segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Brasil tem 57 milhões de pessoas em estado de pobreza




Segunda-feira, 18 de novembro de 2013 - 15h42min

A Cáritas Brasileia vai aderir à campanha global de combate à fome e miséria que a Cáritas Internacional lançará no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. No Brasil, o tema da campanha será "Uma família humana: pão e justiça para todos".


"A campanha quer unir a humanidade no combate à fome e à pobreza até que sejam extintas. Ela é desafiadora, mas a participação efetiva de toda a igreja fortalecerá e dará maior amplitude a essa luta", explicou a diretora executiva da Cáritas nacional, Maria Cristina dos Anjos.

Embora seja a sexta economia mais rica do mundo, o Brasil tem 57 milhões de pessoas que vivem em estado de pobreza e que sobrevivem com meio salário mínimo. A péssima distribuição da renda fica evidente na brecha que separa aquinhoados de despossuídos. Os 20% mais ricos da população detém 63,8% da renda nacional, enquanto cabe aos 20% mais pobres apenas 2,5% de toda a riqueza produzida no país.

A pobreza não é um fenômeno natural, mas "fruto da concentração da propriedade da terra, da riqueza gerada e da renda em mãos de uma minoria cada dia menor e que usa o seu poder para concentrar ainda mais", afirma documento tirado da XIX Assembleia Nacional da Cáritas, reunida em Brasília de 18 a 20 de outubro.

A superação da pobreza, aponta o documento, só será alcançada mediante uma "profunda transformação estrutural da sociedade e com a distribuição dessa riqueza". A Cáritas Brasileira foi fundada em 1956 e é uma das 164 organizações que integra a Rede Cáritas Internacional. 
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC).

CEBI - Centro de Estudos Bíblicos
www.cebi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário