domingo, 16 de novembro de 2014

Diocese de Petrolina realizou 26ª Assembléia Diocesana de Pastoral




A Poção do Povo de Deus que está em Petrolina, sob o pastoreio do seu 7º Pastor, Dom Manoel dos Reis de Farias, realizou nos dias 07, 07 e 08 de novembro do ano em curso, no Centro de Formação Pastoral Monte Carmelo – “Pedra do Bode”, a 26ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

Os trabalhos foram iniciados por volta das 18 horas, com credenciamento de seus participantes: Presbíteros, Diáconos, Seminaristas, Religiosas de várias Congregações e boa representação dos Leigos/as que integram e fazem as Pastorais, Grupos e Movimentos Diocesanos, antes do jantar.

Após o jantar, foi proporcionado um caloroso momento de acolhida das representações paroquiais, marcado pela Oração de Abertura, conduzida pela Ir. Ana Célia
e participação de 01-um representante de cada Paróquia, motivados pela música “Purifica-me” do querido Pe. João Carlos, cujo refrão, ouvia-se numa só voz: Para então cantar/ Para proclamar o teu louvor./Para proclamar o teu louvor./ Para bendizer e engrandecer o teu amor/ Para publicar as tuas maravilhas/ Renova-me Senhor.

Encerrado o momento de oração, Dom Manoel, declarou aberta a 26ª Assembleia Diocesana de Pastoral, destacando e focando a preocupação da Igreja Particular de Petrolina com o rebanho afastado, cuja Assembleia deve proporcionar ações missionárias no sentido de resgatar essas ovelhas em torno do Bom Pastor, Jesus Cristo. Na sequencia, o Professor Samuel, integrante da Coordenação Diocesana de Pastoral, fez apresentação da pauta prevista para o Sábado e Domingo, Dia do Senhor.


As informações a seguir, foram coletadas pela Secretaria da Assembleia Diocesana:


No Sábado, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Antonio Moreno Pinto apresentou e sublinhou, conforme informações coletadas e fornecidas pela Secretaria da Assembleia, “a importância de se compreender o espírito da Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, cuja finalidade acentua a praticidade de um PLANO DIOCESANO DE PASTORAL, através de uma efetiva PASTORAL DE CONJUNTO”.

Padre Antonio Moreno destacou também o campo de atuação proposta pelo Papa Francisco, quando da NOVA EVANGELIZAÇÃO: A Pastoral Ordinária, Os batizados que não vivem as exigências do Evangelho e o Anúncio do Evangelho aos que não conhecem Jesus.

Outro destaque da Igreja em saída, proposta pelo Santo Padre, é a experiência feita pelos discípulos de Jesus, que utilizaram a lógica do “ir ao encontro”, que deve ser seguida por nós, hoje, como resposta fiel ao modelo do Mestre, que nos inspira a anunciá-Lo em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnância, sem medo. Ninguém pode ser excluído desse processo. O verdadeiro discípulo deve tomar a iniciativa e ousar um pouco mais.

A paróquia, comunidade de comunidades, é o centro que alimenta, mas também envia. Obedecer a este mandato missionário implica fugir do “Fazer sempre assim”, repensando os objetivos e agindo com ousadia e criatividade, a partir do coração do Evangelho.

A Igreja, alimentada pela Eucaristia, remédio generoso e alimento para os fracos, deve ser uma mãe de coração aberto, saindo em direção aos outros para chegar às periferias humanas, o que não significa correr o mundo sem direção, sem sentido. A preocupação de ir ao encontro, de evangelizar, não condiz com o objetivo de ser o centro, que não é a finalidade primeira da comunidade eclesial.

As tentações dos agentes de pastoral devem ser superadas pela “alegria da Evangelização”, proposta pelo Papa Francisco. Evangelizadores, com Espírito de quem reza e trabalha, devem sair de si para se unir aos outros.

Fascinados pelo modelo de Cristo, devemos estar inseridos na sociedade, partilhando a vida com todos.

Após a exposição do Padre Antonio, os presentes partilharam um lanche e foram conduzidos para os grupos de reflexão, por foranias, partindo das experiências relevantes vivenciadas por cada uma delas e de propostas que podem ser aprimoradas.

Mediando a reflexão, concentrado-se no Documento 100 da CNBB – Comunidade de comunidades, uma nova paróquia, Padre Antonio, disse que “a paróquia é referência para os batizados. Sua configuração, entretanto, tem sofrido profundas alterações nos últimos tempos. Há dificuldades para que seus membros se sintam participantes de uma autêntica comunidade cristã”.

A conversão e a revisão das estruturas não servem para modernizar a Igreja, mas para buscar maior fidelidade ao que Jesus quer em sua comunidade.

Terminada a exposição, os participantes foram divididos em sete grupos para debaterem o modo ou que experiências podem ser feitas a fim de renovar as estruturas, à luz do Documento 100 da CNBB, cujas perguntas abaixo, nortearam os encontros: 1. Que estruturas pastorais precisam ser renovadas para que a Igreja seja mais missionária? 2. Como garantir concretamente a comunhão e corresponsabilidade numa Pastoral de Conjunto?

Após a apresentação dos grupos, houve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, com louvores e oração, e às 7h da manhã, o nosso bispo diocesano Dom Manoel iniciou as atividades do terceiro dia com a celebração da Santa Missa, na Festa da Dedicação da Basílica do Latrão. Logo em seguida, foi servido o café da manhã e, às 8h35, os trabalhos na plenária foram reiniciados pelo Padre Antonio, que apresentou as 10 Comissões atuantes na Diocese, distribuindo os grupos de acordo com as representações presentes.


Após o trabalho em grupo e a partilha de um lanche, foram retomadas as exposições em relação ao calendário anual das Comissões Diocesanas, o qual deverá ser elaborado e divulgado em breve.  

ALGUMAS IMAGENS REGISTRADAS PELO CATEQUISTA DIOCESANO, WILSON ALENCAR:

                                     





















Nenhum comentário:

Postar um comentário