sexta-feira, 4 de maio de 2012

ESCOLA CATEQUÉTICA NO PARANÁ: MIL CATEQUISTAS!!!

Arquidiocese de Maringá dá início ao projeto “Escola Catequética” com mil catequistas inscritos


A arquidiocese de Maringá (PR) inicia, no mês de abril, a Escola Catequética. O objetivo é capacitar e formar os catequistas para que em 2013 tenha início a Iniciação à Vida Cristã com as crianças e adolescentes da catequese.
“Para que isso aconteça de forma mais plena e satisfatória, sentimos a necessidade de, primeiramente, fazer esse caminho de formação no estilo catecumenal juntamente com os próprios catequistas, pois acreditamos que se eles já tiverem feito a experiência da Iniciação Cristã será mais fácil para implantar esse projeto nas paróquias”, considera o padre Sandro Ferreira, assessor da Pastoral Catequética na arquidiocese de Maringá.
A escola funcionará em formato de oficinas
em que os professores construirão o caminho juntamente com os alunos. Para isso, serão divididas turmas de acordo com cada etapa da catequese. Por exemplo: haverá salas para catequistas iniciantes, catequistas com mais experiência na caminhada, catequistas da Primeira Eucaristia, da Crisma, coordenadores paroquiais, pré-evangelização e, ainda, turmas específicas que contemplam o projeto pós-crisma. Para isso haverá formação para os articuladores do pós-crisma e também para adolescentes, seja aqueles que já estão nos Grupos de Vivência Pós-Crisma ou os que estão na 6ª etapa da catequese.
Para facilitar a participação dos catequistas de todas as 55 paróquias da arquidiocese, a escola será realizada em quatro locais distintos com datas e calendário específicos: Região Pastoral Castelo Branco (início: 15/04); Região Pastoral Paranacity (início: 22/04); Regiões Pastorais Catedral, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cruz, São José Operário e Sarandi-Nossa Senhora das Graças (início: 22/04 no Colégio Santo Inácio) e Região Pastoral Jandaia do Sul (início: 06/05). São aproximadamente mil alunos (catequistas) inscritos nesta escola.
Para o padre Sandro Ferreira “isso mostra o interesse e a necessidade de uma formação mais adequada. A mística que norteará todos os trabalhos é a da Santíssima Trindade, trabalhando e construindo juntos a caminhada catequética de nossa arquidiocese”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário