quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O sentido do Natal



Crianças em tratamento de câncer, o papa Francisco, o presépio e a árvore de Natal do Vaticano

O sentido do Natal representado visivelmente na Praça de São Pedro a partir do dia 8



Todo ano, a Praça de São Pedro é ainda mais embelezada por dois antigos símbolos natalinos: o presépio, de tradição obviamente cristã, e a árvore, um símbolo de vida e renascimento já usado pela maioria das culturas pagãs e adotado também pelo cristianismo, com um significado todo novo.


O presépio deste ano é um presente da arquidiocese e da província italiana de Trento. As 24 figuras em tamanho natural foram esculpidas em madeira e depois coloridas. Maria, José e o Menino Jesus ocupam o centro do cenário; os Reis Magos se aproximam para adorar o Deus encarnado e, ao fundo, há personagens vestindo os trajes típicos da região montanhosa do Trentino.

Já a árvore de Natal é um abeto vermelho de 32 metros de altura doado pela região alemã da Baviera. Sua decoração será particularmente cheia de significado: as esferas coloridas reproduzem trabalhos manuais realizados em argila por crianças com câncer que estão recebendo seu tratamento em hospitais italianos. As obras dos pequenos pacientes, que procuram simbolizar os seus sonhos e esperanças, foram produzidas dentro de um programa de terapia que envolve o trabalho com cerâmica e a participação dos pais.

Algumas das crianças vão participar da audiência com o papa Francisco no dia 18 de dezembro e receberão o abraço pessoal do Santo Padre. Na mesma data, a árvore de Natal e o presépio da Praça de São Pedro receberão a iluminação. Desde 8 de dezembro, porém, dia da Imaculada Conceição, eles estarão abertos à contemplação pública durante as manhãs e tardes.
___________
A imagem ilustrativa deste artigo é a do presépio e da árvore instalados na Praça de São Pedro em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário