Inspirado na prática e na vivência da comunicação
da Igreja no Brasil, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil destina-se,
em primeiro lugar, aos responsáveis pela formulação e pela condução das
práticas de comunicação nos diferentes âmbitos da vida eclesial e nas relações
da Igreja com a sociedade.
O Diretório de Comunicação tem como principal
objetivo motivar a Igreja a uma reflexão sobre a natureza e a importância da
comunicação para a vida da comunidade eclesial, nas relações entre seus
membros, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade.
Composto por um conjunto de dez capítulos,
divididos em artigos, esse Diretório busca dar conta dos diferentes aspectos do
fenômeno comunicativo relacionado à prática pastoral.
Os conteúdos dos diferentes capítulos servem,
igualmente, como base para a formação de sacerdotes, religiosos e leigos,
oferecendo elementos para a produção de subsídios multimidiáticos que, através
de uma linguagem simples e apropriada, fortaleçam a Pastoral da Comunicação em
todos os seus níveis e projetos.
O texto não tem a pretensão de ser um conjunto de
normas a serem seguidas, muito menos, um manual introdutório à prática
comunicativa. A contribuição que oferece à Igreja é essencialmente de caráter
indicativo e motivador. O texto está atento aos apelos da Santa Sé no sentido
de que seja promovido, em todas as instâncias da Igreja, um processo de estudo
e reflexão sobre os desafios que as novas condições civilizatórias trazem para
a sua missão evangelizadora.
(Gildo Monteiro,
15/02/Pastoral da Comunicação)
Fonte: www.diocesedepetrolina.org
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