quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Petrolina amanheceu no calor da alegria, bem vindo Bom Pastor, Dom Francisco, 8º Bispo Diocesano



Petrolina amanheceu calorosa nesta 1ª terça do Novo Ano/2018, pois além do calor natural em pleno verão, o calor humano da alegria noticiada pela nomeação do nosso 8º Pastor Diocesano, Dom Francisco Canindé Palhano, Pastor do Rebanho que está em Senhor do Bonfim e que agora pastoreará Petrolina.

A Catequese Familiar de Iniciação Cristã agradece a Deus e dar boas vinda ao novo pastor, o qual, hoje, logo após nomeação pelo Papa Francisco, foi entrevistado por Daniel Campos - Emissora Rural, a Voz do São Francisco. Dom Francisco citou em sua primeiríssima mensagem, com muita alegria a Exortação Apostólica pós-sinodal Sacramentum Caritatis: Sobre a Eucaristia, do Papa Emérito Bento XVI.

Esta Exortação Apostólica pós-sinodal tem por objetivo recolher a multiforme riqueza de reflexões e
propostas surgidas na recente Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos — a começar dos Lineamenta até às Propositiones, passando pelo Instrumentum laboris, as Relationes ante et post disceptationem, as intervenções dos padres sinodais, auditores e delegados fraternos —, com a intenção de explicitar algumas linhas fundamentais de empenho tendentes a despertar na Igreja novo impulso e fervor eucarístico. Consciente do vasto patrimônio doutrinal e disciplinar acumulado no decurso dos séculos à volta da Eucaristia, neste documento desejo, sobretudo, recomendar, acolhendo o voto dos padres sinodais, que o povo cristão aprofunde a relação entre o mistério eucarístico, a ação litúrgica e o novo culto espiritual que deriva da Eucaristia enquanto sacramento da caridade. Com esta perspectiva, pretendo colocar esta Exortação na linha da minha primeira Carta Encíclica — a Deus caritas est —, na qual várias vezes falei do sacramento da Eucaristia pondo em evidência a sua relação com o amor cristão, tanto para com Deus como para com o próximo: « O Deus encarnado atrai-nos todos a Si. Assim se compreende por que motivo o termo ágape se tenha tornado também um nome da Eucaristia; nesta, aagape de Deus vem corporalmente a nós, para continuar a sua ação em nós e através de nós ».


Ao citar o Catequético Documento, nosso Novo Pastor cita também seu lema episcopal: Oportet illum regnare (1Cor 15,25) - "É NECESSÁRIO QUE ELE REINE", nos aponta desde já, as luzes de seu pastoreio, conosco, grande rebanho do Senhor que está em Petrolina: Aprofundar a relação entre o mistério eucarístico, ação litúrgica e o novo culto espiritual que deriva da Eucaristia, enquanto Sacramento da caridade. Nós que fazemos a Coordenação Diocesana de Catequese Familiar de Iniciação Cristã, estamos cônscios de que o Itinerário Catequético, cujo modelo - CATEQUESE FAMILIAR está sim dentro da linha ministerial de nosso Novo Pastor, Dom Francisco, ao deixar bem claro em sua mensagem inicial que despertará esse novo impulso renovador entre Eucaristia, Liturgia e Culto Espiritual, os quais vivenciamos na Catequese Familiar: Na Eucaristia, revela-se o desígnio de amor que guia toda a história da salvação (Ef 1, 9-10; 3, 8-11). Nela, o Deus-Trindade que em Si mesmo é amor (1 Jo 4, 7-8), envolve-Se plenamente com a nossa condição humana. No pão e no vinho, sob cujas aparências Cristo Se nos dá na ceia pascal (Lc 22, 14-20; 1 Cor 11, 23-26), é toda a vida divina que nos alcança e se comunica a nós na forma do sacramento: Deus é comunhão perfeita de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Já na criação, o homem fora chamado a partilhar, em certa medida, o sopro vital de Deus (Gn 2, 7).

Seja bem vindo Dom Francisco,  

Fraternal de todos os Ministros Catequistas da Diocese de Petrolina.
Wilson Alencar - Coordenador Diocesano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário