terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Projetos da Diocese de Petrolina - Missão e Evangelização

PROJETO N° 1

CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ

ALGUMAS EXIGÊNCIAS

1. Conscientização: despertar para a necessidade de uma ação catequética que levem em conta a realidade local;
2. Envolvimento e participação: a presença do Padre é fundamental; é necessário também envolver o maior numero possível de catequistas, casais cristãos e outras pessoas e grupos da comunidade. Todos são convidados a opinar e auxiliar nas decisões.
3. Reflexão: antes, durante e depois da ação. É preciso refletir sobre a realidade, estabelecer o objetivo geral, escolher metas, ações, estratégias e recursos adequados à ação catequética. Toda a reflexão será à luz da Palavra de Deus, das orientações da Igreja e dos Documentos atuais cobre a Catequese.

PLANEJAMENTO

IDENTIFICAÇÃO
a) A Família, chamada a ser Pequena Igreja Doméstica, sofre hoje uma grande pressão social; o pluralismo cultural afeta a vida familiar; há muita competitividade, enquanto falta de diálogo; constatamos um grande distanciamento das tradições religiosas e morais.
b) Por outro lado, muitos pais sentem a vontade de educar seus filhos na Fé e nos valores religiosos, ajudando-nos a adquirirem as virtudes cristas, como honestidade, lealdade, justiça, bondade e fé, alicerçadas no amor-comunhão, através da escuta, do perdão e da confiança nos relacionamentos diários.
c) Falta uma Catequese evangelizadora que contribua para a transformação da vida familiar, na perspectiva cristã;
d) Nossos pastores ensinam que a Família continua sendo a célula vital da sociedade e da Igreja e, como tal, o único ambiente para uma autentica Catequese (cf. FC 42, 52).

OBJETIVO GERAL
Fazer que a Família, maior bem planejado e criado por Deus, primeira escola de virtudes humanas, ponha-se não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo, tornando-o conhecido, amado e seguido.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover o encontro com Jesus Cristo através de um itinerário de Iniciação Cristã que envolve testemunho, ensino, acompanhamento e partilha, num processo permanente de educação da fé das crianças,jovens e adultos, por meio da escuta da Palavra de Deus e da vida de Oração e Celebração, inserindo-os na vida comunitária, através das pastorais, grupos e movimentos.

METAS
1. Resgatar o significado cristão do Domingo, como dia do verdadeiro encontro com o Senhor;
2. Promover e dar conhecimento da Catequese Familiar às pastorais, grupos e movimentos em nível paroquial e diocesano;
3. Fomentar a participação conjunta da Pastoral Litúrgica, Bíblica e Familiar nos encontros semanais, de acordo com os temas motivadores dos subsídios da Eucaristia e Confirmação, conforme Planejamento prévio;
4. Envolver todas as Famílias na Semana Diocesana de Catequese e da Família, conforme o calendário, destacando também a participação no Dia do Catequista, Dia das Mães e Dia dos Pais, priorizando um momento de confraternização;
5. Motivar a vivência do Ano Litúrgico, dando-lhe uma atenção especial, observando o calendário paroquial e diocesano.
6. Vivenciar a Campanha da Fraternidade durante todo o ano, especialmente nos encontros iniciais;
7. Caminhar para a unificação do Projeto da Catequese Familiar entre todas as Paróquias, a partir da experiência das Paróquias São Paulo Apóstolo, Santa Luzia e Santa Terezinha, especificamente adotando subsídios e o mesmo calendário de atividades.

RECURSOS
a) HUMANOS: todos os Catequistas atuantes: pelo menos 4 casais com experiência pastoral, oriundos do ECC, das Equipes de Nossa Senhora, da Pastoral Familiar etc.;
b) MATERIAIS:
1. Infraestrutura: salas para os encontros, conforme o numero de inscritos.
2. Financeiro: o custeio dos livros é de responsabilidade dos pais, e o material de consumo deve ser assumido pela Paróquia, com a participação dos Catequistas.

ATIVIDADES
As atividades a serem desenvolvidas serão executadas em parceria entre a Coordenação e os Catequistas ao longo do ano, para que assim o objetivo delineado seja alcançado.eis algumas atividades que não podem faltar:
1. Encontros de formação e espiritualidade par os Catequistas em nível paroquial, segundo as necessidades de cada etapa: Eucaristia e Crisma.
2. Visitas às Famílias, antes e depois das inscrições, incentivando-as à prática da reza do Terço Mariano em Família, bem como o uso constante da Bíblia (pré-requisito indispensável no processo de formação catequética);
3. Participação nos Encontros de Formação promovidos ou sugeridos pelo Setor de Animação Bíblico-Catequética diocesano.

RESPONSÁVEIS E EXECUÇÃO DAS TAREFAS
A responsabilidade primeira do Projeto é do Pároco, auxiliado por um Articulador Paroquial e todos os Catequistas.

TEMPO
O tempo determinado para a preparação à 1ª Eucaristia e à Crisma é de no mínimo 02 (dois) anos, sabendo-se que este tempo pode variar, de acordo com os subsídios (Eucaristia 28 encontros, Crisma 32 encontros).

AVALIAÇÃO
Embora pareça que a avaliação se realize na ultima etapa do planejamento, ela deve ser feita durante todo o processo, para que se perceba se o planejamento está sendo cumprido e o que está faltando para atender as necessidades.

ADP 2011 – PROJETO 2: 
“JUVENTUDE MISSIONÁRIA” – CRISMANDOS


Objetivo: Constituir pequenos “Grupos de Juventude Missionária” com todos os crismandos como parte obrigatória da preparação para a Crisma, que acontecerá no mês de outubro.

Justificativa

• A consciência missionária torna-se cada vez mais urgente, dentro do objetivo de se colocar nossas paróquias em estado permanente de missão, envolvendo de modo especial a juventude.
• Será um meio excelente de assegurar a “perseverança”dos jovens depois de crismados.

Quando: a partir do ano 2011, tendo em vista também as “Semanas das Missões” de outubro.

Quem: estimulo dos Padres, catequistas de crisma, com ajuda dos Comipas e das Irmãs Missionárias de Santa Terezinha do Menino Jesus.

Meios: Subsídios das Pontifícias Obras Missionárias e outros.


ADP 2011 -PROJETO 3: “COMIPA / EVP”


Objetivo: Revitalizar ou criar, em todas as Paróquias e em nossas Escolas católicas, o Conselho Missionário Paroquial, o qual funcionará também como EVP.


Quando: 2011 – até o mês das Missões

Como: Fazendo-o integrar por representantes de todas as Paróquias Associações e Movimentos existentes em nível da Paróquia.

Quem: estimulo dos Padres e assessoria e acompanhamento das Irmãs Missionárias de Santa Terezinha (casa de Petrolina)

Meios: subsídios existentes e outros.


ADP 2011 – SUBSÍDIO :PROJETO 4: “CUME 2011”

PROJETO CUME: 
“MISSÓES” – “EVANGELIZAÇÃO” – “VOCAÇÕES”

Objetivo geral: Como Igreja – Povo de Deus que está nas Dioceses de Petrolina e de Salgueiro, assumir e apoiar a causa da Missão Evangelizadora e das Vocações.

Objetivo especifico: Realizar, em todas as Paróquias, a “Campanha Unificada Missões-Evangelização” – “CUME 2011”.

Metas: atingir diretamente e com determinação pelo menos 10% (dez por cento) dos nossos paroquianos.

Meios: divulgação ampla, cartazes, envelopes, etc.

Quem: Equipe de Coordenação, os Padres e todas as forças vivas da Paróquia;as Equipes Vocacionais Paroquiais e Comipas, coordenadores dos setores da Paróquia, as Famílias dos Seminaristas e vocacionados, etc.

Quando: inicio da divulgação, a partir da Páscoa, Data oficial da conclusão: Domingo das Missões, 23 de outubro de 2011.

Justificativas:

a) Uma Igreja que atinge sua maturidade é uma Igreja que assume a causa da Missão evangelizadora e, consequentemente, assume a causa das Vocações.
b) Nossas “fontes” para as vocações, praticamente únicas, têm sido: uma contribuição mensal do Colégio Diocesano Dom Bosco; as espórtulas de Crismas que, nas praxe assumida pelo Bispo de Petrolina, são destinadas 80% para as Vocações, ficando os outros 20% para o Padre da Paróquia; o movimento das “Capelinhas Missionárias de Santa Teresinha” e pequenas ofertas esporádicas.
c) As Campanhas Unificadas 2009 e 2010 mostraram muito viáveis, dependendo apenas do envolvimento de todos – a começar do Padre.
d) Todos nós, fieis, Pastores, sabemos que as Campanhas de outubro (Missões) e de dezembro (Evangelização) já existe, são oficiais, são obrigatórias. Portanto, nenhuma outra campanha,projeto ou movimento existente na Paróquia pode substituí-las.
e) E uma motivação, relembrando o que já é conhecido:
50% do valor arrecadado ficam para os projetos da própria Paróquia.
Os outros 50%devem ser enviados para a Missão Universal; 10% para a Evangelização no Brasil; 25% para a formação dos seminaristas de Petrolina e de Salgueiro, alem da formação permanente dos Padres.


ADP 2011 – PROJETO 5: “SEMANAS DAS MISSOES 2011”

a) Conforme foi apresentado no encontro dos Padres da Diocese de Petrolina, introduzir, em todas as Paróquias da Diocese de Petrolina, a prática da realização de uma “SEMANA DAS MISSÕES”, no mês de outubro. Nesse ano de 2011, será de 16 a 23 de outubro de 2011, culminando com o “Domingo das Missões”.
Sugestão semelhante será apresentada à Diocese de Salgueiro.

b) Nossas Escolas Católicas (Colégio Diocesano Dom Bosco e Colégio Maria Auxiliadora) aceitaram a propostas de realizarem, uma “Semana das Missões” em cada, tendo sido fixadas para este ano as seguintes datas:
• Colégio Maria Auxiliadora: 03 a 09 de outubro
• Colégio Diocesano Dom Bosco: 10 a 16 de outubro.

Objetivos:
• Celebrar festivamente a “Missão” como razão de ser Igreja de Jesus Cristo
• Manter viva em nossas comunidades eclesiais a sintonia com a Missão Universal da Igreja (“Ide por todo mundo...”)
• Despertar a consciência missionária e o compromisso alegre com a Missão;
• Conhecer a história das Missões no Brasil, no Nordeste, em nossa região
• Tornar conhecidas as atividades missionárias da Igreja e do mundo
• Despertar vocações para a Missão
• Despertar em nossa juventude o entusiasmo e o ardor missionário
• Implantação da “Infância Missionária” e da “Juventude Missionária” em todas as Paróquias e em nossas Escolas Católicas
• Apoiar o projeto vocacional diocesano
• Apoiar o sonhado Projeto Missionário da Diocese na Amazônia
• Apoiar e divulgar o projeto “CUME” das Dioceses de Petrolina e Salgueiro

Justificativa: Parece que por si é evidente.para ser de Jesus Cristo, a Igreja há de ser missionária! Assim sendo, tudo seja feito pela causa da Missóes!

Atividades:
• Celebrações festivas
• Abertura festiva do mês das Missões
• Multiplicar os grupos de “Infância Missionária
• Formar (sobretudo com os crismandos) grupos de “Juventude Missionária”
• Crismas de preferência durante o mês de outubro
• Exposições sobre a Missão local, paroquial, diocesana, universal
• Exposição sobre o Seminário Diocesano
• Exposição das Congregações religiosas existentes no âmbito da Diocese
• Divulgação das ações missionárias locais,por exemplo como se fez por ocasião do Projeto “Santas Missões Populares”
• Destaques para os missionários leigos e consagrados (galeria de fotos, etc.)
• Envolvimento das Escolas existentes no âmbito da Paróquia
• Gincanas esportivas atividades intercolegiais m nossas escolas católicas
• Produções literárias e musicais
• Motivação para uma participação mais efetiva na “CUME”

Participações especiais:
• O Padre de cada Paróquia
• Seminário Diocesano
• Serviço de Animação Vocacional Missionária (SAVM)
• Equipes Vocacionais Paroquiais (EVP)
• Conselho Missionário Diocesano (COMIDI)
• Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs)
• Conselho Pastoral Paroquial (CPP)
• Pastorais: Familiar, da Juventude, da Catequese
• Núcleo local da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Obs.: Não se trata propriamente de mais uma “Semana missionária” na Paróquia. Daí o titulo: “Semana das Missões”. Trata-se antes de vivenciar intensiva e alegre, a dimensão missionária de nossa igreja.

Providências básicas:

a) Constituição de equipes de coordenação e articulação geral
b) Constituição de equipes responsáveis pelas atividades especificas
c) Divulgação intensiva nas Paróquias e Escolas Católicas
d) Apresentação, pelas Paróquias, de uma previsão de atividades para a Semana das Missões


ADP 2011 – PROJETO 6:
“COMUNIDADES REFLORESTANDO O SERTÃO”

Objetivo Geral: Vivenciar, através de projetos concretos, da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é: “Fraternidade e Vida no Planeta”

Objetivos Específicos:

1. Dentro do espírito da Campanha da Fraternidade 2011, cada Paróquia executar um Projeto de “reflorestamento” em seu território, seja rural, seja urbano.
2. Desenvolver projetos concretos de colaboração com a limpeza pública
3. Ampliar e potencializar o Projeto “Comunidades reflorestando o Sertão”, realizada cada ano, por ocasião do Natal das Comunidades em Santa Cruz da Venerada.

Justificativa:

a) Sintonia com a CF – 2011 cujo Lema é: “A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22).
b) Será uma forma concreta de participar em tão importante campanha transformando-a, através de gestos concretos, em instrumento conscientização para crianças, jovens e adultos.

Meios:

a) Parcerias com a prefeitura
b) Parceria com órgãos públicos municipais, estaduais e federais
c) Parceria com a EMBRAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário