sábado, 13 de fevereiro de 2016

Diocese de Petrolina: Comissão Diocesana para Animação Bíblico-Catequética - Agenda 2016

 

ORIENTAÇÕES AOS CATEQUISTAS - INSCRIÇÕES 2016 

Comissão Diocesana para Animação Bíblico-Catequética

CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ


Diocese de Petrolina – Foranias Central, Leste e Oeste


ORIENTAÇÕES PARA AS INSCRIÇÕES – 2016


1.      META: Cuidar da Casa Comum, promovendo a conversão pastoral das famílias através do encontro pessoal e comunitário com Cristo, sendo uma Igreja Missionária em saída, para que o primeiro ambiente para uma autêntica “Catequese, Familiar de Iniciação Cristã”, na perspectiva do Evangelho, possa envolver-se, acompanhar, frutificar e festejar o encontro vivo com Cristo, testemunhando-O aos outros.


2.      DESAFIO: Os Catequistas deverão “Ir ás famílias”, para antes de fazerem as inscrições, ajudar especificamente os pais, a viverem sua experiência de fé, contribuindo semanalmente na formação e educação de fé dos seus filhos, cujos valores e estilo de vida vivido no ambiente familiar, possam cultivar um coração em saída, em busca de Jesus, o Pão Vivo descido do Céu, maior revelação de Deus ao homem, que nos chama a sermos discípulos-missionários na “Casa Comum”.


3.      PROPOSTA: Orientar que a formação é permanente para crianças a partir de 9 ½ anos, adolescentes, jovens e adultos (acima de 17 ½ anos) por um tempo mínimo de 02 (dois) anos cada etapa do processo de educação de fé, para as turmas de:


3.1.            EUCARISTIA :



3.1.1.      SUBSIDIOS: MANUAL DOS CATEQUISTAS, PAIS E FILHOS: DO NÚCLEO DA CATEQUESE FAMILIAR


3.1.1.1.            O 1º Ano/Livro é, especialmente, dedicado ao conhecimento da pessoa, vida e ensinamento de Jesus Cristo. 30 (cinquenta) encontros.


3.1.1.2.            O 2º Ano/Livro prepara os Pais e os Filhos para a sua missão de serem “Sal da terra e Luz do mundo”. 28 (vinte e oito) encontros.



3.1.2.      PERSPECTIVA PASTORAL: Após finalização dessa etapa no processo de educação de fé, a família sentir-se-á profundamente renovada. O diálogo familiar é restabelecido, os pais estarão aptos a assumirem compromissos pastorais e os filhos, sentir-se-ão animados a permanecer na Catequese de Eucaristia até a á Crisma, inserindo-se inclusive nos grupos de jovens.



3.1.3.      COMO FUNCIONA:



3.1.3.1.            1º Tempo: Reunião Semanal dos Pais. Aprendem O QUE e COMO devem transmitir os conteúdos vivenciais aos filhos, aprimoram a vida cristã na família e na sociedade, compartilhando com outros casais, problemas, experiências e soluções.



3.1.3.2.            2º Tempo: Conversa dos Pais com os Filhos. Durante a semana, pais e filhos fazem junto atividades requeridas, conversam sobre os assuntos atuais e aprimoram os valores cultivados, como: educação, respeito, verdade, honestidade, justiça, etc.



3.1.3.3.            3º Tempo: Atividades dos Filhos. Por meio desse trabalho pastoral, as crianças e adolescentes aumentam seus conhecimentos de fé, conscientizam-se da responsabilidade desenvolvendo seus compromissos e aprendem a cada semana, os conteúdos da educação e fé.



3.1.3.4.            Tempo: Reunião Semanal do Catequista com os Filhos. Além de serem aprofundados os ensinamentos de educação de fé, aprende-se a rezar, celebrar, descobrir a importância do Dom da Vida e assumirem compromissos, discernindo o cultivo dos valores no ambiente familiar e social.



3.1.3.5.            5º Tempo: Reunião dos Catequistas com a Coordenação Paroquial. Mensalmente avaliam e planejam os encontros vivenciados e a serem vivenciados na semana, além de compartilharem as dificuldades, sugestões, soluções, iniciativas e incentivos a serem fortalecidos no aprimoramento da educação de fé das crianças, jovens e adultos e os momentos de lazer a serem proporcionados às turmas da Catequese Familiar de Iniciação Cristã.



3.2.            CRISMA



3.2.1.      SUBSIDIOS - DO NUCAP/PAULINAS:


3.2.2.      LIVRO DO CATEQUISTA. Inspirado no RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos) apresenta celebrações, e 33 (trinta e três) roteiros que estimulam a participação e que relacionam a Crisma com o Sacramento do Batismo e a Eucaristia, tendo como centro, a Páscoa do Senhor, propondo aos crismandos a realização do Reino de Deus, mediante o discipulado de Jesus Cristo.   


3.2.3.      LIVRO DO CRISMANDO. Retoma a trajetória de fé dos crismandos e busca formar uma visão integral da pessoa humana segundo amoral cristã. Apresenta a Igreja como Corpo de Cristo, presença do Espirito e manifestação de Deus—Pai no mundo e motiva os jovens a se tornarem missionários nos ambientes que estão inseridos e a se engajarem na transformação da sociedade.


3.2.4.      LIVRO DA FAMILIA. Permite aos familiares que acompanhem, ao longo de 15 (quinze) encontros propostos, os grandes temas tratados no catecumenato crismal, estimulando, assim a família e os responsáveis da comunidade cristã a participarem e a colaborarem na formação catecumenal, de modo que os jovens se sintam apoiados na educação de sua fé e os catequistas, reforçados em seu ministério. 



3.2.5.      PERSPECTIVA PASTORAL: Envolver catequistas, crismandos e familiares no processo de catecumenato crismal, por meio de um conteúdo que leva a progressiva compreensão da fé e, principalmente, à vivência dessa fé em sua vida pessoal e comunitária.  



3.2.6.      COMO FUNCIONA: Encontros semanais dos crismandos com os catequistas de crisma, e mensais dos familiares com os pais catequistas, animadores das famílias.



3.3.            CATEQUESE DE ADULTOS: BATISMO, CONFIRMAÇÃO E EUCARISTIA.



3.3.1.      SUBSIDIOS:


3.3.2.      MANUAL DOS CATEQUISTAS. Na base do método adotado pelo RICA, está o que se designa habitualmente por "mistagogia", que deve presidir à iniciação cristã. Trata-se de um método muito utilizado pelos Padres da Igreja, um ensinamento organizado para fazer entender aquilo que se celebra e que supõe a iluminação da fé que brota dos sacramentos, o que se aprende na celebração e vivendo de acordo com as exigências da fé celebrada.


3.3.3.      MANUAL DOS ADULTOS. Este livro traz o conjunto das catequeses entrelaçado com as celebrações, conforme o RICA, com o objetivo de aprofundar os temas relevantes e fundamentais para alguém que se inicia como membro da Igreja e que vivam e celebrem a fé como razão de ser e de estar no mundo em favor do outro.


3.3.4.      PERSPECTIVA PASTORAL: O primeiro objetivo é a adesão à pessoa e mensagem de Jesus, mediante mudança de vida, engajamento na comunidade e no serviço ao próximo como testemunho cristão para o mundo. Os resultados da evangelização e catequese são a conversão e o seguimento de Jesus Cristo. O caminho visa primeiramente aos adultos não batizados, mas sua pedagogia catecumenal se aplica igualmente aos que foram batizados quando crianças, mas não percorreram ainda um caminho de fé nem receberam a confirmação e/ou a eucaristia.


3.3.5.      COMO FUNCIONA: Encontros semanais dos catequizandos adultos com os catequistas, cuja etapa vivencial é concluída com uma celebração de passagem durante o Ano Litúrgico.



3.4.            INFÂNCIA E ADOLESCENCIA MISSIONÁRIA



3.4.1.      MATERIAL PEDAGÓGICO FORMATIVO: Material das POM – Pontifícias Obras Missionárias



3.4.2.      PERSPECTIVA PASTORAL: Tornar Jesus conhecido, amado e seguido, colocando-se à disposição de todos com alegria, praticando boas obras e tornar Nossa Senhora, conhecida e amada através da Oração e Meditação do Santo Terço.



3.4.3.      COMO FUNCIONA: Encontros semanais dos animadores com as crianças e adolescentes


 *** OS SUBSÍDIOS QUE USAMOS NA DIOCESE DE PETROLINA:

PRIMEIRA EUCARISTIA: 

CATEQUESE FAMILIAR - Núcleo de Divulgação, Implantação e Apoio

CRISMA E CATEQUESE DE ADULTOS:
  
NUCAP - Núcleo de Catequese Paulinas

Coordenação Diocesana de Catequese 

Assessoria Diocesana para Animação Bíblico-Catequética

                


                              

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário