quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Papa Francisco aceita renúncias e nomeia dois bispos na manhã desta quarta-feira, 20


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 20, a decisão do papa Francisco em nomear dois novos bispos: um para a diocese de Sete Lagoas, em Minas Gerais e o outro para a prelazia de Borba, no Amazonas. As decisões foram tomadas com base no pedido de renúncia, por motivo de idade, dos bispos dom Guilherme Porto e dom Eloi Roggia, respectivamente.
Sete Lagoas (MG)
Quem assume a diocese de Sete Lagoas, em Minas Gerais é o quinto bispo da diocese de Teófilo Otoni, dom Aloísio Jorge Pena Vitral (na foto, à esquerda). Nascido em 23 de abril de 1955, no Rio de Janeiro (RJ), dom Aloísio cursou Filosofia, de 1977 a 1979, em Brusque (SC) e Teologia, de 1980 a 1983 em Taubaté (SP), concluindo o curso em 1985, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas).
Foi ordenado sacerdote em janeiro de 1986, tomando posse na Paróquia de Santo Antônio, em Nova Lima (MG), onde permaneceu até 1990. Assumiu a reitoria do Seminário de Filosofia Emaús da Arquidiocese de Belo Horizonte, de 1991 a 1992. No ano seguinte, em 1993, tomou posse como pároco da Paróquia Santa Efigênia dos Militares, onde permaneceu até outubro de 2005.
Na paróquia criou a Estação da Vida e desenvolveu um profundo trabalho de espiritualidade. Dom Aloísio foi também Formador Espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese. Antes de ser nomeado bispo, era pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte.
Prelazia de Borba (AM)
Na prelazia de Borba, no Amazonas, quem assume é o atual bispo coadjutor da prelazia, dom Zenildo Luiz Pereira da Silva (na foto, à direita). Natural de Linhares (ES), dom Zenildo nasceu em 06 de junho de 1968. É membro da Congregação do Santíssimo Redentor. Recebeu a ordenação presbiteral em 11 de agosto de 2001. Possui pós-graduação em Gestão de Pessoas.
Na trajetória sacerdotal, atuou como formador do Juniorato Redentorista, em Manaus. Foi pároco na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (AM), de 2001 a 2008, na paróquia Perpétuo Socorro, de 2009 a 2011, em Educandos, Manaus, de 2008 a 2011.  Também ocupou o cargo de vice provincial dos redentoristas de 2011 a 2014. Foi nomeado como coadjutor da Prelazia de Borba em fevereiro de 2016.


CNBB envia saudações aos bispos nomeados em 20 de setembro



Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, enviou mensagem de saudação a dom Zenildo Luiz Pereira da Silva que assume a Prelazia de Borba (AM) e a dom Aloísio Jorge Pena Vitral transferido de Teófilo Otoni (MG) para a diocese de Sete Lagoas (MG).
Nas mensagens, dom Leonardo envia abraços e orações em nome da Conferência e reverencia as nomeações com palavras do papa Francisco sobre o ministério episcopal. O secretário-geral também lembra a importância dos trabalhos realizados pelos bispos que entram na emeritude nas duas Igrejas Particulares: dom Elói Roggia, na Prelazia de Borba e dom Guilherme Porto, na diocese de Sete Lagoas.
Leia as saudações:

Saudação ao bispo Borba (AM)


Prezado Irmão, dom Zenildo Luiz Pereira da Silva.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alegra-se com o senhor neste momento em assume a diocese de Borba (AM) depois que o Papa Francisco aceitou a renúncia de dom Elói Roggia.
Saudamos a sua nomeação com as palavras pronunciadas pelo Santo Padre, Papa Francisco, aos bispos que participaram de um Seminário promovido pela Congregação para a Evangelização dos Povos, em setembro de 2014: “A Igreja precisa de Pastores, ou seja, de servos, de Bispos que saibam pôr-se de joelhos diante dos outros para lavar os seus pés. Pastores próximos do povo, pais e irmãos humildes, pacientes e misericordiosos; que amam a pobreza, quer como liberdade pelo Senhor quer como simplicidade e austeridade de vida. Estais chamados a vigiar incessantemente o rebanho a vós confiado, para o manter unido e fiel ao Evangelho e à Igreja. Esforçai-vos por dar um impulso missionário autêntico às vossas Comunidades diocesanas, para que cresçam cada vez mais com novos membros, graças ao vosso testemunho de vida e ao vosso ministério episcopal exercido como serviço ao Povo de Deus. Estai próximos dos vossos sacerdotes, cuidai a vida religiosa, amai os pobres”.
Pedimos ao senhor que leve nosso abraço e nossa palavra de gratidão a dom Elói Roggia, bispo emérito da Prelazia de Borba. Seu lema episcopal nos diz como tem sido sua dedicação no ministério: “Com Jesus, amar e servir”.
Com os melhores votos de bom trabalho, enviamos nossas orações pelo êxito de sua missão.
Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

==============


Saudação ao bispo de Sete Lagoas (MG)

Prezado Irmão, dom Aloísio Jorge Pena Vitral.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alegra-se com o senhor neste momento em que o Papa Francisco o transfere para a diocese de Sete Lagoas (MG) depois do pastoreio na diocese de Teófilo Otoni (MG).
Saudamos a sua nomeação com as palavras pronunciadas pelo Santo Padre, Papa Francisco, aos bispos que foram nomeados entre 2013 e 2014, na Sala Clementina, no Vaticano: “vejo em vós Pastores capazes de recompor a unidade, de tecer redes, de recoser, de superar a fragmentação. Dialogai com respeito com as grandes tradições nas quais estais imersos, sem medo de vos perder e sem necessidade de defender as vossas fronteiras, porque a identidade da Igreja é definida pelo amor de Cristo que não conhece fronteiras. Mesmo conservando ciosamente a paixão pela verdade, não desperdiceis energias para vos contrapordes ou entrar em colisão mas para construir e amar”.
Nesta ocasião, pedimos ao senhor que leve nosso abraço e nossa palavra de gratidão a dom Guilherme Porto, bispo emérito de Sete Lagoas. O lema episcopal de dom Guilherme, “A verdade na caridade” é uma bela expressão do modo como conduziu o seu pastoreio.
Com os melhores votos de bom trabalho, enviamos nossas orações pelo êxito de sua missão.
Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário