sexta-feira, 8 de maio de 2015

Diocese de Petrolina: Nota Oficial sobre a Canonização da Beata Émilie de Villeneuve

NOTA OFICIAL DA DIOCESE DE PETROLINA SOBRE A CANONIZAÇÃO DA BEATA JEANNE EMILIE DE VILLENEUVE
Ao clero,
Aos religiosos e religiosas,
Às paróquias e comunidades eclesiais,
À imprensa,
Ao povo de Deus que está na Diocese de Petrolina.
Estimados irmãos em Cristo, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai!
Com júbilo, celebraremos no próximo dia 17 de maio, no Vaticano, a canonização da Beata Jeanne Emilie de Villeneuve, fundadora da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis. O segundo milagre, que permitirá a sua inscrição no livro dos santos e santas de Deus, ocorreu em Petrolina, no Bairro Jardim Petrópolis, tendo como miraculada a menina Emilly Maria de Souza, logo após ter recebido uma descarga elétrica que quase tirou a sua vida, aos nove meses de idade.

A Beata Francesa Jeanne Emilie fundou a congregação de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em 1836. Atualmente, está presente em 16 países e conta com o trabalho de setecentas religiosas. São cerca de 35 mil alunos inscritos nos cinquenta colégios da congregação, que também possui casas para crianças abandonadas, hospitais e casas de hospedagem.
Para que a Diocese e toda a Igreja chegassem a contemplar esse momento, foi constituído um Tribunal Eclesiástico diocesano, ainda no governo pastoral de Dom Paulo Cardoso.
Assim foi formado o Tribunal: Delegado Episcopal, Padre Manoel Rodrigues dos Santos, Médico Perito, Dr. Erico Wanderley Lima, o Promotor de Justiça, Padre Francisco Ferreira Leite Filho, Notária, Sra. Goretti Alice Rego e os médicos Dr. Rossini Troccolli Lacerda Junior e Dra. Verusca Bezerra Mendonça Ribeiro, como testemunhas do fato.
O Tribunal Eclesiástico preparou e enviou o processo para Roma, ficando sob a direção da Congregação para a Causa dos Santos, que tendo lido e analisado criteriosamente por peritos, reconheceu o milagre.
Representarão a Igreja Particular de Petrolina, na Canonização da Beata Emilie, o bispo diocesano, o bispo emérito, os padres Milton Porfírio, Antonio Moreno, Francisco Augusto, José Guimarães, Maurílio Quirino e Manoel Rodrigues. Farão parte da comitiva as Irmãs Azuis que atuam em nossa realidade pastoral, a menina Emilly, juntamente com seus pais Luiz Vitorino e Edilene Maria, e alguns familiares, além de vários leigos que testemunharão, na Praça de São Pedro, a confirmação da santidade dessa grande discípula do Ressuscitado.
Os fiéis poderão acompanhar a transmissão ao vivo, por meio das TV’s católicas: Rede Vida, Canção Nova, Século 21 e Aparecida, a partir das 5h da manhã do dia 17 de maio. A nossa página no Facebook, coordenada pela PasCom Diocesana, dará detalhes de toda a cerimônia. Divulguem, por meio das redes sociais e nas paróquias, de diferentes formas e meios, a presença da nossa Diocese nessa ação de graças, presidida pelo Papa Francisco. No Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em todo o mundo na festa da Ascensão do Senhor, receberemos a mensagem de que é possível viver voltados para Deus e para os irmãos, comunicando, com a Palavra e a vida, o Evangelho da alegria, em busca da verdadeira santidade.
A todos, a minha bênção apostólica, sob a intercessão de Nossa Senhora Rainha dos Anjos e da Beata Jeanne Emilie de Villeneuve, que será elevada, pela bondade de Deus, à honra dos altares.
Petrolina, na Festa de São José Operário de 2015.
+Dom Manoel dos Reis de Farias - Bispo Diocesano de Petrolina - PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário