela, e somente pode ser compreendido à luz de Deus que não nos deixa ao largo do caminho...

As tentações são bem localizadas na cena do Evangelho: o prazer, o ter e o poder:

a) “Se és filho de Deus, manda que estas pedras se mudem em pão”. É a tentação de buscar ser saciado a todo custo. Hoje temos um cardápio de possibilidades para nos saciar: restaurantes, lazeres, compras, programas televisivos. Podem facilmente nos colocar na condição da futilidade, de uma vida sem projeto, inundada no prazer momentâneo das coisas que nos ocupam o tempo, enquanto não estamos trabalhando. É importante ter o necessário, o pão de cada dia, mas não o excesso dos prazeres. O pior é pensar que os prazeres são essenciais para que a vida possa seguir o seu curso. O extremo é deixar de lado o que nos preenche verdadeiramente: o pão da Palavra e o Pão da Eucaristia. Nada pode ocupar o lugar de Deus em nossa vida: “Não só de pão vive o homem”.

b) “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória...” O diabo é o doador dos bens, mas pede adoração. É fácil nos curvarmos diante dos bens deste mundo, pois estamos na sociedade do consumo. A cada instante, os comerciais nos dizem que adquirir determinado produto vai nos fazer mais felizes. Mas a felicidade jamais está no possuir. O apego aos bens deste mundo são ilusões, fazem-nos desviar do sentido verdadeiro da existência, fazem-nos não confiar em Deus - o verdadeiro tesouro. Precisamos viver com liberdade diante dos bens, partilhando e despojando-nos do que atrapalha.

c) “Se és filho de Deus, atira-te daqui para baixo”. É a tentação de se usar o poder para o exibicionismo, em benefício próprio... Também queremos o prestígio, o reconhecimento, a fama... O poder é mais destrutivo do que o próprio dinheiro e acúmulo de bens. Somos tentados a fazer mal uso do poder para nos contentar em nosso desejo de ter autoridade. Queremos, também, ter o controle mágico sobre a vida, o controle total sobre o presente e o futuro. Mas a vida segue com suas surpresas. A confiança em Deus faz-nos encontrar nas surpresas, o Espírito.

Pe. Roberto Nentwig Postado por Bíblia e Catequese às 22:59curso de maquiagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário