Santo Antônio e a
esperança cristã: repartir sempre!
FONTE: CNBB - SEXTA, 12 JUNHO
2015 14:36
CARDEAL ORANI JOÃO TEMPESTA
ARCEBISPO DE SÃO SEBASTIÃO
DO RIO DE JANEIRO (RJ)
Dentro do Ano da Esperança Arquidiocesano, em que somos
chamados a aprender ou reaprender a repartir sempre, neste dia 13 junho
comemoramos o Dia de Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa. Neste ano temos a
coincidência de memória, pois celebramos também a do Imaculado Coração de
Maria. Porém, em muitas Dioceses e Paróquias se celebra a festa do santo em que
ele é padroeiro. Santo Antônio é um dos santos mais populares, venerado além de
Pádua, onde foi construída uma basílica que acolhe os restos mortais dele, mas
também no mundo inteiro, particularmente nos países de evangelização
portuguesa, já que ele nasceu em Lisboa. São estimadas pelos fiéis as imagens e
estátuas que o representam com o lírio, símbolo da sua pureza, ou com o Menino
Jesus nos braços, que lembram uma aparição milagrosa, mencionada por algumas
fontes literárias.
Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em uma família
nobre, por volta de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando. Jovem
vocacionado, começou a fazer parte dos cônegos que seguiam a regra monástica de
Santo Agostinho, primeiramente no mosteiro de São Vicente, em Lisboa, e depois
no da Santa Cruz, em Coimbra, renomado centro cultural de Portugal. Dedicou-se
com interesse e solicitude ao estudo da Bíblia e dos Padres da Igreja,
adquirindo aquela ciência teológica que o fez frutificar nas atividades de
ensino e na pregação.
Em Coimbra, aconteceu um fato que mudou sua vida: em
1220, foram expostas as relíquias dos primeiros cinco missionários franciscanos
que haviam se dirigido a Marrocos, onde encontraram o martírio. Em todas as
épocas matam cristãos por causa da fé! Esse acontecimento fez nascer no jovem
Fernando o desejo de imitá-los e de avançar no caminho da perfeição cristã:
então, pediu para deixar os cônegos agostinianos (e) para converter-se em frade
menor. A petição foi acolhida e, tomando o nome de Antônio, também ele partiu
para Marrocos. Mas a Providência divina dispôs outra coisa.
Devido a uma doença, Santo Antônio se viu obrigado a
voltar e acabou chegando à Itália onde, em 1221, encontrou São Francisco.
Depois disso, viveu por algum tempo totalmente escondido em um convento perto
de Forlí, no norte da Itália. Convidado, casualmente, a pregar por ocasião de
uma ordenação sacerdotal, Antônio mostrou estar dotado de tal ciência e
eloquência que os superiores o destinaram à pregação. Começou, assim, na Itália
e na França, uma atividade apostólica que levou muitas pessoas que haviam se
separado da Igreja a retomarem sua participação e engajamento na vida eclesial.
Nomeado como superior provincial dos Frades Menores da
Itália Setentrional, Antônio continuou com o ministério da pregação,
alternando-o com as tarefas de governo. Concluído o mandato de provincial,
retirou-se para perto de Pádua, local em que já havia estado outras vezes.
Depois de apenas um ano, morreu nas portas da cidade, no dia 13 de junho de
1231. Pádua, que o havia acolhido com afeto e veneração em vida, prestou-lhe
sempre honra e devoção.
Nos "Sermões", Santo Antônio discorre sobre a
oração como uma relação de amor, que conduz o homem a conversar com o Senhor,
criando uma alegria que envolve a alma em oração. Antônio nos recorda que a
oração precisa de uma atmosfera de silêncio, que não coincide com o afastamento
do barulho externo, mas é experiência interior, que procura evitar as
distrações provocadas pelas preocupações da alma. Para Santo Antônio, a oração
se compõe de quatro atitudes indispensáveis: abrir com confiança o próprio
coração a Deus, conversar afetuosamente com Ele, apresentar-lhe as próprias
necessidades, louvá-lo e agradecer-lhe.
Ele é invocado como “casamenteiro” pelas pessoas que
desejam se casar, e assim lembrado pelo nosso folclore. A origem dessa devoção
talvez esteja ligada a algum milagre feito pelo santo. Há um episódio com
explicação que indica isso. Certa senhora, no desespero da miséria a que fora
reduzida, decidiu valer-se da filha, prostituindo-a, para sair do atoleiro. Mas
a jovem, bonita e decidida, não aceitou de forma alguma. Como a mãe não parava
de insistir, a moça resolveu recorrer à ajuda de Santo Antônio. Rezava com
grande confiança e muitas lágrimas diante da imagem quando, das mãos do Santo,
caiu um bilhete que foi parar nas mãos da moça. Estava endereçado a um
comerciante da cidade e dizia: "Senhor N..., queira obsequiar esta jovem
que lhe entrega este bilhete com tantas moedas de prata quanto o peso do mesmo
papel. Deus o guarde! Assinado: Antônio".
A jovem não duvidou e correu com o bilhete na mão à loja
do comerciante. Este achou graça. Mas, vendo a atitude modesta e digna da moça,
colocou o bilhete num dos pratos da balança e no outro deixou cair uma moedinha
de prata. O bilhete pesava mais! Intrigado e sem entender o que se passava, o
comerciante foi colocando mais uma moeda e outras mais, só conseguindo
equilibrar os pratos da balança quando as moedas chegaram a somar 400 escudos.
O episódio tornou-se logo conhecido e a moça começou a ser procurada por bons
rapazes propondo-lhe casamento, o que não tardou a acontecer, e o casamento foi
muito feliz. Conta-se que daí por diante, as moças começaram a recorrer a Santo
Antônio sempre que se tratava de casamento.
Temos também a tradição do Pão dos Pobres: essa prática
consiste em doações para prover de pão os pobres, honrando assim o "protetor
dos pobres", que é Santo Antônio. Uma tradição liga essa obra ao episódio
de uma mãe cujo filho se afogou dentro de um tanque, mas recuperou a vida
graças a Santo Antônio. A mulher prometera que, se o filho recuperasse a vida,
daria uma porção de trigo igual ao peso do menino. Por isso, no começo, esta
obra foi conhecida como a obra do "pondus pueri" (peso do menino).
Outra tradição relaciona a obra do pão dos pobres com uma senhora de Tbulon,
chamada Luísa Bouffier. A porta do seu armazém tinha enguiçado de tal modo que
não havia outro remédio senão arrombá-la. Fez, então, uma promessa ao santo: se
conseguisse abrir a porta sem arrombá-la, doaria aos pobres uma quantia de
pães. E deu certo. Daí por diante, as petições ao santo foram se multiplicando
em diferentes necessidades. Toda vez que alguém era atendido, oferecia certa
quantia de dinheiro para o pão dos pobres. A pequena mercearia de Luísa
Bouffier tornou-se uma espécie de oratório ou centro social. A benéfica obra do
"pão dos pobres" teve extraordinário desenvolvimento, com diferentes
modalidades, e hoje é conhecida em toda parte.
Para preparar a festa de Santo Antônio, um dos santos
juninos, cuja memória é cercada de folguedos tradicionais da cultura
brasileira, temos uma trezena: são 13 dias de orações e preparações, lembrando
a data da morte de Santo Antônio e quando celebramos sua memória.
Como estamos vivendo o Ano Arquidiocesano da Esperança,
queremos propor Santo Antônio como exemplo daquele que viveu a virtude da
partilha e se preocupou em repartir os muitos dons que possuía em favor dos
mais pobres, levando a esperança cristã. Vamos imitá-lo, lembrando o seu santo
ensinamento: “Se o espírito colocar de lado o cuidado ansioso com coisas
temporais, jamais se aproximará de Deus. As pessoas que estão presas em
infinitas preocupações temporais fazem com que os fardos do pecado e o peso da
preocupação com o mundo alcancem sua alma. As coisas temporais são como uma
nuvem matinal. Não são absolutamente nada, no entanto, como uma nuvem, parecem ser
algo. A nuvem matinal impede que vejamos o sol, e o excesso de bens temporais
desvia a alma dos pensamentos de Deus”. (p.423. Madeline Pecora Nugent…). Vamos
partilhar o que temos, a exemplo de Santo Antônio, para que Deus nos ajude a
viver neste vale de lágrimas. Que ele interceda por nós que somos chamados,
como testemunhas da esperança, a ser discípulos missionários de Jesus Cristo.
Que o entusiasmo e obediência na missão do nosso Santo nos inspirem em nossa
vida e nos entusiasmem em nossa missão permanente. Santo Antônio, rogai por
nós!
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