segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Festa da Apresentação do Senhor - Paróquia São Paulo Apóstolo Petrolina



 A Paróquia São Paulo Apóstolo - Diocese de Petrolina/PE, celebrou com muita alegria e fé, nesse último final de semana 01/02 de fevereiro, a FESTA DAS LUZES ou FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR ou ainda, A FESTA DO ENCONTRO. Realizando 03 (três) Celebrações, sendo uma (01) no sábado e duas (02) no Domingo, os paroquianos celebraram com muito fervor, a Festa da Apresentação do Senhor.  A reflexão feita pelo Pároco e Administrador da Paróquia, motivou os fiéis para permanecerem no Caminho de Jesus, o qual foi trilhado por Maria e José e São Paulo Apóstolo, patrono. Os testemunhos do velho profeta, Simeão e da profetisa Ana foram modelos também a serem seguidos por cada um em particular, levando-se em conta a co-responsabilidade cristã de cada batizado/a.
 
APRESENTAÇÃO DO SENHOR

 

JUBILEU DA VIDA RELIGIOSA E CONSAGRADA - 02/FEV/2014

RITOS INICIAIS 

 
FRASE DE ACOLHIDA: FESTA DAS LUZES

Seja muito bem-vindo (a), irmão (ã) Visitantes, Vida Religiosa e Consagrada à Festa das Luzes!

AMBIENTAÇÃO

CANTO: Ó Luz do Senhor, que vens sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!

INTRODUÇÃO AO ESPÍRITO DA CELEBRAÇÃO   (FAZER ANTES DA PROCISSÃO DE ENTRADA)
A Festa da Apresentação do Senhor que hoje celebramos, é a última celebração relacionada ao tempo do Natal e, ao mesmo tempo, anúncio profético da páscoa. Celebramos uma chegada a um encontro; a chegada do Salvador esperado, núcleo da vida religiosa do povo, e as boas-vindas concedidas a Ele por dois representantes dignos da raça eleita, Simeão e Ana.
Ao reviver este mistério na fé, a Igreja dá novamente as boas-vindas a Cristo. Esse é o verdadeiro sentido da festa. É a “FESTA DO ENCONTRO”, o encontro de Cristo e sua Igreja.
Para celebrar a Festa da Apresentação do Senhor, também chamada “Festa das Luzes,” tenhamos nas mãos nossas velas, que serão, logo mais, abençoadas. Voltemo-nos agora para a porta principal e sigamos atentos os Ritos Iniciais desta festa, com a Liturgia da Luz.
 
CANTO DE ABERTURA

BÊNÇÃO E PROCISSÃO DAS VELAS (Presidente)

(preparar o círio para a procissão,  o qual será colocado em um lugar de destaque no altar)


HINO DE LOUVOR

Seja o nosso Glória um grito de júbilo,semelhante ao do velho Simeão, que louvou a Deus,porque viu com os seus olhos Aquele que é a luz do mundo.Também nós reconhecemos e aceitamos Jesus como a” luz que vem iluminar as nações.” Sendo assim, cantemos,com alegria, o nosso Hino de louvor.

oração do dia/coleta

LITURGIA DA PALAVRA

A promessa do Senhor cumpre-se em Jesus Cristo. Deus prometeu um Salvador, que seria apresentado e reconhecido no seu Templo. É a Ele que abrimos as portas, e agradecemos pelo Dom da Vida Consagrada e o compromisso de fidelidade no seguimento de Cristo e na Missão Apostólica, porque Ele é o Rei da Glória, que iluminando-nos com a sua Luz divina!
ENTRADA DO EVANGELIÁRIO

Voltemos nossa atenção para Nave Central da Igreja, para acolher a Glória de Deus que vai entrar na Igreja para proclamar o seu Evangelho.

LITURGIA EUCARÍSTICA

 OFERTÓRIO

Como diz o final da 1ª leitura, aqueles que iluminam suas vidas na luz divina tornam suas oferendas aceitáveis aos olhos de Deus, porque Deus reconhece nelas a presença da Luz de seu Filho Jesus!

CANTO: DE MÃOS ESTENDIDAS...

COMUNHÃO
 
“Simeão tomou o Menino Jesus em seus braços e desejou morrer! Que felicidade! Os seus olhos viram a salvação que Deus ofereceu a todos os povos.”
Jesus tinha dito: “Felizes os vossos olhos porque vêem!” Nós não vemos, mas também somos felizes, porque Jesus nos diz através da Igreja: Felizes os convidados para a ceia do Senhor!” Recebamos Jesus no nosso coração e sejamos felizes como o velho profeta Simeão.

CANTO: PEQUENO MENINO...

PARTILHA DO PÃOZINHO

Discípulo é aquele que faz de Jesus a Luz do seu caminho. Sejamos exemplo para nossas crianças imitando São Paulo Apóstolo. Convidamos as crianças para a partilha do pãozinho.

AVISOS: Catequese Familiar de Iniciação Cristã (Domingo), DÍZIMO (carteirinhas Terça, e 2º Domingo – Partilha), CEBI (Retorna suas atividades dia 10/02/2014), Celebração Eucarística – com. Santo Antonio 03/02/2014 às 19h30min, Pastoral Social – ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS (Sexta), ADORAÇÃO: 1ª QUINTA DO MÊS (06/02/2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário