domingo, 12 de julho de 2015

Encontro da macrorregião Norte e Nordeste motiva o protagonismo dos leigos

FONTE: SEXTA, 10 JULHO 2015 19:15

Os leigos e leigas nascidos dos carismas de congregações religiosas das macrorregiões Norte e Nordeste estiveram reunidos de 26 a 28 de junho, para o Encontro de Representantes das Associações Laicais Nascidas a partir dos Carismas das Congregações Religiosas. O evento foi promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta edição foi voltada aos membros dos cinco regionais do Nordeste e quatro regionais do Norte da CNBB, e realizada em Caucaia (CE).

 Além da Comissão para o Laicato, participaram da promoção do evento a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). A inciativa visa o mapeamento dos grupos existentes e a formação do segmento do laicato das regiões, destinado à evangelização e em comunhão com as diretrizes propostas para a Igreja no Brasil.
A partir do Documento de Estudos 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, o encontro debateu o tema “A missão das associações laicais na vivência dos carismas das congregações religiosas frente aos desafios atuais”.
O assessor da Comissão para o Laicato da CNBB, Laudelino Azevedo; a coordenadora da CRB do regional Nordeste 1, irmã Áurea Marques; e o representante do CNLB Nordeste 1, Erivaldo Barbosa, também participaram do evento, ao lado de religiosas, sacerdotes e cristãos leigos e leigas de 26 associações.
“Os cristãos leigos e leigas destas associações já possuem uma boa base de formação e representam um grande potencial evangelizador na Igreja e na sociedade”, acredita o assessor da Comissão para o Laicato, Laudelino Azevedo.
Segundo um dos articuladores da iniciativa, João Cojardo, “o encontro foi bastante proveitoso, marcado pela sensibilização do tema, entrosamento e partilha dos presentes, além da espiritualidade missionária e pela proposta de seguimento a Jesus Cristo, com vistas à construção do Reino de Deus já na terra”.
Segundo Laudelino, os participantes saíram do encontro motivados a vivenciar tudo que partilharam sobre o protagonismo dos leigos e leigas na Igreja e no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário