quarta-feira, 13 de abril de 2016

NA MISSA, O PADRE BEIJA O ALTAR




O que significa o beijo de uma mãe em seus filhos? Carinho, amor, afeto, ternura, calor, felicidade profunda que ela quer transmitir aos seus filhos.

Na Bíblia, o beijo sempre significou, entre pais e filhos, as boas vindas ou as despedidas.

Os cristãos das primeiras comunidades saudavam-se com um beijo chamado ósculo santo. São Paulo diz: "Saudai-vos uns aos outros no Senhor com ósculo santo" (1Cor 16,21).

O beijo foi introduzido na missa para significar a união e a caridade. O padre, quando beija o altar, significa que beija a Cristo, a pedra angular, fundamental da Igreja. Nesse beijo, o sacerdote está amando, entrando em comunhão com Cristo, pois "o que é o altar de Cristo senão a imagem do Corpo de Cristo?" (Santo Ambrósio). O beijo no altar era para expressar o respeito às relíquias dos mártires que estavam sob o altar.

Após ler o Evangelho, o padre beija-o em sinal de veneração e respeito, e beija o próprio Cristo através da Palavra do Evangelho.

Comungar com Cristo é escutar e viver a sua Palavra. Portanto, o padre beija o altar porque é sinal da presença de Cristo e beija o Evangelho como presença real de Cristo no Evangelho. Tudo isso representa respeito, veneração, caridade, amor, afeição, ternura, amizade e lealdade, no culto e na comunhão.

Recordemos o beijo cheio de afeto e amor à cruz na Sexta-Feira Santa: Cristo merece de todos um beijo de amor sincero por tudo que nos fez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário