domingo, 17 de janeiro de 2016

Diocese de Petrolina: OFICINA DE CANTO LITÚRGICO

 (Imagens: Wil/2016)



A Diocese de Petrolina realizou nesse final de semana – 15, 16 e 17/01, no Centro Pastoral Monte Carmelo, a sua I OFICINA DE CANTO LÍTÚRGICO CATÓLICO, promovida pela Comissão Diocesana para Animação Litúrgica, a qual foi Assessorada pelo compositor e músico por vocação, Pe. Antônio Malan de Carvalho, atualmente Ecônomo Diocesano e Administrador Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo em Areia Branca.
Instrumentalizando os participantes às primeiras noções sobre a música sacra, cuja finalidade qualifica o Canto Litúrgico nas celebrações realizadas no território diocesano, Pe. Malan ministrou-nos uma aula quanto à correta utilização do Hinário: “Alegres Cantemos” da PAULUS Editora, cujo livro foi lançado no Jubileu dos 90 Anos da Diocese de Petrolina, o qual contém mais de 1.000 (mil) músicas para serem vivenciadas durante os Anos Litúrgicos – A, B e C, cujas sugestões foram construídas a partir do Hinário Litúrgico da CNBB, observando-se as instruções do IGMR.
            Com duração de vinte horas, a oficina organizada pela Coordenação e Assessoria da Catequese Familiar de Iniciação Cristã, trouxe aos participantes as primeiras noções dos princípios teológicos, litúrgicos, pastorais e estéticos (leitura musical, entonação vocal, repertório, instrumentos e cuidados quanto à respiração), e o momento de colocar a “mão na massa”: ensaios dos cantos a serem utilizados no Ciclo Pascal – Quaresma, Semana Santa, Páscoa, Ascensão do Senhor, Pentecostes e no Tempo Comum: Abertura, Aclamação, Apresentação das Oferendas, Comunhão e Louvor Final, entre outros.

      Esse evento abriu portas para novas iniciativas e quiçá uma formação continuada a ser aprimorada pelos participantes (+ 50) das Paróquias: São Paulo Apóstolo, N. S. Rainha dos Anjos (Movimento ESCALADA), N. S. Aparecida, N. S. de Fátima (Nova Descoberta), N. S. das Dores (Petrolina), N. S. da Conceição (Santa Maria), São Gonçalo, São João Batista (Afrânio), Santa Luzia, e Sagrada Família, as quais se inscreveram para o encontro amplamente divulgado no território diocesano (focado diariamente na Voz do São Francisco – Emissora Rural – Programas: Catequese e Liturgia) desde a última Assembleia Diocesana (Nov./2015).

Os participantes foram pessoas com vasta experiência nas atividades musicais e pastorais, interessados em aprimorar e ampliar seu conhecimento e envolvimento com a Música Litúrgica que brota da vida da comunidade de fé reflete o Mistério da Encarnação do Verbo, se enraíza na Tradição Bíblico-Litúrgica, se insere na dinâmica do Memorial, tem o papel pedagógico, brota da Ação do Espirito Santo, cuja tônica é a alegria escatológica e, finalmente, expressa a natureza e Sacramentalidade da Igreja – Povo de Deus, Corpo de Cristo, na diversidade de seus membros e ministérios. (cf. Canto e Música na Liturgia Ed. CNBB, 2ª Edição/2006).

Wilson Alencar (Ministro Catequista – Catequese Familiar - PASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário