domingo, 5 de abril de 2015

Vigília Pascal

Em comunhão com todas as comunidades cristãs, os batizados na Trindade Santa os quais participam do Mistério Pascal do Senhor, e, com todo o Universo, se reúnem a cada ano, para celebrarem solenemente a Páscoa da Ressurreição, em vigília e oração a convite da Igreja, que conclama todos os seus filhos e filhas para renovarem a Graça Batismal, celebrando a Santa Vigília Pascal, considerada a Mãe de todas as Vigílias, cuja noite de alegria derradeira une o Céu e a Terra inteira, quando Jesus Cristo passa da morte à vida.

Os cristãos, iluminados pela certeza da Ressurreição, deixam-se
iluminar pela Luz que vence as trevas do pecado e da morte, pois ninguém é capaz de conter a Nova Luz da Páscoa que resplandeceu sobre o mundo. E, é nesta certeza, que ano a ano, a Paróquia São Paulo Apóstolo, Diocese de Petrolina/PE, inovando e vivenciando com zelo e amor o gosto de fazer Liturgia, conta com o Ministério de muitos paroquianos que não medem esforços para celebrarem com fervor todo o Ano Litúrgico.

Destacamos a participação dos Jovens, os quais após implantação da Catequese Familiar de Iniciação Cristã, acompanhados pelos pais, vivenciando as dinâmicas do modelo de catequese adotado na diocese, integram-se cada vez mais na vida comunitária, cujos valores construídos dão mais vida à Liturgia de nossa Igreja. Comoventes, foram as fortes cenas dos bibliodramas (arte de encenar as passagens Bíblicas, dando vida às cenas), na Semana Santa e nesta Santa Vigília Pascal.

Realizamos a Santa Vigília Pascal, em clima de silêncio e oração, contemplando e fazendo memória das ações maravilhosas de Deus Pai em favor da humanidade, ouvindo um resumo da História da Salvação, desde a criação do mundo até a Ressurreição de Jesus, em clima de expectativa, realizando-a em quatro partes: 1ª. Celebração da Luz, 2ª. Liturgia da Palavra, 3ª. Liturgia Batismal e 4ª. Liturgia Eucarística, ambas interligadas e acompanhadas com glórias e aleluias, celebrando a passagem do Deus Libertador entre nós, proclamando a Páscoa da Ressurreição.

1ª. Celebração da Luz

A Vigília Pascal inicia-se com a Celebração da Luz, que por sua vez, contêm três partes/momentos: a benção do fogo, a procissão do Círio Pascal e o canto do Exulte – Proclamação do Louvor Pascal, os quais são acompanhados com atenção e oração pessoal e comunitária.
O fogo tem grande valor como sinal e lembra a presença e ação de Deus no mundo. É ainda sinal de alegria, de festa e de recordação da Vitória da Vida sobre a morte!
O Círio Pascal, simboliza a luz da Páscoa que é Cristo, luz do mundo que dissipa todas as trevas do mundo, unindo o céu e a terra, nesse encontro do humano e o divino – o homem se encontra com Deus! Conduzido pelo Presidente da celebração ou Diácono, ou ainda um Acólito ou Leigo, abre uma procissão para o interior da Igreja, em três paradas, sendo-nos apresentando: Eis a Luz de Cristo! E em uma só voz, responde-se cantando: Demos graças a Deus!
Na última parada, coloca-se o Círio Pascal no pedestal, acendem-se as velas dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e da Palavra, dos Ministros Catequistas, dos Coroinhas, e dos fiéis reunidos na Assembleia Litúrgica.
E, finalmente antes do Canto do Exulte que nos faz recordar a grandiosa e maravilhosa ação de salvadora de Deus ao longo da história, o Círio Pascal é incensado.  

2ª. LITURGIA DA PALAVRA

A participação no Mistério da Páscoa do Senhor é iluminada pela Palavra que celebramos. Alegres, escutamos sete leituras do Antigo Testamento ou Antiga Aliança, as quais recordam as maravilhas que Deus realizou em nosso favor ao longo da História da Salvação, e duas são do Novo Testamento ou Nova Aliança, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), e a Leitura da Carta Apostólica – Epístola do Apóstolo Paulo que nos exorta, dizendo-nos que, pela Fé e pelo Batismo, o cristão participa da Ressurreição de Cristo, morrendo para o pecado e vivendo para Deus! 
Toda a escuta da Palavra de Deus, começando por Moisés e depois pelos Profetas, é feita à Luz do Grande acontecimento: Cristo, Cordeiro Pascal Imolado por nós, simbolizado no Círio Pascal. (O Círio Pascal fica no Presbitério, ao lado das Mesas da Palavra e da Eucaristia, ou perto do Altar).

3ª. LITURGIA BATISMAL

Por meio da Liturgia Batismal, sedentos da Água Viva que jorra eternamente, com alegria, renova-se o compromisso assumido quando recebemos o 1º Sacramento da Iniciação Cristã: O Batismo. O batizado assume o compromisso com uma vida nova, trazida por Cristo Ressuscitado, e, quando inseridos na comunidade, torna-se membro ativo participante dela! Quando não há Batismo, faz-se a bênção da fonte batismal e a renovação das promessas Batismal. Esse Rito, ainda consta o Canto da Ladainha dos Santos, a Bênção da Água, a Aspersão de toda a Assembleia com a Água Benta e a Oração Universal. A Igreja Primitiva, ou Antiga, nesta noite Santa, batizava os catecúmenos, sendo que hoje, permanece a Liturgia Batismal, mesmo sem a celebração do Batismo.

4ª. LITURGIA EUCARÍSTICA

O momento culminante da Santa Vigília Pascal é a Liturgia Eucarística. Nele renovamos nosso compromisso com a vida, com a paz e a justiça, celebrando a Páscoa do Senhor. A memória do sacrifício da cruz é o ápice da Iniciação Cristã, e o desejo de participar da vida que vence a morte pela força da Ressurreição. Após a apresentação e transubstanciação do pão e do vinho em Corpo e Sangue do Senhor, nos alimentamos do Banquete da Vida, fazendo a memória do Cristo, nossa Páscoa, que foi imolado em nosso lugar. 

Assim, após a comunhão do Corpo e Sangue do Senhor, chegamos ao final da Celebração, ou melhor, ao início, pois revigorados nas Mesas Santas da Palavra e da Eucaristia podemos dizer: Feliz Páscoa! Cristo Vive! Cristo Reina! Cristo Impera! Viva Jesus Cristo Ressuscitado! Viva Nosso Salvador! Viva o Povo de Deus!

Ao término da Vigília Pascal, somos convidados a contemplar este espaço celebrativo: Cruz (vida nova em Cristo), o Altar, o Círio (Luz do Ressuscitado), a Cor Branca (paz), a Água que corre que jorra da fonte! Água fonte de vida! As flores, os vasos, o irmão a irmã que está ao lado, que tem a mesma vida que Deus me concedeu: é meu semelhante!

Somos deixados se enraizar vida nova em nossa vida, para que sejamos realmente promotores da Paz, da Justiça e do mesmo Amor que motivou Jesus Cristo Ressuscitado a dar sua vida em favor de muitos. O Seu amor é para sempre, e para sempre levemos Ele também aos nossos irmãos e irmãs que não puderam participar da Santa Vigília Pascal.

A todos uma Feliz e abençoada Páscoa!

·        Wilson Alencar – Ministro Catequista


Nenhum comentário:

Postar um comentário