segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como receber o Corpo Santo do Senhor, a Eucaristia



RECEBER A COMUNHÃO NA MÃO!
 
É muito importante que se saiba que a forma como, até o século IX, se recebia a comunhão era na mão. São Cirilo de Jerusalém, que viveu no fim do século IV, em suas catequeses mistagógicas, ensina a comungar da seguinte maneira: “Ao te aproximares, não vás com as palmas das mãos rígidas, nem com os dedos separados; mas faze da mão esquerda um trono para a direita, como quem está por receber o Rei, e no côncavo da mão espalmada, recebe o corpo de Cristo, respondendo: Amém”. 


Portanto, mão direita embaixo da mão esquerda! Ou seja, as mãos formam como que um trono, onde o Corpo Santo é depositado na mão esquerda que está encima da mão direita, aí com a mão direita você pega o Sagrado Sacramento e leva à boca. Se você é canhoto, é ao contrário, não há diferença nenhuma nisso, é apenas postura de adoração. Não pegue o Corpo Santo com os dedos em forma de pinça, porque não é qualquer coisa que alí está. Lembre-se, postura de adoração!

Outra coisa, não se deve sair carregando o Corpo Santo. Deve-se levá-lo à boca na frente do ministro que o está apresentando. Se você preferir receber na boca, é um direito seu, o ministro o fará. Antigamente era uma exigência, porém com o tempo chegou-se à conclusão de que o fato dos ministros serem seres humanos comuns e a quantidade de fiéis a comungar ser muito grande, às vezes, por muitas ocasiões os dedos do ministro acabam por tocar nos lábios ou na boca do fiel. Imagine o ultimo fiel a comungar, depois que os dedos do ministro já tocaram em tantas bocas (lábios). Que lhe parece???
 
Muitos argumentam que nossas mãos não são dignas de tocar o Sacramento do Corpo de Cristo. Bem, se as mãos não são dignas, menos digna ainda é a língua. Em nenhuma parte da Escritura há alguma invectiva contra as mãos, julgando-as perigosas ou indignas, mas há uma página fortíssima da Epístola de São Tiago contra a língua (cf. Tg 3,1-12). Ele chega a escrever que a língua “está entre nossos membros contaminando o corpo todo e pondo em chamas a roda da vida, sendo ela mesma inflamada pelo inferno” (v. 6). E continua mais adiante: “A língua, nenhum ser humano consegue domá-la: ela é um mal que não desiste e está cheia de veneno mortífero” (v. 8). 

Se nossas mãos não são dignas de receber o Corpo de Cristo, menos ainda nossa língua! Então não devíamos comungar! Então Jesus não devia ter-nos dado seu Corpo como alimento! Se, pois, podemos pôr o pão eucaristizado em nossa língua, com muito mais razão podemos pô-lo em nossa mão!
Pense nisto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário