segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Diocese de Petrolina: Cardeal Dom Raymundo Damasceno preside Conferência sobre a Família

DIOCESE DE PETROLINA
ANO JUBILAR
 FAMÍLIA, IGREJA DOMÉSTICA, EXULTA DE ALEGRIA NO SENHOR

Vivenciando a semana de encerramento do Ano Santo Diocesano – 2013/2014, a Diocese de Petrolina “Exultando de alegria no Senhor”, recebeu no dia 21/11 (sexta-feira), o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, Presidente da CNBB, Bom Pastor de Aparecida, quando da Conferência sobre a “Família, pequena Igreja Doméstica”,
realizada no Centro Cultural do Colégio Diocesano Dom Bosco, cuja abertura foi iniciada com a Oração da Família, proferida por uma família da Paróquia de Santa Luzia: O Casal Fátima e Avelar e sua filha, também nossa amiga, da Pastoral da Juventude, Bruna e animação do Coral ampliado Rainha dos Anjos, sob Regências do Pe. Malan, que compôs o Hino do Jubileu à pedido de Dom Manoel, e da Professora de Música, da Paróquia de São Paulo Apóstolo.
Com excelente participação dos paroquianos vindos de todas as paróquias, e Bispos vindos do Regional Nordeste II, e autoridades constituídas, na composição da Mesa de Abertura da Conferência, representando o Senhor Prefeito, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Lúcia Giesta, a Casa Vereador Plínio Amorim, o Paroquiano da Paróquia Santa Terezinha e membro da Pastoral Familiar, o Vereador Ailton Guimarães, Dom Manoel dos Reis de Farias, bispo de Petrolina, conduziu as boas vindas ao nosso Cardeal Dom Damasceno, acentuando a alegria de tê-lo em nossa diocese, na comemoração do Ano Santo Jubilar: 150 anos de s de Dom Antonio Maria Malan, 1º bispo de Petrolina, 90 Anos de Evangelização na Diocese de Petrolina, 80 anos de vida do bispo Emérito, Dom Paulo Cardoso da Silva e os 90 Anos de vida de Monsenhor Bernardino Padilha da Luz.
Dom Damasceno, aclamado com alegria e entusiasmo do público reunido, com singeleza, agradeceu o convite de Dom Manoel, e acolhida festiva desde sua chegada à Diocese de Petrolina; fez um relato histórico do último Sínodo dos Bispos que aconteceu em Roma, presidido pelo querido Papa Francisco, nos dias 05 a 19/10/2014. Destacou que os Sínodos podem ocorrer em caráter Ordinário (a cada 03-três anos) ou Extraordinário de acordo com a convocação do Santo Padre, os quais ambos expressam a comunhão do Colégio Episcopal com o Papa. Disse também que, após realização do Sínodo, a Igreja dar conhecimento do que foi discorrido através de uma Exortação Pós-Sinodal, podendo esta atender as necessidades da Igreja, em caráter Pastoral ou Doutrinal, para que a Igreja, Povo de Deus possa caminhar num mesmo caminho ao encontro do Senhor na vida comunitária: Comunidade de Comunidades, uma Nova Paróquia.
Dom Raymundo Damasceno destacou ainda que, nesse último Sínodo dos Bispos, tivemos participações de várias Igrejas Cristãs e Não Cristãs, expressando assim a relação dos homens com Deus, homens e mulheres entre si; Dons que o Espírito Santo sopra onde quer inclusive esse sopro foram sobre os 253 participantes.
Discorrendo sobre o Sínodo, e a importância da Família, Pequena Igreja Doméstica, tema tão acentuado nos documentos da Igreja, inclusive em “Familiares Consortio” do Santo São João Paulo II, o nosso Cardeal Dom Damasceno destacou sobre os parágrafos 52, 53 e 55 do referido documento, os quais foram os mais discutidos e trabalhados, sem, contudo se chegar um texto comum, visto abranger situações delicadas na linha doutrinal e pastoral, voltados para a questão familiar.
Dentre as reflexões, Dom Raymundo comentou sobre a questão levantada sobre os divorciados e os casais de 2ª União, Lou seja a de participarem da Mesa Eucarística, não só espiritualmente, mas materialmente. Fazer o que Jesus ordenou na última Ceia: “Façam isto, em minha memória!” (grifo nosso). Dom Raymundo destacou ainda, a questão do Casamento enquanto Sacramento instituído pelo Senhor, e ministrado pela Igreja: “O que Deus uniu, não separe os homens” (parte do Rito do Matrimônio).
Dom Raymundo disse também, finalizando sua participação que há vários entendimentos quanto ao assunto, e que o Sínodo não tinha sido concluído, portanto, até lá todos os continentes vão estudar e referendar o Documento da Igreja, Pós-Sinodal, para que num futuro bem próximo, tanto as paróquias quanto as Dioceses, a temática sobre a Família e os questionamentos que não foram concluídos, possam alargar o assunto e se construir o documento final da Igreja, no sentido de se estabelecer diretrizes e orientações para ajudar o Polvo de Deus nesse encontro com o Senhor da Messe e Pastor do Rebanho.
Ao final, após presidir a Conferência com o tema: A FAMÍLIA, IGREJA DOMÉSTICA, EXULTA DE ALEGRIA NO SENHOR, o Cardeal Dom Raymundo, disse que estava disponível para qualquer ou eventual questionamento sobre o tema aprofundado. Na condução dos trabalhos, o convite do Cardeal passou despercebido, e fomos convidados a cantar o Hino do Ano Jubilar. O momento oportuno, cremos tenha sido pelo tempo, poderia ter sido mais bem aproveitado, visto as dificuldades de termos um Cardeal de nossa Igreja em nosso meio, e logo o nosso Presidente da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil – CNBB, também participante no último Conclave, quando foi escolhido pelo Espírito Santo, o querido e Santo Padre Francisco. No entanto, a Coordenação Diocesana de Catequese Familiar de Iniciação Cristã, talvez prevendo o ocorrido, entregou em mãos ao Cardeal Dom Raymundo, o seguinte questionamento, mesmo não havendo resposta, Dom Raymundo tomou conhecimento de nossa vontade em externar nosso jeito de caminhar através da Pastoral Catequética, que fundamenta toda sua Ação Pastoral na Bíblia Sagrada e nos Documentos da Igreja. Eis na íntegra:
DOM RAYMUNDO DAMASCENO, PAZ E BEM SUA BENÇÃO”! OS DOCUMENTOS DA NOSSA IGREJA, AO LONGO DOS ANOS VÊM PROMOVENDO UM RICO E INDISPENSÁVEL CONHECIMENTO SOBRE A PESSOA DE JESUS E SUA PROPOSTA INOVADORA, AO TRATAR DO ASSUNTO FAMÍLIA.
O NOSSO SANTO S. J. PAULO II, EXTERNOU COM CARINHO E AMOR CARIDOSO QUE A IGREJA SANTA DE DEUS, NÃO PODES CUMPRIR SUA MISSÃO, REALIZANDO-A, SENÃO POOR MEIO DA FAMÍLIA E SUA MISSÃO.
A LUMEN GENTIUM, NOS DIZ QUE: “Na família, como numa igreja doméstica, devem os pais, pela palavra e pelo exemplo, ser para os filhos os primeiros arautos da fé e favorecer a vocação própria de cada um, especialmente a vocação sagrada.” (LG11).
·       A DIOCESE DE PETROLINA TEM ABRAÇADO AO LONGO DESSES ÚLTIMOS 10-DEZ ANOS O MODELO DE CATEQUIZAR, CAMINHANDO JUNTO COM AS FAMILIAS, TENDO EM VISTA O CRESCIEMNTO DE SEUS MEMBROS NA FÉ, APROXIMANDO-OS DA PESSOA E DA PROPOSTA DE JESUS CRISTO, ATRAVÉS DA CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ.

·       NESSE NOVO TEMPO, QUANDO VIVENCIAMOS – COMUNIDADE DE COMUNIDADES, UMA NOPVA PARÓQUIA, NÃO SERÁ O MOMENTO OPORTUNO DE LANÇARMOS MÃO NUM SÓ MODELO NO BRASIL, TORNANDO NOSSA “CATEQUESE TRADIOCIONAL”, CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ, TÃO EVIDENCIDA NOS DOCUMENTOS DA NOSSA IGREJA?
WILSON ALENCAR – CATEQUISTA – DIOCESE DE PETROLINA
COORDENADOR DIOCESANO DA CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ.

Embora, como expomos acima, mesmo sem o espaço concedido pelo nosso Cardeal, dado ao tempo, cujo direcionamento de participação, sem excluir nenhum dos conferencistas, pois o espaço poderia ter sido direcionado aos membros participantes da Pastoral Familiar, Catequese Familiar e Juventude, o qual teria dado uma indicação quanto à nova proposta de Evangelização tão bem aceita mundialmente a pedido do Papa Francisco, tão bem contido nas entrelinhas de “Alegria do Evangelho”.
Mesmo assim, ao lado de Dom Manoel, Dom Raymundo Damasceno, ao ser cumprimentado antes da abertura da Conferência, percebendo que estávamos com a identificação da “Catequese Familiar”, cuja estampa toca nosso coração tomou conhecimento e nos parabenizou pelo trabalho realizado frente à Catequese Familiar de Iniciação Cristã, corroborada pelo Senhor Bispo Dom Manoel, por acreditarmos nas mudanças requeridas e propostas pela Igreja e pela Evangelização das Famílias, envolvendo todos os seus atores: Pais, Mães, Filhos, Tios, Avós, Primos e os Padrinhos e Madrinhas de Batismo/Crisma.
Quando será que teremos nosso Cardeal Dom Raymundo Damasceno entre nós? Esperamos em Deus, no centenário: Diocese de Petrolina: 100 Anos Evangelizando! É festa na Terra é festa no Céu – 100 Anos evangelizamos, com Dom Manoel.
Wilson Oliveira
Coord. Diocesana de Catequese Familiar de Iniciação Cristã

IMAGENS DO EVENTO - COORDENAÇÃO DIOCESANA DE CATEQUESE





































Nenhum comentário:

Postar um comentário