segunda-feira, 16 de maio de 2016

UNIDADE NA DIVERSIDADE


Página curtida · 9 h · 

UNIDADE NA DIVERSIDADE

A santa Igreja é, por instituição divina, organizada e dirigida em variedade admirável. "Porque, como, em um só corpo, nós temos muitos membros e nem todos os membros exercem a mesma função, assim nós, que muitos somos, constituímos em Cristo um corpo único, sendo individualmente membros uns dos outros" (Rm 12,4-5).


É, portanto, UNO o povo eleito de Deus: "Um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4,5); comum é a dignidade dos membros pela sua regeneração em Cristo, comum a graça de filhos, comum a vocação à perfeição; uma só salvação, uma só esperança e caridade indivisível. Nenhuma desigualdade existe em Cristo e na Igreja, por motivo de raça ou de nação, de condição social ou de sexo, pois não há "judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher; todos vós sois 'um' em Cristo Jesus"(Gl 3,28; Cl 3,11).

Mas se, na Igreja, nem todos caminham pela mesma via, TODOS SÃO CHAMADOS À SANTIDADE e têm igualmente a mesma fé pela justiça de Deus (cf. 2Pd 1,1). E se é certo que alguns, por vontade de Cristo, são constituídos para os demais como doutores, administradores dos mistérios e pastores, reina afinal entre todos VERDADEIRA IGUALDADE no que respeita à dignidade e à ação comum do conjunto dos fiéis para a edificação do corpo de Cristo. 


#LumenGentium, 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário