segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Diocese de Petrolina: Festa de São Paulo Apóstolo 2016


RELATÓRIO DA 1ª REUNIÃO
 GRUPO RESPONSÁVEL: MINISTÉRIO ÁGAPE – 





PRESENTES:
·        Administrador Paroquial: Pe. Malan
·        Ministros da Eucaristia: Fátima e Verdes, Zilma e Totonho, Ivanilza e Airton, Carlinda e Ézio, Gorete e Cabudinho, Alinne, Ronison e Robson.
·        Ministros da Adoração: Gláurea e Jurandir, Graça Pereira, Fátima Angelim, Givoneide e Wilson.
·        Ministros dos Enfermos: Madalena e Luiz Carlos, Rosário e Mendes, Marcelo, Margarida e Diniz, (Graça Pereira), (Givoneide), (Fátima Angelim).
·        Ministros da Esperança: (não houve representação).
·        PASCOM: Wilson.
PAUTA:
1.     Articulação e mobilização da Festa de São Paulo Apóstolo/2016.
2.     Avaliação do modelo de Festa do Padroeiro.
3.     Sugestões.

RELATÓRIO:

1.     Articulação e mobilização da Festa de São Paulo Apóstolo/2016: Após a Santa Missa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, o Pe. Malan agradecendo a presença de todos, discorreu sobre a pauta em tela, e como não houve até o momento nenhuma reunião do grupo, inclusive por conta da Festa da Imaculada Conceição, quanto às articulações e mobilizações, pontuou que o grupo formasse as equipes de trabalho, resgatasse a Bandeira do Padroeiro e desejaria ouvir sugestões para serem encaminhadas;

2.     Avaliação do modelo de Festa do Padroeiro: Após ampla discussão, foi sugerido pelo Pe. Malan, de se mudar o modelo de festividade do padroeiro, no sentido de se inovar e não tornar exaustivo e cansativo as questões financeiras (rifas, bingos, prêmios, etc.), mas que se adotasse um MODELO DE FESTA VOLTADO PARA O PASTOREIO DO REBANHO, RESGATANDO O SENTIDO DA BANDEIRA NA ABERTURA DA FESTA, FIRMADA PÁRA O DIA 15/01, E QUE RENOVASSE A VIDA PAROQUIAL ATRAVÉS DE EVENTOS QUE ENVOLVESSE TUDO E TODOS, SENDO UMA IGREJA EM SAÍDA NESSE ANO SANTO DA MISERICÓRDIA.

3.     Sugestões: Após motivações, Pe. Malan apresentou e solicitou que o grupo presente, apresentasse sugestões que fossem voltadas para toda a comunidade, que fossemos a todos. Assim ficou o rol de sugestões pelo Pe. Malan, Mendes, Wilson, Jurandir, Luiz Carlos e outros:

3.1.          Realização de uma AÇÃO SOCIAL desdobrada no território paroquial envolvendo os profissionais liberais (médicos, fisioterapeutas, advogados, etc), Saúde da Família, Educação, Estética e Beleza, entre outros;

3.2.          Realizar o Novenário nos setores da paróquia durante a semana e na Matriz nos finais de semana, articulando-se com os paroquianos moradores próximos ao local da Missa e Novena;

3.3.           Para realizar em pontos distintos, será campal a celebração, e deverá ser pensado em um BOM SOM e uma boa ILUMINAÇÃO.

3.4.      1ª. Distribuir a ORAÇÃO DO ANO SANTO DA MISERICÓRDIA em cada Casa/Família, fazendo a BENÇÃO DA PORTA DA CASA em cada lar, juntamente com a Família; 2ª. Realizar um dia ou mais, se possível, durante o novenário: uma JORNADA DE CONFISSÕES (Sábado ou Domingo, logo no inicio da festa), convidando-se inclusive mais padres, além do Pe. Malan e Pe. Rogério, durante toda uma manhã na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo e 3ª.  Corroborando com a sugestão de Mendes, sugeriu os locais: Igreja Matriz São Paulo Apóstolo: Abertura com a Bandeira (15 – sexta-feira), 1ª e 2ª Noite (Sábado e Domingo), 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Noites (seg, ter, qua e quinta-feira) que fosse em 04 pontos distintos, atingindo os mais afastados do território paroquial (pontos estratégicos), 7ª, 8ª e 9ª Noites (sexta, sábado e Domingo) retornaria à Matriz São Paulo Apóstolo, realizando a AÇÃO SOCIAL nos dias 23 e 24, ou 24 e 25 – DIA DA FESTA na segunda-feira.

3.5.      Para a realização da AÇÃO SOCIAL, seria interessante desde já, nominar os profissionais liberais como os primeiros Noiteiros, assim, fortalecerá os laços pastorais e os serviços que cada um realizará através do gesto de doação.

ENCERRAMENTO E AGENDAMENTO DA PRÓXIMA REUNIÃO:

·        Pe. Malan agradecendo mais uma vez a participação de todos e os frutos da reunião, reafirmou que vê nesse modelo de Festa do Padroeiro, como uma forma, um jeito coreto de celebrar e festejar um Padroeiro. E, se o grupo acha interessante fazer quermesse durante todas as noites e tem disposição, que fiquem à vontade, não interfere nesse assunto, pois depende do grupo. Combinando com os presentes, fixou o dia 04/01/2016 (segunda-feira), às 19h30 no Salão Paroquial, para a próxima reunião. Convocados os presentes e mais os interessados, se desejarem participarem da mobilização e equipes, declarando encerrada a reunião. Petrolina/PE, 27 de dezembro de 2015.

Wilson Alencar – PASCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário