10 grandes citações da Teologia do Corpo, de São João Paulo II
Conhecer melhor o plano de Deus para o casal pode ser um grande presente de casamento!
Quer uma sugestão de excelente presente de casamento?
A Teologia do Corpo, de São João Paulo II.
Aprender mais sobre o plano de Deus para o meu marido
e para mim, assim como sobre o chamado de Deus à comunhão com Ele, foi algo que
transformou a nossa relação antes de nos casarmos.
A Teologia do Corpo é uma coletânea de 129 discursos
que São João Paulo II fez nas suas audiências das quartas-feiras durante o
período de 1979 a 1984. É um tesouro de profundidade teológica sobre o
significado de ser homem e mulher em relação um com o outro e em relação com
Deus.
Desse tesouro, destaco 10 citações maravilhosas:
1. Os homens e as mulheres são criados à imagem de Deus
“O ser humano, a quem Deus criou ‘homem e mulher’,
carrega a imagem divina impressa no seu corpo “desde o princípio”; homem e
mulher constituem duas formas diferentes do humano ‘ser corpo’ na unidade
daquela imagem” (2 de janeiro de 1980).
2. O homem e a mulher são feitos um para o outro
“Sozinho, o homem não realiza totalmente esta essência
[de ser pessoa]. Ele só a realiza existindo ‘com alguém’ – e ainda mais
profunda e completamente: existindo ‘para alguém’… Comunhão das pessoas
significa existir num recíproco ‘para’, numa relação de recíproco dom” (9 de
janeiro de 1980).
3. O nosso corpo nos permite tornar-nos um dom para os outros no
amor
“O corpo humano (…) encerra ‘desde o princípio’ (…) a
capacidade de exprimir o amor: aquele amor em que o homem-pessoa se torna dom
e, mediante esse dom, realiza o próprio sentido do seu ser e existir” (16 de
janeiro de 1980).
4. O corpo revela o mistério do amor de Deus pelos seres humanos
“O corpo, e só ele, é capaz de tornar visível o que é
invisível: o espiritual e o divino. Ele foi criado para transferir para a
realidade visível do mundo o mistério escondido desde a eternidade em Deus [o
amor de Deus pelo homem] e, assim, ser seu sinal” (20 de fevereiro de 1980).
5. O casamento é a mais antiga revelação do plano de Deus
“O casamento [é] a mais antiga revelação (e
‘manifestação’) do plano [de Deus] no mundo criado, com a revelação e
‘manifestação’ definitiva, a revelação de que ‘Cristo amou a Igreja e se
entregou por ela’ (Ef 5, 25), conferindo ao seu amor redentor um caráter e um
sentido esponsal” (8 de setembro de 1982).
6. O casamento é a união numa só carne
“O casamento [é] o sacramento em que o homem e a
mulher, chamados a se tornar ‘uma só carne’, participam do amor criador de Deus
mesmo. E participam tanto pelo fato de, criados à imagem de Deus, terem sido
chamados em virtude desta imagem a uma união particular (‘comunhão de
pessoas’), quanto porque esta mesma união foi desde o princípio abençoada com a
bênção da fecundidade” (15 de dezembro de 1982).
7. Os maridos são chamados a amar suas esposas como Cristo ama,
e as mulheres a submeterem-se porque amam a Cristo
“O marido é especialmente aquele que ama e a esposa é
aquela que é amada. Pode-se até arriscar a ideia de que a ‘submissão’ da esposa
ao marido, entendida no contexto de toda a passagem da carta aos efésios (Ef 5,
22-23), signifique acima de tudo ‘experimentar o amor’. Tanto mais que esta
‘submissão’ se refere à imagem da submissão da Igreja a Cristo, que,
certamente, consiste em experimentar o seu amor” (1º de setembro de 1982).
8. A vocação ao matrimônio exige a compreensão da Teologia do
Corpo
“Aqueles que procuram o cumprimento da sua vocação
humana e cristã no casamento, em primeiro lugar, são chamados a fazer dessa
‘teologia do corpo’, cujo ‘princípio’ está nos primeiros capítulos do livro do
Gênesis, o conteúdo da sua vida e do seu comportamento. O indispensável, no
caminho desta vocação, é a consciência profunda do significado do corpo, na sua
masculinidade e feminilidade! Como é necessária uma consciência precisa do
significado esponsal do corpo, do seu significado gerador!” (2 de abril de
1980).
9. A sexualidade humana é um dom de si no casamento e é procriativa
“Porque ao mesmo tempo ‘o ato conjugal une
profundamente os esposos (…) e os torna capazes de gerar novas vidas’, e ambas
as coisas acontecem ‘por causa da sua estrutura íntima’, segue-se que a pessoa
humana (com a necessidade própria da razão, a necessidade lógica) ‘deve’ ler
contemporaneamente os ‘dois significados do ato conjugal’ e a ‘conexão
inseparável entre os dois significados do ato conjugal’. Trata-se de ler na
verdade a ‘linguagem do corpo’” (11 de julho de 1984).
10. Cristo é o modelo para o matrimônio cristão
“Cristo manifesta o amor com que a amou [a Igreja]
dando-se por ela. Aquele amor é a imagem e, acima de tudo, o modelo do amor que
o marido deve manifestar à esposa no matrimônio, quando ambos estão submetidos
um ao outro ‘no temor de Cristo’” (25 de agosto de 1982).
Nenhum comentário:
Postar um comentário