sexta-feira, 18 de maio de 2012

Paróquia São Paulo Apóstolo - Diocese de Petrolina: Crisma Adultos


“Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”
(Gl 2,20)

      Paróquia São Paulo Apóstolo                         Diocese de Petrolina – Forania Central

              Rua da Inglaterra, S/N – Areia Branca                                  

CATEQUESE FAMILIAR – 2012
COORDENAÇÃO/ANO VIII
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
Catequese de Adultos
A Paróquia São Paulo Apóstolo nos seus 44 anos de caminhada missionária “pela fé no Filho de Deus que nos amou e se entregou por nós”, nesse Tempo Pascal, Tempo de permanecer com o Senhor que convoca todos a permanecerem unidos a Ele, para que produzamos bons frutos, colhe bons resultados da plantação na Catequese Familiar de Iniciação Cristã. Bem sabemos que, após a devida preparação por nós Catequistas, os resultados só podem ser mensurados pelos critérios de Deus que é Pai de Bondade, Amoroso e Misericordioso, e é Ele quem dá o crescimento e colhe os frutos na hora apropriada e no tempo devido.

Porém tendo iniciada a caminhada ao Encontro do Senhor em  dia 06 de Março de 2011, seguindo as etapas previstas no Ritual de Iniciação Cristã de Adultos – R.I.C.A, e manifestação solene diante de Deus e da Comunidade Paroquial, nossos 10 (dez) Jovens Adultos: Rafaela Rodrigues, Simone Rafaela, Stenio Rodrigues, Josalina Maria, Cleones Nogueira, Polianna Karla, Monalisa Ellen, Ana Lúcia, Tatiany Rodrigues e Juamis Tomaz, pela imposição das mãos do nosso querido e 7º Bispo de Petrolina, Dom Manuel dos Reis de Farias, nas mãos dos crismandos, no último dia 06 de Maio, na Celebração Eucarística do 5º Domingo da Páscoa, concelebrada pelo nosso Pároco Pe. Malan e Pe. Pedro Jordão e presidida por D. Manoel, que ministrou dois Sacramentos da Iniciação Cristã: Confirmação e Eucaristia à 3ª Turma do VIII Ano da Caminhada desse Novo Projeto Catequético – Catequese Familiar e 1ª TURMA PAROQUIAL CRISMADA PELO NOSSO QUERIDO BISPO DIOCESANO – 1º Catequista do Povo de Deus que está em Petrolina.

Destacamos também a presença dos familiares durante o processo, e, que todos têm engajamento pastoral na Paróquia e na Diocese, inclusive alguns cursam Escola Bíblica – CEBI e Teologia – Instituto de Teologia da Diocese de Petrolina – ITDP, bem como são frutos já de uma boa caminhada da Catequese Familiar, testemunhando o Ressuscitado no ambiente comunitário e no fértil terreno do seio Familiar, pequena “Igreja Doméstica e ambiente para uma autêntica Catequese”.

Em última análise, fazemos nossa as Palavras Sagradas de nosso Padroeiro São Paulo Apóstolo aos nossos queridos Jovens Adultos: “Que o Deus da esperança encha vocês de completa alegria e paz na fé, para que vocês trasbordem de esperança, pela força do Espírito Santo” (Rm 15,13). E que Maria, a Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, Nossa Mãe Santíssima, a quem rendemos louvores, seja também vosso modelo e permaneça convosco nessa nova caminhada, que já se inicia em vossas vidas de batizados, confirmados. Assim Seja!

Catequistas da Turma: Jussara; Elenilda; Casal: Mendes e Rosário; Etapa Final: Wilson.
Wilson Alencar – Coordenador Paroquial da Catequese Familiar/Equipe Diocesana

Etapas do Processo: Introdução, 03 Apresentações à Comunidade (Entrada no Catecumenato), Entrega do Símbolo dos Apóstolos – Creio e da Oração do Senhor – Pai-nosso, Inscrição do Nome, Aprofundamentos dos Sacramentos da Iniciação Cristã, Santa Missa (parte/parte), Sacramento da Confissão, Retiro de Aprofundamento Espiritual, mais 42 encontros das Catequeses voltadas para Iniciação Cristã (Material do NUCAP/Paulinas), além de toda a vivência nos Tempos Litúrgicos e Festas da nossa Igreja Católica (01 ano e 02 meses de preparação). Na Diocese, o tempo de preparação para Adultos são de 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário