segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Conhecendo a CATEQUESE FAMILIAR

======================================================================                                                                                    
RÁDIO CATÓLICA: A VOZ DO SÃO FRANCISCO 
EMISSORA RURAL: 730 AM       4.945 OC 
"CATEQUESE, CAMINHO PARA O DISCIPULADO" SÁBADOS:11h00min  
=======================================================================
   
A Catequese é uma atividade essencial na Igreja, constituindo-se assim o alicerce da vida cristã, inclusive os ministérios. é com muita alegria, que já implantamos a Catequese Familiar nas seguintes Paróquias em nossa Diocese:

           1ª. São Paulo Apóstolo - Areia Branca
           2ª. Santa Luzia - Cohab Massangano
           3ª. Santa Terezinha - Cohab VI
           4ª. N. Sra. das Dores - (Jardim Maravilha)
           5ª. Santa Rita de Cássia - Gercino Coelho
       
         A Diocese de Petrolina em sua XXIII Assembléia Diocesana de Pastoral,  ainda sob o Pastoreio do nosso querido Bispo Dom Frei Paulo Cardoso, ao lado do clero, religiosas, leigos (as), aprovaram como prioridade vários Projetos, sendo o 1º Projeto da Diocese para ser dado conhecimento e implantado em até 01 ano, CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ, agora retomado no Pastoreio do nosso querido e atula Bispo de nossa Diocese, Dom Manoel dos Reis de Farias, que preza também pela pequena Igreja Doméstica, como sendo o "unico ambinte para uma autêntica Catequese (FC)".
        Os locais onde realizamos são simples, mas o ambiente acolhedor (Centro Pastoral, Igreja, espaços disponíveis na Comunidade) tornando assim as celebrações cheias de vida e animadas ao Encontro do Senhor. Os Catequistas utilizam subsidios próprios (de acordo com nosso realidade pastoral, conforme orienta a Santa e amada Igreja Católica no Brasil - CNBB), com o objetivo de educar na fé, as crianças, jovens e adultos, num processo contínuo, sistemático e permanente, possibilitando um acompanhemnto mais eficaz, envolvendo de forma mais abrangente os Pais (Familia - pai, mae, irmão, avós, tios, primos, madrinha, padrinho), na preparação dos Sacramentos da Iniciação Cristã - Batismo, Confirmação, Eucaristia e também o Sacramento do Matrimônio, pois muitas familias, após o processo de educação de fé, sob os cuidados do Padre, conforme orientações Canônicas, regulamentam sua situação.
       Para conhecer mais, apresentamos na íntegra como aconteceu a implantação em nossa Paróquia de Saõ Paulo Apóstolo, há mais de 09 anos, o artigo é do nosso querido Monsenhor Antonio Malan de Carvalho.
       Boa leitura, desejando um Feliz Natal/2011 e um ano Novo/2012 de muita paz, saúde, amor, justiça, e que Jesus Cristo seja Conhecido, Amado e Seguido, recebam nosso abraço fraterno.
       Wilson - Coordenador da Catequese Familiar - PSP/Equipe Diocesana Animação Bíblico-Catequética.




A CATEQUESE FAMILIAR NA PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Mons. Malan
 
Entendemos a Catequese, ao lado da Liturgia, como atividade essencial na Igreja, constituindo a base de sustentação para toda a vida cristã, inclusive os ministérios. De fato, uma comunidade de fé só se sustenta e se mantém com uma boa formação, o que nos remete imediatamente à Catequese. Vale dizer, investir na Catequese, é um meio seguro para suscitar e alimentar uma comunidade de cristãos adultos na fé, comprometidos com a missão da Igreja.
Teoricamente, tudo bem! Porém, na prática, nem tudo é tão evidente. Notamos, em nossas Comunidades, um marasmo, do ponto de vista pastoral. Se buscarmos as causas, deparar-nos-emos com uma formação cristã muito frágil, quase inexistente, em não poucos casos. Sobretudo, encontraremos uma Catequese parada no tempo, estagnada e infantilizada.
No nosso caso, especificamente, ao longo dos anos, a Catequese limitou-se simplesmente à preparação das crianças para a Primeira Eucaristia. Até fizemos belas celebrações, com grande número de crianças. Mas, tão logo passava a “festa” , elas desapareciam da Igreja. Observamos, outrossim, que durante o processo todo de preparação, as crianças formavam o nosso único público alvo. Os catequistas davam “aula” de Catequese, mas não passava disto: desconhecidos da Comunidade, não raro estavam ausentes, inclusive, das celebrações.
Ponderando com alguns catequistas mais comprometidos (eles existem; basta procurá-los!), chegamos à conclusão de que precisávamos fazer uma pausa para avaliação séria, um verdadeiro “fechar para balanço”. E assim o fizemos, no ano 2000. Durante aquele ano não houve catequese (tradicional) das crianças na Paróquia. Optamos pela formação. Realizamos estudos com os catequistas e outras pessoas sensíveis à questão, de alguns documentos da Igreja (Catequese Renovada; Diretório de Catequese; RICA, CT, EN, entre outros). Isto também é Catequese, certamente. E mais: visitamos as famílias, procurando observar seus anseios e necessidades, na perspectiva da fé; conversamos, trocamos idéias com outros grupos, pastorais e movimentes presentes na Paróquia. Vimos que a situação era generalizada: todos sentiam as mesmas dificuldades e tinham a mesma sensação de estar perdendo terreno.
O resultado foi a decisão de só retomar a Catequese paroquial com profundas mudanças: seria uma Catequese voltada para o discipulado na Comunidade, envolvendo também as famílias dos catequisandos. Não tínhamos, na época, um modelo de Catequese Familiar, mas apenas notícia da experiência do Chile. Criamos, então, em 2001, o nosso próprio modelo, apoiando-nos no RICA. As dificuldades não foram poucas, como se pode imaginar, principalmente pela falta de experiência e total ausência de subsídios. Tanto que, em 2003, contra a nossa vontade, retornamos ao modelo tradicional de Catequese. Este retorno não desejado serviu, ao menos, para nos inquietar ainda mais. O que antes era especulação, tornou-se uma constatação: a Catequese, sem a base da família e sem o engajamento comunitário, não suscita discípulos, portanto, não atinge os objetivos da Igreja.
Neste período de novas inquietações descobrimos, na internet, o endereço do Núcleo de Divulgação, Implantação e Apoio da Catequese Familiar. Era tudo o que queríamos! Foi providencial o nosso contato com o Pe. Ernesto Pereira que não mediu esforços para nos apoiar, inclusive com o envio imediato dos subsídios existentes. A partir daí tudo foi diferente. Iniciamos, no segundo semestre de 2004, a Catequese Familiar propriamente dita, com a atuação dos catequistas de antes que, vencendo todas as dificuldades, avaliações, estudos, ainda estavam à disposição da Paróquia. Também envolvemos alguns casais da Pastoral Familiar e do ECC, escolhidos “a dedo”. Conseguimos formar uma bela equipe.
Passados já 4 anos, desde a implantação da Catequese Familiar em nossa Paróquia, temos hoje uma Catequese que é, como sempre desejamos, o fio condutor, o “carro-chefe” da nossa ação evangelizadora. Na prática, a Catequese Familiar funciona como uma espécie de noviciado para a vida na Comunidade de fé. Os resultados são inúmeros e incontestáveis. Passando a limpo cada uma das atividades que realizamos, podemos afirmar, sem medo de errar, que a Catequese Familiar vem contribuindo decisivamente com cada uma destas atividades, começando com a própria Pastoral Familiar que, por exemplo, mudou profundamente o jeito de fazer encontros de casais (ECC): hoje temos o EFCJ (Encontro da Família com Jesus), uma criação nossa, resultado e componente da Catequese Familiar. Os frutos da mudança se fazem sentir na Preparação dos Noivos, nos Encontros de Pais e Padrinhos, nos Grupos de Casais, etc. Outros avanços constatados: temos, atualmente, mais e melhores Coroinhas, Ministros da Comunhão, Ministros da Palavra, Equipes de Celebração, Agentes das Pastorais Sociais (inclusive uma significativa experiência com os surdos), Grupos de Jovens Missionários, Infância Missionária e outras atividades com as crianças, como é o caso da “Salinha” (atendimento às crianças pequenas durante a Missa dominical). Melhorou, e muito, a participação dos fiéis nas celebrações; famílias inteiras, antes afastadas, passaram a freqüentar regularmente a Comunidade, em função da Catequese dos filhos. Enfim, toda a vida paroquial foi revitalizada, num processo de verdadeira renovação, a partir de dentro; o próprio CPP hoje é bem mais atuante.
É difícil traduzir em palavras tudo o que vivenciamos com a Catequese Familiar. De uma coisa, no entanto, temos certeza: foi o nosso maior acerto pastoral, em quase 25 anos de ministério, 14 dos quais, junto à Paróquia São Paulo Apóstolo. De todos os projetos e atividades pastorais já realizados, e não foram poucos, a Catequese Familiar é, de longe, a experiência mais gratificante, a que dá maior satisfação e a sensação de estar no caminho certo. Hoje, para nós, seria inimaginável a Catequese sem a família, como impraticável seria a Pastoral Familiar sem o EFCJ e, totalmente fora de propósito, conduzir os trabalhos da Paróquia sem a Catequese Familiar.
Exercendo o ministério de assessoria catequética na Diocese de Petrolina, temos procurado divulgar ao máximo nossa experiência, inclusive junto ao clero. Algumas Paróquias já estão aderindo e procurando conhecer mais a experiência da Paróquia São Paulo: duas Paróquias na cidade de Petrolina (uma delas já implantou e está trabalhando com a CF) e uma outra Paróquia na cidade de Araripina. Duas Paróquias das vizinhas Dioceses de Juazeiro-BA e Floresta-PE também nos procuraram, demonstrando grande interesse em conhecer a CF. Colocamo-nos à disposição de todas estas Paróquias, visitando-as, divulgando o nosso trabalho e apresentando os subsídios que adquirimos junto ao Núcleo de Divulgação, Implantação a Apoio da Catequese Familiar.
Por acreditar na Catequese como caminho viável de discipulado e por entender que a família é a base de toda experiência significativa na vida de uma pessoa, esperamos, sinceramente, que um dia a Catequese Familiar venha a ser prioridade na Igreja do Brasil, não somente nas letras dos documentos, mas em cada Plano Pastoral, com sua respectiva operacionalização. Sonhamos com um grande mutirão, uma verdadeira mobilização nacional, ou algo semelhante, em favor da Catequese Familiar!
NOSSA LINHA DO TEMPO
2000: Parada GERAL (fechado para balanço). Um ano de avaliação da Catequese; um ano de estudo (conhecer mais para fazer melhor).
2001: Retomada das atividades catequéticas, com profundas mudanças: experiência de um Projeto paroquial de Catequese em estilo catecumenal, inspirada no RICA (2º semestre); primeira tentativa de engajamento dos pais durante os dois anos de preparação para a Eucaristia das crianças.
2003: Retorno à Catequese Tradicional: vencidos pelo cansaço, mas não derrotados. Oportunidade para fazer um confronto das experiências; um tempo de constatações importantes a favor da Catequese Familiar.
2004: Implantação da Catequese Familiar (2º semestre) com o apoio do Pe. Ernesto Pereira, do Núcleo Nacional de Divulgação, Implantação e Apoio da Catequese Familiar. Período do engajamento dos casais do ECC e da Pastoral Familiar da Paróquia na Catequese, como a base de sustentação da nova experiência de Catequese Familiar.
2006: Celebração da 1ª Eucaristia dos pioneiros da Catequese Familiar na Paróquia São Paulo. Sucesso total! Tempo de Graça e fervor. Renovação paroquial. Florescimento de novos ministérios.
2007: Novas turmas inscritas, três vezes mais, em relação a 2004. As turmas de Crisma adotam o mesmo estilo de Catequese Familiar. Tempo de grande expectativa em relação ao II EFCJ (2º Encontro da Família com Jesus).
2008: Funcionando a todo vapor, por assim dizer, a Catequese Familiar em nossa Paróquia, nesse ano logrou também resultados positivos, vale conferir:
Ø Equipe de Catequistas re-estruturada, com 20 Catequistas acompanhando os filhos (Catequizandos) e 10 Catequistas (05-Casais) acompanhando os pais, num total de 30 Catequistas, sob a Coordenação Geral do nosso Pároco;
Ø Funcionamos com 02 Turmas de 1º ANO – Eucaristia, 02 Turmas de 2º ANO – Eucaristia e 01 Turma de 2º ANO – Crisma, totalizando 145 Catequizandos, envolvendo mais de 80 famílias;
Ø Atingimos um percentual de FREQUÊNCIA altamente POSITIVO, em média de 75% (setenta e cinco pontos percentuais) de participação nas TURMAS de 1ª EUCARISTIA e CRISMA (Pais e Filhos);
Ø Foi ministrada a CONFIRMAÇÃO/CRISMA da 1ª TURMA PIONEIRA DA CATEQUESE FAMILIAR, iniciada em 2004, sendo crismado 25 jovens, dos quais 02 participaram do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos – RICA, recebendo os Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Confirmação;
Ø Os NEO-CRISMADOS, estão na sua maioria engajados nos diversos serviços e movimentos de nossa Paróquia, nas comunidades do Maria Auxiliadora, N. Sra. da Conceição e Matriz – Areia Branca.
AS INFORMAÇÕES DOS ANOS 2009/2010/2011, estão sendo construidas e logo publicaremos.
CURIOSIDADE: Esse ano quando na Festa de Saõ Pedro e São Paulo, ministramos os Sacramentos da Iniciação Cristã - Batismo, Confirmação e Eucaristia, também foi ministrado o Sacramento do Matrimônio, onde a Família pôde regulçarizar sua situação, inclusive os seus filhos foram na oportunidade, batizados. E, o testemunhos de muitos é que ficam felizes também em receberem o Sacramento da Reconciliação/Penitência; o envolvimento das familias nos vários ministérios São sinais maravilhosos da presença do Ressuscitado no meio de nós!. (Wilson-Coordenador Catequese Familiar - Equipe Diocesana de Catequese).

Nenhum comentário:

Postar um comentário