terça-feira, 3 de março de 2015

Paróquia São Paulo Apóstolo- Petrolina/PE: 2º CPP/2015

A Paróquia de São Paulo Apóstolo, diocese de Petrolina, realizou nesta 1ª segunda-feira do mês (02/03/2015) a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Paroquial de Pastoral – CPP, sob Coordenação do Administrador Paroquial, Pe. Antonio Malan de Carvalho.

Inicialmente, após oração conduzida pelo ODC – Ofício Divino das Comunidades – Tempo Quaresmal, a Secretária da Paróquia, Maria das Dores de Carvalho – Dorinha fez a leitura da ata da última reunião, cuja finalidade foi recordar os últimos pontos deliberados para conhecimento da assembleia reunida.

As diversas Pastorais, Grupos e Movimentos que fazem a Paróquia São Paulo Apóstolo, se fizeram presentes através de seus Coordenadores e representantes, para discorrerem sobre a pauta apresentada pelo Coordenador Geral do CPP – Pe. Malan: SISTEMA INTEGRAL DA NOVA EVANGELIZAÇÃO – SINE.


Porém, antes de alargar a discussão, o Pe. Malan ratificou que, a “Procissão do Encontro” esse ano dar-se-á da seguinte maneira: O grupo dos homens sairá da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora – Bairro Maria Auxiliadora, em procissão com o SENHOR DOS PASSOS, até a Escola Maroquinha, onde as mulheres com NOSSA SENHORA DAS DORES já deverão aguardar e assim, promover o ENCONTRO: MÃE DAS DORES E SENHOR DOS PASSOS. Aproveitou a oportunidade, e cobrou também a distribuição dos cartazes da Campanha da Fraternidade – CF/2015 para serem afixados em locais de fácil acesso ao público das comunidades da paróquia: comércio, padaria, escolas, etc.


Em seguida, alargou a proposta de pauta, informando aos presentes a ideia básica sobre o SINESISTEMA INTEGRAL DA NOVA EVANGELIZAÇÃO, que está presente em toda a América Latina, promovendo uma grande Jornada de Informações sobre a NOVA EVANGELIZAÇÃO na Igreja do Brasil – CNBB, de forma sistemática e integral, destacando a dimensão missionária, a qual promove de forma integral o ENCONTRO pessoal com JESUS CRISTO e seu EVANGELHO.

Disse também que a proposta formativa inicial do SINE em nossa paróquia será realizada em duas etapas, enquanto JORNADA DE INFORMAÇÃO, nos dias 14 e 15 do mês em curso, sendo no final de semana. Sábado (14/03) será das 19h30min às 22h00min e no Domingo (15/03) das 14h30min às 17h00min, coroando o encontro com o Novenário em Honra a São José, Patrono do Seminário Diocesano, às 19h30min, Santa Missa na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, inclusive será a noite da paróquia nesse dia.

Destacou também, que os participantes para esse primeiro momento será um total de 40 (quarenta) participantes, envolvendo os 12 (doze) Setores da Paróquia, Grupos, Pastorais e Movimentos, inclusive o Pároco – Pe. Malan e Pe. Rogério pelo Seminário Diocesano, o qual está dentro do território paroquial, e representantes da Paróquia São Gonçalo (Pe. Humberto). Pe. Malan disse que está confiante no Projeto, cuja missão organizará melhor os setores e todos os grupos, pastorais e movimentos. Acenou também que o projeto missionário do SINE contempla a Catequese, integrando todas as outras pastorais, sempre em estado permanente de missão.


Em seguida, destacou os desafios de mudanças:

·       LITURGIA PAROQUIAL, mudando inclusive o estilo de fazer animação, por ser já um modelo experimentado há muito tempo, tornando-se repetitivo; para isso, se faz necessário sentar e planejar, inclusive o próprio programa de Liturgia que é da Paróquia São Paulo Apóstolo, e vai ao ar através da rádio “A Voz do São Francisco – Emissora Rural” (produção de Pe. Malan).

·       Pastoral Familiar que também deve se articular com perspectivas de mudanças, pois na Paróquia há: Catequese Familiar, ECC, Encontros de Noivos, Grupo de Casais – Mons. Gonçalo e Bom Pastor (esse de 2ª União) Equipe de Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral dos Surdos, todos envolvem as FAMILIAS, portanto temos Pastoral Familiar!


·       PASTORAL DA COMUNICAÇÃO – PASCOM requereu a participação do paroquiano Benedito, que participou da formação do II SEDICOM, para fazer uma breve apresentação do encontro. Disse na sequencia que o objetivo geral apresentado é de INTEGRAR TODAS AS PASTORAIS, GRUPOS E MOVIMENTOS que estão dispersos, onde cada membro não se sente do grupo, dispensando-se inclusive a modernidade dos meios de comunicação, quando os jovens devem e podem ser envolvidos nos grupos, inclusive sem dispensar quem já está à frente, mas somar. Há de se encontrar meios, mecanismos para integrar todos os acontecimentos, tanto interno quanto externo. O Pe. Malan concluiu destacando que atualmente, há uma participação de Wilson em cuidar e dar vida ao site da paróquia; porém, a PASCOM precisa, além disso, buscar todas as informações das pastorais, grupos e movimentos e dar um bom formato para as edições de informações e comunicações da vida paroquial. Participaram do encontro de formação Benedito e Madeleine; ainda, integram a PASCOM: Selma, Delúsio, Juamis, Godoberto e Beto Silva.

·       CATEQUESE FAMILIAR. Quanto à Catequese Familiar, tem um Projeto de mudança, no sentido da participação dos casais, onde há desafios maiores nessa pastoral. Citou a excelente participação do Casal Gilberto e Elis, que moram fora do território paroquial, os quais estão coordenando a Catequese Familiar de Iniciação Cristã/2015. Espera que no próximo ECC – Encontro de Casais com Cristo possa lograr resultados satisfatórios quanto ao engajamento dos casais na Catequese Familiar, e que continuará com o nosso modelo de Catequese Familiar.

·       finalizando, destacou que, em virtude do encontro do sine, nos dias 14 e 15/03, sábado e domingo, as celebrações eucarísticas, cumprirão a seguinte agenda:

DIA 14 – Sábado
·       19h00min: NÃO haverá missa na comunidade da conceição;

dia 15 – domingo (tarde)
·       17h00min: NÃO haverá missa na comunidade AUXILIADORA;
dia 15 – domingo (manhã e Noite)
·       08h00min: MISSA NA IGREJA MATRIZ SÃO PAULO APÓSTOLO
·       19h00min: MISSA NA IGREJA MATRIZ SÃO PAULO APÓSTOLO

Ao final, antes da despedida, ao tomar conhecimento de algumas situações vexatórias, solicitou de todos: humildade, flexibilidade, tolerância e zelo nas questões que envolvem convivência. Estamos em Tempo Quaresmal, lembrou que cada um é importante na missão. Não se deixem levar pelo calor da emoção para resolver as questões interpessoais. Se alguém mudou ou vai mudar o local de reunião, avise! Certifique-se que todos entenderam. Tudo pode ser corrigido. Não podemos mudar o que a CNBB propõe. Somos Igreja, membros do Corpo de Cristo. Jesus é Cabeça, nós os membros. Que não nos falte, nesse Tempo Quaresmal, sobretudo a humildade, e que não haja mal-estar em nossas pastorais, grupos e movimentos.

Concluiu com a oração e benção final, agradecendo a todos, que na próxima reunião, inicia ás 19h30min e não às 19h40min...


Redação: COORDENAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO – OLIVEIRA/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário