segunda-feira, 24 de março de 2014

A Samaritana e o Dia Internacional da Água



CNBB: Segunda, 24 Março 2014 12:31

Dom Roberto Francisco Ferreria paz
Bispo Diocesano de Campos (RJ)

O terceiro domingo da Quaresma nos oferece como meditação o encontro de Cristo com a samaritana no poço de Jacó. O diálogo entre Jesus e esta mulher que tinha ido buscar água possibilita a catequese sobre o símbolo deste elemento vital.

De veras a água é a matéria sacramental do Batismo e representa a própria vida divina em nós. A necessidade da água para vida, para apagar a sede, como constituinte fundamental do nosso corpo, está motivando sua defesa e conceituação como um dom e direito fundamental para todos os seres e criaturas.

Deve ser considerada e compreendida como um bem público, a ser administrado pelo poder público e a sociedade civil. Não podemos deixar que se torne ouro azul, mercadoria a ser vendida para quem possa adquiri-la.
Por isso Ricardo Petrella postula a urgência de um contrato mundial da água, em benefício de todos os povos e criaturas do planeta, garantindo que a ninguém faltasse a água-doce indispensável para viver. Se não a administrarmos como um bem comum, será matéria e causa de conflitos e guerras, tornando-se triunfo para os traficantes da morte.
Dentro desta linha parece-nos precipitada e por certo unilateral a iniciativa do Governador de São Paulo Geraldo Alkmin, de solicitar a Presidenta da Republica a autorização para desviar águas do rio Paraíba do Sul para atender a grande Metrópole.
Tal medida deve ser referendada por todos os usuários da Bacia e ter um parecer comedido e ponderado do seu impacto ambiental. O que envolve a vida e o desenvolvimento de todos deve ser discutido e aprovado por todos, não bastando um decreto ou um canetaço. Que nesta Quaresma nossa conversão passe pelo cuidado e uso responsável da nossa irmã água, para que ela não falte, e que o Senhor fonte de água viva, não permita sua privatização e açambarcamento por multinacionais e empresas que lucram com a sede dos povos.
Que nossa oração e penitencia chegue a abraçar todos aqueles que padecem com as secas, a falta de encanamento e água potável, e que a luta por este bem essencial seja um critério e um principio para escolha de nossos candidatos para o Congresso e os Legislativos estaduais. Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário