sexta-feira, 30 de junho de 2017

Igreja faz memória de São Pedro e São Paulo no dia 29


Recife não possui uma paróquia dedicada especificamente a São Pedro, o apóstolo pescador e primeiro Papa da Igreja, cuja memória é celebrada no dia 29 de junho. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, há apenas uma Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes. Mas outras comunidades festejam o santo, como a comunidade da Ilha do Maruim, em Olinda, que celebra São Pedro com procissão marítima e missa, no dia 29, e a Colônia dos Pescadores Z1, no Pina, que celebra a 60ª festa de São Pedro.

Apesar de a Igreja dedicar o dia 29 de junho também a São Paulo (no Recife há a Paróquia de São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo), a comunidade católica não festeja o santo com procissões nesta data. Como preconiza a liturgia, a Igreja do Brasil celebra São Pedro e São Paulo do domingo seguinte ao dia 29 (quando o dia 29 não cai num domingo). Mas a festa de São Paulo acontece nas comunidades somente em 25 de janeiro, comemorando-se a sua conversão (ele era cobrador de impostos e perseguidor dos cristãos).
Procissões e missas
No Vicariato Olinda, o vigário episcopal monsenhor José Albérico Bezerra explica que existe na comunidade Ilha do Maruim, Olinda, a capela de Nossa Senhora da Rosa Mística, que faz parte da paróquia São Pedro Mártir de Verona e a forte devoção ao padroeiro dos pescadores, que será festejada com procissão marítima (9h) e no retorno, missa celebrada na Associação dos Pescadores de Ilha do Maruim (Aspim).
Na zona sul da capital, no bairro de Brasília Teimosa, a congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em parceria com a prefeitura do Recife e Colônia dos Pescadores Z1 do Pina, promovem 60ª festa de São Pedro, com a missa campal, às 8h, presidida pelo frei Nunes de Araújo, frade capuchinho, em frente à colônia. Às 14h, terá início a procissão terrestre pelas ruas do bairro, seguida da procissão fluvial, em direção ao Marco Zero.
História de São Pedro
São Pedro nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galiléia, no norte de Israel. Seu nome de nascimento era Simão. Quando conheceu Jesus, Simão era casado (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro) e morava em Cafarnaum, importante cidade às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Este foi quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde, apóstolos. São Pedro era pescador e possuía um barco, em sociedade com seu irmão. Ambos trabalhavam no Mar da Galiléia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão, na região da Galiléia em Israel. Quando Jesus conheceu Simão, disse a ele uma frase que mudaria sua vida: Você será pescador de homens. A partir daí, Simão começou seguir Jesus. Num determinado momento, Simão confessou a Jesus: Tu és o Messias, o Filho de Deus. Por isso, Jesus disse que, daquele momento em diante, seu nome seria Pedro, Cefas, Kephas em aramaico, palavra que significa Pedra. Mais tarde o significado disso ficou claro: Pedro foi o primeiro papa da Igreja, tornou-se a Pedra onde a Igreja encontra sua unidade.
Na solenidade de São Pedro e São Paulo, se dá uma boa oportunidade de enfatizar a característica apostólica da Igreja, já que essas duas colunas da Igreja mostram com muito mérito o que significa viver uma vida apostólica.

História de São Paulo
Alguém poderia dizer, em primeiro lugar, que São Paulo não foi apóstolo. Efetivamente ele não esteve no grupo dos doze primeiros escolhidos do Senhor, como esteve São Pedro. São Paulo, como sabemos, chegou a perseguir cristãos acreditando que estava fazendo o correto para com Deus. Em que sentido, então, dizemos que São Paulo era apóstolo assim como São Pedro o era?
A palavra apóstolo vem de uma palavra grega que significa simplesmente enviado. O apóstolo é alguém que recebe a tarefa de outra pessoa para ir a algum lugar entregar uma mensagem, ou realizar uma atividade. Jesus disse aos seus discípulos “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). É nesse momento propriamente que eles se transformam em apóstolos, porque se faz explicita sua missão. São Paulo também recebe essa missão quando, no caminho de Damasco se converte. Nesse sentido ele é um apóstolo.
SERVIÇO:
Missa de São Pedro e procissão fluvial (29/06, 08h e 14h) – Brasília Teimosa, Recife:
Endereço Colônia dos Pescadores Z1 do Pina, Recife: R. Mal. Hermes, 1.
Telefones: 3327-0724 e 99849-2709 (Humberto)

Procissão marítima e Missa de São Pedro (29/06, 9h) – Ilha do Maruim, Olinda:
Informações: Mons. José Albérico (9.996-91603)

(Pascom Arquidiocese)

Nenhum comentário:

Postar um comentário