domingo, 24 de junho de 2012

Nota da CNBB - Condolências pelo falecimento de D. Joviano

Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior
 
cnbbA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, no final da tarde desta quinta-feira, 21 de junho, nota de pesar pelo falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano Lima Júnior. Depois de três meses enfrentando a luta contra o câncer, o arcebispo faleceu hoje, e seu corpo será velado nesta sexta-feira, na Catedral São Sebastião. O sepultamento está previsto para a manhã do próximo sábado.

A seguir, a íntegra da nota da CNBB:

Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pelo falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior, SSS. Apesar da tristeza da notícia, renovamos a nossa fé no Cristo Ressuscitado, no qual depositamos a nossa certeza e esperança.

Mineiro de Uberaba, dom Joviano era membro da Congregação do Santíssimo Sacramento, na qual ingressou em 1964. Teve uma atuação ministerial bastante profícua em diversas outras cidades do Brasil e do exterior. Como conselheiro e vigário geral, foi, por diversos anos, responsável pelas regiões da Congregação na Ásia e na África.

Nomeado bispo em 1995, foi enviado para a diocese de São Carlos, e em 2006 foi transferido para a arquidiocese de Ribeirão Preto. Nestas duas dioceses, desempenhou um serviço animando a pastoral, sempre com a marca de seu dinamismo missionário.

Na Conferência Episcopal, dom Joviano foi uma presença importante e produtiva. Foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, membro do Conselho Econômico da CNBB e presidente da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.

Como bispo delegado da CNBB para os Congressos Eucarísticos Internacionais, esteve no Canadá em 2008, e também na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008 em Roma.

“Deus está conosco”: que este lema episcopal de dom Joviano ilumine nesta hora o Povo de Deus da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e sirva de inspiração também em seu dinamismo e ardor apostólico. Nosso abraço fraterno também aos familiares e aos Religiosos Sacramentinos.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário