quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Catedral de Petrolina será reformada



Catedral de Petrolina será reformada e deve fechar durante um ano

30/12/2013 07h32 - Atualizado em 30/12/2013 14h44

Serão feitas mudanças nas instalações hidráulicas, elétricas e no piso.
Os 1.500 fiés da Catedral vão frequentar à missa da Igreja Matriz.

Juliane Peixinho Do G1 Petrolina
  

Catedral de Petrolina ficará fechada para reformas
a partir de janeiro. (Foto: Juliane Peixinho/G1)

A Catedral Sagrado Coração de Jesus localizada no Centro da cidade de Petrolina, no Sertão Pernambucano, passará por reformas a partir do dia 7 de janeiro de 2014.
Será realizada uma restauração geral na parte interna e externa da igreja, com a mudança nas instalações hidráulicas, elétricas e do piso, além de pintura e outros reparos.  Durante o período de obras, a Catedral ficará fechada, impossibilitando a realização de missas e o acesso ao público.

A previsão da Diocese de Petrolina é que as obras durem aproximadamente um ano. Enquanto isso, os 1.500 fiés que frequentam a Catedral terão que ir à missa da igreja mais próxima que é a Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Matriz), situada no bairro Petrolina Antiga ou então escolher outras paróquias da cidade.

 Segundo o Bispo da Diocese de Petrolina, Dom Manoel Reis, a Catedral estava apresentando vários problemas na sua infraestrutura e necessitava de uma intervenção. “Já havia sido feito antes obras pequenas de conservação e pintura. Agora será uma obra grande que vai demorar um pouco de ser concluída, por conta dos cuidados que devemos ter para preservar os detalhes históricos da igreja. Queremos colocar produtos de boa qualidade e contamos com ajuda e generosidade do povo”, explica.

Para um dos fiéis da Catedral, Raimundo Cipriano Coelho, 84 anos, esta deve ser a maior reforma feita desde a inauguração em 1929. “Eu lembro apenas de ajustes pequenos que foram feitos, como a troca do piso, bancos e a pintura da igreja. Hoje, as instalações não estão seguras. Eles vão fazer um trabalho de restauração e que eu acho que vai valer a pena”, ressalta.

Dona Josefa de Alcântara, 65 anos, é católica e frequenta todos os domingos as missas na Catedral. “Sei que a igreja fechará por uma boa causa, mas vai fazer falta para quem mora no Centro da cidade. Ela realmente está precisando de reparos, espero que reabra ainda mais bonita”, argumenta.

O Bispo Dom Manoel não informou quanto custará a obra e nem a empresa responsável pela intervenção. Declarou apenas que pretende receber orientações de um arquiteto, o também Padre Silvano da Diocese de Caruaru.  A reportagem do G1 Petrolina tentou entrar em contato com o presbítero para obter informações sobre o projeto de restruturação,  o custo e a data de entrega da obra, mas não teve sucesso.

Registro da construção da Catedral no ano de 1929.
(Foto: Divulgação/ Tv Grande Rio)

No ano de 1929, a Catedral Sagrado Coração de Jesus foi inaugurada pelo Bispo Dom Malan. A igreja foi edificada em pedras retiradas do próprio local e construída em estilo neogótico.
Possui três sinos de bronze franceses que pesam 1.440 kg e um conjunto de 57 vitrais advindos da França, semelhantes aos da Catedral de Notre-Dame de Paris. Seu telhado tem formato de uma cruz latina. Na torre esquerda encontra-se o relógio de dois metros e meio de diâmetro, doado por Padre Cícero ao Bispo Dom Malan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário