segunda-feira, 3 de novembro de 2014

SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ

FONTE: CNBB - CATEQUESE E BÍBLIA

Representantes dos 18 regionais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) estarão reunidos, de 6 a 9 de novembro, em São Caetano do Sul (SP), na Matriz Sagrada Família, Diocese de Santo André, para a realização do Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã. Sob o lema “Quanto a nós, não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (Atos 4, 20), o evento tem por objetivo estimular a prática de uma catequese com metodologia mais dinâmica, participativa e principalmente experiencial, tendo como base o itinerário catequético com inspiração catecumenal. Durante o Seminário haverá o lançamento do livro “Itinerário Catequético”, com subsídios para catequese em todas as dioceses do Brasil.
A organização do Seminário é da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e toda a infraestrutura e acolhida estão acargo de padre Jordélio Siles Ledo, CSS, pároco da Matriz Sagrada Família e coordenador diocesano da Comissão Pastoral de Animação Bíblico-Catequética.
O Seminário deverá contar cerca de 200 participantes, incluindo dez bispos, 40 sacerdotes, religiosos e leigos, vindos de diversas partes do País. Além de oficinas e momentos celebrativos e de oração, a programação inclui a partilha de  experiências concretas de iniciação à vida cristã, como a de Abaetetuba, no Pará, onde o trabalho é realizado com comunidades ribeirinhas, e a da Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), que promove catequese com pessoas com deficiências. A intenção é que o relato dessas experiências motive a reflexão sobre a prática catequética com o objetivo de motivar novos itinerários de educação da fé.

Livro

O lançamento do livro “Itinerário Catequético” ocorrerá na sexta-feira, dia 7. A publicação apresenta orientações para a Pastoral Bíblico-Catequética, trazendo todos os passos necessários para a implantação desse novo modelo catequético pelas comunidades. No livro há quatro propostas de itinerários específicos para as diversas faixas etárias: adultos catecúmenos, adultos catequizandos, crianças e adolescentes e jovens. São roteiros que integram celebrações inspiradas no RICA(Ritual de Iniciação Cristã de Adultos). É um caminho possível a ser feito em todas as realidades do território nacional.

Jornalista responsável: Cida Flosi – MTb 12.188 2T Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário