ANO A
Tema do 8º Domingo
do Tempo Comum
A liturgia deste
8º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre as nossas prioridades.
Recomenda que dirijamos o nosso olhar para o que é verdadeiramente importante e
que libertemos o nosso coração da tirania dos bens materiais. De resto, o
cristão não vive obcecado com os bens mais primários, pois tem absoluta
confiança nesse Deus que cuida dos seus filhos com a solicitude de um pai e o
amor gratuito e incondicional de uma mãe.
O Evangelho convida-nos a buscar o essencial (o “Reino”) por entre a enorme bateria de coisas secundárias que, dia a dia, ocupam o nosso interesse. Garante-nos, igualmente, que escolher o essencial não é negligenciar o resto: o nosso Deus é um pai cheio de solicitude pelos seus filhos, que provê com amor às suas necessidades.
A primeira leitura sublinha a solicitude e o amor de Deus, desta vez recorrendo à imagem da maternidade: a mãe ama o filho, com um amor instintivo, avassalador, eterno, gratuito, incondicional; e o amor de Deus mantém as características do amor da mãe pelo filho, mas em grau infinito. Por isso, temos a certeza de que Ele nunca abandonará os homens e manterá para sempre a aliança que fez com o seu Povo.
Na segunda leitura, Paulo convida os cristãos de Corinto a fixarem o seu olhar no essencial (a proposta de salvação/libertação que, em Jesus, Deus fez aos homens) e não no acessório (os veículos da mensagem).
LEITURA I – Is 49,
14-15
Leitura do Livro
do Êxodo
Sião dizia:«O
Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-Se de mim». Poderá a mulher esquecer a
criança que amamenta e não ter compaixão do filho das suas entranhas? Mas ainda
que ela se esqueça, Eu não te esquecerei.
AMBIENTE
A primeira leitura
apresenta-nos, hoje, um trecho do Deutero-Isaías, o profeta da esperança. O
Deutero-Isaías é um profeta que exerce a sua missão entre os exilados judeus na
Babilônia, na fase final do Exílio (por volta de 550/540 a.C.); a sua missão
consiste em consolar um povo decepcionado e desiludido, porque a libertação
tarda. Os capítulos que recolhem a sua mensagem (Is 40-55) chamam-se, por isso,
“Livro da Consolação”.
A mensagem de “consolação” do Dêutero-Isaías desenrola-se à volta de duas grandes coordenadas: na primeira (cap. 40-48), o profeta anuncia a libertação do cativeiro e um “novo êxodo” do Povo de Deus em direção à Terra Prometida; na segunda (cap. 49-55), o profeta fala aos exilados da reconstrução e da restauração de Jerusalém.
A mensagem de “consolação” do Dêutero-Isaías desenrola-se à volta de duas grandes coordenadas: na primeira (cap. 40-48), o profeta anuncia a libertação do cativeiro e um “novo êxodo” do Povo de Deus em direção à Terra Prometida; na segunda (cap. 49-55), o profeta fala aos exilados da reconstrução e da restauração de Jerusalém.
O nosso texto pertence à segunda parte. Faz parte de um quadro com três cenas (cf. Is 49,14-26), nas quais Jahwéh responde às questões postas por Jerusalém (aqui apresentada na figura de uma mulher). Na primeira (Is 49,14-20), Jahwéh procura demonstrar que não esqueceu nem abandonou Sião; na segunda (Is 49,21-23), Jahwéh promete o regresso dos exilados; na terceira (Is 49,24-26), respondendo à questão da viabilidade desse projeto, Jahwéh, o poderoso de Jacob, o “goel” (“vingador”) de Israel, garante a sua concretização.
O Exílio na Babilônia representa uma experiência bem dramática, que abala a fé e as convicções mais profundas do Povo de Deus. O drama nem reside tanto na derrota e no exílio em si; mas reside, sobretudo, no desmoronamento de todas as certezas e de todas as convições em que o Povo se apoiava. Porque é que Deus permitiu a derrota e o exílio? Jahwéh abandonou o seu Povo? O Senhor rompeu a aliança que fizera com Israel? Ainda mais: Jerusalém, a cidade do Templo e, portanto, o lugar da residência de Deus no meio do seu Povo, foi reduzida a um montão de ruínas. Pode, ainda, confiar-se em Jahwéh? Porque é que Ele não protegeu nem salvou a sua morada? Ele não tinha feito uma aliança eterna com o seu Povo? A aliança continua válida, ou Deus abandonou para sempre o seu Povo?
MENSAGEM
O profeta/poeta
põe na boca da “mulher” Jerusalém (o nome “Sião” é sinónimo de Jerusalém; e a
mulher/Jerusalém representa, na linguagem profética, a mulher/Povo de Deus) um
lamento sentido porque, depois de quarenta anos, continua reduzida a ruínas e
Jahwéh não parece ter qualquer plano para trazer de novo à sua cidade o
esplendor antigo.
“O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-Se de mim” (vers. 14). Tanto o verbo “abandonar” como o verbo “esquecer” situam-nos no âmbito da aliança: são utilizados na literatura profética para definir o quadro da infidelidade de Israel em relação a Deus (cf. Jr 22,9; Os 2,15; 8,14; 13,6; Is 17,10; Jr 2,32; 13,25…). Sugerem, portanto, que Jahwéh abandonou a aliança e repudiou a sua esposa (Israel). A ideia que está por detrás deste versículo parece ser a seguinte: já que Israel abandonou Jahwéh e enveredou por caminhos de pecado e de injustiça, Deus repudiou o seu Povo e rompeu definitivamente a aliança. Isto será verdade? É desta forma que as coisas se passam? O amor de Deus segue a lógica do “olho por olho, dente por dente”?
Ao lamento de Sião, Deus responde de forma dramática: pode uma mãe abandonar a criança que amamenta e a quem ama ternamente? (vers. 15).
Para definir o amor da mãe pelo filho, o profeta utiliza o verbo “raham” (“amar ternamente”). Ele expressa o apego quase instintivo de um ser a outro, um amor que vem das “entranhas” (“rehem”: “entranhas”), um amor especial e gratuito que nenhuma vicissitude pode destruir e que é feito de ternura, de misericórdia, de compaixão, de fidelidade, de eternidade. Este amor encontra, de fato, a sua expressão mais feliz no amor que a mãe tem pelo seu filho, pois da unidade que liga a mãe ao filho, brota uma particular ligação com ele, um amor especial que é total, absoluto, único, avassalador, gratuito e não fruto de qualquer merecimento.
A pergunta é, portanto, retórica: é evidente que uma mãe que ama o filho não o pode esquecer… No entanto, mesmo que por hipótese absurda isso acontecesse, Deus não esqueceria o seu Povo e a sua cidade. A conclusão é óbvia: Deus ama o seu Povo, ainda mais do que uma mãe ama o seu filho. Como o amor da mãe, também o amor de Deus é ternura, misericórdia, compreensão, bondade, amor inquebrantável e eterno, apego instintivo e gratuito; mas o amor de Deus por Israel é tudo isso em grau infinito.
O amor total, inquebrantável, eterno, que Deus tem pelo seu Povo traduz-se, concretamente, na aliança. Não têm, portanto, qualquer razão de ser os lamentos da cidade/Povo: a aliança não acabou nem acabará, pois Jahwéh não cessou nem cessará nunca de amar o seu Povo.
ATUALIZAÇÃO
A reflexão pode
partir das seguintes pistas:
• A um Povo que
vive numa situação dramática de frustração, de desorientação, de total
incerteza em relação ao futuro, que olha à volta e não vê Deus presente na sua
caminhada, que começa a duvidar do amor e da fidelidade de Deus, o profeta diz:
“não desanimeis: apesar da aparente ausência, Deus ama-vos ainda mais do que
uma mãe ama o filho; por isso, Ele continua comprometido convosco, continua a
percorrer convosco esse caminho histórico que, dia a dia, vos leva ao encontro
da vida plena”. É uma mensagem eterna, consoladora e repousante… Num mundo em
que as referências se alteram rapidamente, em que o futuro é incerto e a
humanidade não sabe exatamente para onde caminha, em que o terrorismo, a
guerra, as ameaças ambientais, o totalitarismo dos bens materiais ameaçam o
frágil equilíbrio da humanidade, somos convidados a descobrir o amor materno de
Deus, a sua solicitude nunca desmentida, a sua presença protetora. Temos medo de
quê, se Deus é a mãe que nos ama de forma absoluta, que vigia o berço onde nós
dormimos, que vela e nos serena com a sua presença e a sua solicitude maternal?
• A fotografia de
Deus que o profeta nos apresenta convida-nos a descobrir um Deus que não é interesseiro,
chantagista, negociante… O nosso Deus é um Deus que nos ama, gratuitamente, de
forma absoluta e eterna – como uma mãe ama o filho, mesmo quando ele é rebelde.
Qual é, na verdade, o Deus em quem acreditamos?
• O amor de Deus
não é condicional e não espera nada em troca. É este amor desinteressado que
procuramos testemunhar, ou os nossos gestos de bondade, de amizade, de
misericórdia são um negócio em que esperamos ganhar?
SALMO RESPONSORIAL
– Salmo 61 (62)
Refrão: Só em Deus descansa, ó minha alma.Só em Deus descansa a minha alma,
d’Ele me vem a salvação.
Ele é meu refúgio e salvação,
minha fortaleza: jamais serei abalado.
Minha alma, só em Deus descansa:
d’Ele vem a minha esperança.
Ele é meu refúgio e salvação,
minha fortaleza: jamais serei abalado.
Em Deus está a minha salvação e a minha glória,
o meu abrigo, o meu refúgio está em Deus.
Povo de Deus, em todo o tempo ponde n’Ele a vossa confiança,
desafogai em sua presença os vossos corações.
LEITURA II – 1 Cor 4, 1-5
Leitura da
Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos:
Todos nos devem considerar como servos de Cristo
e administradores dos mistérios de Deus.
Ora o que se requer nos administradores é que sejam fiéis.
Quanto a mim, pouco me importa
ser julgado por vós ou por um tribunal humano;
nem sequer me julgo a mim próprio.
De nada me acusa a consciência,
mas não é por isso que estou justificado:
quem me julga é o Senhor.
Portanto, não façais qualquer juízo antes do tempo,
até que venha o Senhor,
que há-de iluminar o que está oculto nas trevas
e manifestar os desígnios dos corações.
E então cada um receberá da parte de Deus
o louvor que merece.
Todos nos devem considerar como servos de Cristo
e administradores dos mistérios de Deus.
Ora o que se requer nos administradores é que sejam fiéis.
Quanto a mim, pouco me importa
ser julgado por vós ou por um tribunal humano;
nem sequer me julgo a mim próprio.
De nada me acusa a consciência,
mas não é por isso que estou justificado:
quem me julga é o Senhor.
Portanto, não façais qualquer juízo antes do tempo,
até que venha o Senhor,
que há-de iluminar o que está oculto nas trevas
e manifestar os desígnios dos corações.
E então cada um receberá da parte de Deus
o louvor que merece.
AMBIENTE
O texto que nos é
proposto como segunda leitura é a parte final da argumentação de Paulo sobre a
questão das divisões na comunidade de Corinto (cf. 1 Cor 1,10-4,21). Os
coríntios transportaram para a comunidade cristã os esquemas das escolas
filosóficas gregas, elegeram os seus mestres preferidos (seduzidos pelo brilho
do discurso e pela elegância das palavras), dividiram-se em grupos, cada um
deles com o seu guia e o seu mentor… Dessa forma, a fé cristã corria o risco de
se transformar numa aposta em pessoas, em linguagens, em filosofias, em lugar
de se tornar uma adesão a uma proposta de salvação apresentada por Jesus. Diante
disto, Paulo sente que tem de dar um “murro na mesa”, pois é a essência da
experiência cristã que está a ser adulterada.
MENSAGEM
Paulo não utiliza
meias palavras: os mensageiros do Evangelho são apenas “servos de Cristo e
administradores dos mistérios de Deus” (vers. 1). Eles não são os protagonistas
da mensagem; são, apenas, os veículos de que Deus se serve, a fim de que a sua
Boa Nova chegue aos homens. A missão destes veículos da Palavra não é
colocar-se no centro do palco e atrair sobre si próprios a atenção das
multidões; mas é levar os homens a aderir ao Evangelho e a acolher a proposta
de salvação que, em Jesus, Deus lhes faz.
De resto, os mensageiros da Palavra não devem estar preocupados com a forma como as pessoas os vêem, mas devem apenas preocupar-se em transmitir, com fidelidade, a proposta de Deus (vers. 2).
Por sua parte, Paulo está de consciência tranquila. Ele nunca usou o Evangelho para servir interesses próprios ou para promover a sua pessoa. Não lhe interessa se os coríntios acharam ou não brilhantes as suas palavras. Ele apenas procurou anunciar o Evangelho com integridade, com verdade e sem adoçar a mensagem. A este respeito, os coríntios podem julgá-lo da forma que entenderem; a Paulo só interessa o juízo de Deus.
ATUALIZAÇÃO
Para a reflexão,
considerar os seguintes dados:
• A reflexão de
Paulo convida-nos, em primeiro lugar, a tomar consciência daquilo que é
essencial na nossa fé: a proposta de salvação/libertação que, em Jesus, Deus
oferece aos homens. É isso e apenas isso que deve atrair o nosso olhar e encher
o nosso coração. Não convém perder isto de vista: o cristianismo não é a adesão
a uma determinada filosofia ou estilo de vida, nem a aceitação de uma moda que
agora está “in” mas a qualquer momento pode ficar “out”; mas é o abrir o
coração à oferta de salvação que, em Jesus, Deus nos faz.
• Portanto, não
interessam muito os “invólucros”, através dos quais a proposta de salvação de
Deus nos chega: se o padre é simpático ou não, se o seu discurso é cativante ou
não, se temos razões de queixa contra ele ou não, se ele tem muitos defeitos ou
muitas virtudes… O essencial é a mensagem; os mensageiros são apenas veículos
mais ou menos imperfeitos dessa mensagem eterna.
• Os veículos da
mensagem – sejam eles padres ou leigos – devem ter consciência de que não estão
a anunciar-se a si próprios… Por isso, devem evitar atrair sobre si as luzes da
ribalta; devem apresentar a proposta salvadora de Deus com fidelidade e
coerência – sem adoçar as palavras e sem procurar fazer jogos de “charme”;
devem assumir-se como discretos e fiéis “servos de Cristo e administradores dos
mistérios de Deus”.
• Paulo refere o
seu desinteresse em relação ao julgamento dos homens; só lhe interessa o
julgamento de Deus. Estas palavras, no entanto, não podem servir para
justificar comportamentos arbitrários ou prepotentes por parte dos animadores
das comunidades cristãs (“faço o que me apetece e não tenho de dar satisfações
a ninguém”…). Devem ser entendidas no contexto em que se apresentam: Paulo
está, apenas, a dizer que não lhe interessam os juízos dos homens acerca do seu
jeito para brilhar com as palavras; só lhe interessa ser fiel à missão que Deus
lhe confiou.
ALELUIA – Heb 4,
12
Aleluia.
Aleluia.
A
palavra de Deus é viva e eficaz,
conhece os pensamentos e intenções do coração.
conhece os pensamentos e intenções do coração.
EVANGELHO – Mt 6, 24-34
Evangelho de Nosso
Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele
tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Ninguém pode servir a dois senhores,
porque ou há-de odiar um e amar o outro,
ou se dedicará a um e desprezará o outro.
Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
Por isso vos digo:
«Não vos preocupeis, quanto à vossa vida,
com o que haveis de comer ou de beber,
nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir.
Não é a vida mais do que o alimento
e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu:
não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros;
o vosso Pai celeste as sustenta.
Não valeis vós muito mais do que elas?
Quem de entre vós, por mais que se preocupe,
pode acrescentar um só côvado à sua estatura?
E porque vos inquietais com o vestuário?
Olhai como crescem os lírios do campo:
não trabalham nem fiam;
mas Eu vos digo:
nem Salomão, em toda a sua glória,
se vestiu como um deles.
Se Deus assim veste a erva do campo,
que hoje existe e amanhã é lançada ao forno,
não fará muito mais por vós, homens de pouca fé?
Não vos inquieteis, dizendo:
‘Que havemos de comer? Que havemos de beber?
Que havemos de vestir?’
Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas.
Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso.
Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça,
e tudo o mais vos será dado por acréscimo.
Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã,
porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações.
A cada dia basta o seu cuidado».
disse Jesus aos seus discípulos:
«Ninguém pode servir a dois senhores,
porque ou há-de odiar um e amar o outro,
ou se dedicará a um e desprezará o outro.
Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
Por isso vos digo:
«Não vos preocupeis, quanto à vossa vida,
com o que haveis de comer ou de beber,
nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir.
Não é a vida mais do que o alimento
e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu:
não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros;
o vosso Pai celeste as sustenta.
Não valeis vós muito mais do que elas?
Quem de entre vós, por mais que se preocupe,
pode acrescentar um só côvado à sua estatura?
E porque vos inquietais com o vestuário?
Olhai como crescem os lírios do campo:
não trabalham nem fiam;
mas Eu vos digo:
nem Salomão, em toda a sua glória,
se vestiu como um deles.
Se Deus assim veste a erva do campo,
que hoje existe e amanhã é lançada ao forno,
não fará muito mais por vós, homens de pouca fé?
Não vos inquieteis, dizendo:
‘Que havemos de comer? Que havemos de beber?
Que havemos de vestir?’
Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas.
Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso.
Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça,
e tudo o mais vos será dado por acréscimo.
Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã,
porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações.
A cada dia basta o seu cuidado».
AMBIENTE
Estamos, ainda, no
contexto do “sermão da montanha” (cf. Mt 5-7). Jesus continua aqui a apresentar
a “nova Lei” (como, no Antigo Testamento, Deus apresentou ao seu Povo, na
montanha do Sinai a antiga Lei) que deve guiar a comunidade cristã na sua
caminhada histórica.
O Evangelho que hoje nos é proposto começa com um “dito” de Jesus (vers. 24) que, em rigor, faz parte da secção anterior (cf. Mt 6,19-24: é aí que aparecem os “ditos” ou “sentenças” de Jesus que advertem os discípulos para o uso das riquezas). Depois, na sequência, Mateus apresenta uma “instrução” (vers. 25-34), na qual se procura definir (a partir das lições das “sentenças” anteriores) a atitude vital e o caminho do cristão.
MENSAGEM
O “dito” do vers.
24 afirma a incompatibilidade entre o amor a Deus e o amor aos bens materiais
(o termo utilizado por Mateus – “mamonas” – personifica o dinheiro como um
poder que domina o mundo). Qual a razão dessa incompatibilidade?
Em primeiro lugar, Deus deve ser o centro à volta do qual o homem constrói a sua existência, o valor supremo do homem… Mas, sempre que a lógica do “ter” domina o coração, o dinheiro ocupa o lugar de Deus e passa a ser o ídolo a quem o homem tudo sacrifica. O verdadeiro Deus passa, então, a ocupar um lugar perfeitamente secundário na vida do homem; e o dinheiro – ídolo exigente, ciumento, exclusivo, que não deixa espaço para qualquer outro valor – é promovido à categoria de motor da história e de referência fundamental para o homem.
Em primeiro lugar, Deus deve ser o centro à volta do qual o homem constrói a sua existência, o valor supremo do homem… Mas, sempre que a lógica do “ter” domina o coração, o dinheiro ocupa o lugar de Deus e passa a ser o ídolo a quem o homem tudo sacrifica. O verdadeiro Deus passa, então, a ocupar um lugar perfeitamente secundário na vida do homem; e o dinheiro – ídolo exigente, ciumento, exclusivo, que não deixa espaço para qualquer outro valor – é promovido à categoria de motor da história e de referência fundamental para o homem.
Em segundo lugar, o amor do dinheiro fecha totalmente o coração do homem num egoísmo estéril e não deixa qualquer espaço para o amor aos irmãos. O homem deixa de ter lugar, na sua vida, para aqueles que o rodeiam; e, por amor do dinheiro, torna-se injusto, prepotente, corrupto, explorador, auto-suficiente…
Na “instrução” (vers. 25-34) que se segue aos “ditos” sobre a riqueza, Mateus procura responder às seguintes questões: como deve ser ordenada a hierarquia de valores dos discípulos de Jesus? Os membros da comunidade cristã não se devem preocupar minimamente com as suas necessidades básicas?
Para os discípulos de Jesus, o “Reino” deve ser o valor mais importante, a principal prioridade, a preocupação mais séria, aquilo que dia a dia “faz correr” o homem e que domina todo o seu horizonte (“procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”).
E as preocupações mais “primárias” da vida do homem: a comida, a bebida, a roupa, a segurança? São valores secundários, que não devem sobrepor-se ao “Reino”. De resto, não precisamos de viver obcecados com essas coisas, pois o próprio Deus Se encarregará de suprir as necessidades materiais dos seus filhos (“tudo o mais vos será dado por acréscimo” – ver. 33). Aliás, quem aceita o desafio do “Reino” descobre rapidamente que Deus é esse Pai bondoso que preside à história humana, que cuida dos seus filhos, que vela por eles com amor, que conhece as suas necessidades: se Deus, cada dia, veste de cores os lírios do campo e alimenta quotidianamente as aves do céu, não fará o mesmo – ou até mais – pelos homens?
O crente que escolheu o “Reino” passa, então, a viver nessa serena tranquilidade que resulta da confiança absoluta no Deus que não falha.
A proposta de Jesus será um convite a viver na alegre despreocupação, na inconsciência, na passividade, no comodismo, na indiferença? Não. As palavras de Jesus são um convite a pôr em primeiro lugar as coisas verdadeiramente importantes (o “Reino”), a relativizar as coisas secundárias (as preocupações exclusivamente materiais) e, acima de tudo, a confiar totalmente na bondade e na solicitude paternal de Deus. De resto, viver na dinâmica do “Reino” não é cruzar os braços à espera que Deus faça chover do céu aquilo de que necessitamos; mas é viver comprometido, trabalhando todos os dias, a fim de que o sonho de Deus – o mundo novo da justiça, da verdade e da paz – se concretize.
ATUALIZAÇÃO
A actualização da
Palavra pode fazer-se a partir das seguintes linhas de reflexão:
• A primeira
grande questão que, neste texto, Jesus nos coloca é a questão das nossas
prioridades. Dia a dia somos bombardeados com um conjunto de propostas mais ou
menos aliciantes, que nos oferecem a chave da felicidade e da vida plena: o
dinheiro, o êxito profissional, a progressão na carreira, a beleza física, os
aplausos das multidões, o poder… E estes ou outros valores semelhantes –
servidos por técnicas de publicidade enganosa – tornam-se o “objectivo final”
na vida de tantos dos nossos contemporâneos. No entanto, Jesus garante-nos que
a vida plena não está aqui e que, se estes valores se tornam a nossa prioridade
fundamental, a nossa vida terá sido um tremendo equívoco. Para Jesus, é no
“Reino” – isto é, na aposta incondicional em Deus e no acolhimento do seu
projecto de salvação/libertação – que está o segredo da nossa realização plena.
Quais são as minhas prioridades? Em que é que eu tenho apostado
incondicionalmente a minha vida?
• As propostas
equívocas de felicidade criam, muitas vezes, desorientação e confusão. Ao
encherem o coração do homem de ídolos com pés de barro, afastam o homem de Deus
e deixam-no perdido e sem referências, só diante de um mundo hostil – como
criança perdida, indefesa, impotente. Jesus lembra-nos, porém, que Deus é um
Pai cheio de solicitude e de amor, permanentemente atento às necessidades dos
filhos (Ele até veste os lírios do campo e alimenta as aves do céu…). Ele
convida-nos a colocar a nossa confiança e a nossa esperança nesse Pai que nos
ama e a enfrentar o dia a dia com essa serena confiança que nos vem da certeza
de que Deus é nosso Pai, conhece as nossas dores e necessidades e nos pega ao
colo nos momentos mais dramáticos da nossa caminhada.
• A referência à
incompatibilidade entre Deus e o dinheiro convida-nos a uma particular reflexão
neste campo… O dinheiro é, hoje, o verdadeiro centro do poder no mundo. Ele
compra consciências, poder, bem-estar, projecção social, reconhecimento e até
compra amor. Por ele mata-se, calcam-se aos pés os valores mais fundamentais,
renuncia-se à própria dignidade, envenena-se o ambiente (que interessa o buraco
do ozono, a poluição dos rios, o desaparecimento das florestas, se isso fizer
mais ricos os donos do mundo…), escravizam-se os irmãos. Quando a lógica do
“ter mais” entra no coração do homem e o domina, o homem torna-se escravo e,
por sua vez, leva a escravidão aos outros homens. Torna-se injusto, prepotente
e explorador, passa indiferente ao lado dos irmãos que vivem abaixo do limiar
da dignidade humana, deixa de ter tempo para gastar com aqueles que ama (o amor
do dinheiro sobrepõe-se a todos os outros amores), relega Deus para a lista dos
valores secundários, acha o “Reino” proposto por Jesus “uma absurda quimera”.
Como nos situamos face a isto? Se tivermos que optar (não em termos teóricos,
mas nas situações concretas da vida) entre o dinheiro e os valores do “Reino”,
qual é que escolhemos?
A LITURGIA
MEDITADA AO LONGO DA SEMANA.
Ao longo dos dias da semana anterior ao 8º Domingo do Tempo Comum, procurar meditar a Palavra de Deus deste domingo. Meditá-la pessoalmente, uma leitura em cada dia, por exemplo… Escolher um dia da semana para a meditação comunitária da Palavra: num grupo da paróquia, num grupo de padres, num grupo de movimentos eclesiais, numa comunidade religiosa…
Ao longo dos dias da semana anterior ao 8º Domingo do Tempo Comum, procurar meditar a Palavra de Deus deste domingo. Meditá-la pessoalmente, uma leitura em cada dia, por exemplo… Escolher um dia da semana para a meditação comunitária da Palavra: num grupo da paróquia, num grupo de padres, num grupo de movimentos eclesiais, numa comunidade religiosa…
UNIDOS
PELA PALAVRA DE DEUS
PROPOSTA PARA
ESCUTAR, PARTILHAR, VIVER E ANUNCIAR A PALAVRA NAS COMUNIDADES DEHONIANAS
Grupo Dinamizador:
P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. José Ornelas Carvalho
Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)
Rua Cidade de Tete, 10 – 1800-129 LISBOA – Portugal
Tel. 218540900 – Fax: 218540909
portugal@dehonianos.org – www.dehonianos.org
PROPOSTA PARA
ESCUTAR, PARTILHAR, VIVER E ANUNCIAR A PALAVRA NAS COMUNIDADES DEHONIANAS
Grupo Dinamizador:
P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. José Ornelas Carvalho
Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)
Rua Cidade de Tete, 10 – 1800-129 LISBOA – Portugal
Tel. 218540900 – Fax: 218540909
portugal@dehonianos.org – www.dehonianos.org
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