segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Igreja celebra o Dia Mundial das Missões

FONTE: CNBB - SEXTA, 17 OUTUBRO 2014 12:46

A Igreja católica no mundo todo celebra neste domingo, 19, o Dia Mundial das Missões. A data foi criada pelo papa Pio XI, em 1926, como auge da Campanha Missionária, celebrada ao longo do mês de outubro.
No penúltimo domingo de outubro, as OFERTAShttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM), para que sejam encaminhadas então ao Fundo Mundial de Solidariedade, em Roma e, assim, financiar projetos em todo o mundo, como a sustentação de dioceses, manutenção de seminários, obras sociais e assistência aos missionários.
 Durante o Dia Mundial das Missões, assim como em todo o mês de outubro, as paróquias são convidadas a realizarem atividades que motivem e incentivem o espírito de solidariedade e evangelização nos fieis. O objetivo da celebração é chamar a atenção dos cristãos para o seu compromisso com a Missão da Igreja em âmbito mundial.
Em 2014, o tema trabalhado pela Campanha é “Missão para libertar”, reflexão que retoma a Campanha da Fraternidade deste ano, que abordou “Fraternidade e Tráfico Humano”. A campanha pretende alertar para a realidade do tráfico de pessoas, crime que representa a escravidão moderna e apresenta um grande desafio para a missão evangelizadora.
Acompanhada do lema “Enviou-me para anunciar a libertação”, a Campanha Missionária quer chamar a atenção para a escravidão do tráfico humano em suas diversas expressões, como a exploração do trabalho; exploração sexual; extração de órgãos e tráfico de crianças e adolescentes para adoção.
Ao destacar a importância do Mês das Missões para a caminhada da evangelização da Igreja no Brasil, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e bispo de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Arthur Braschi, pediu para que o momento fosse “sentido pelos grupos de famílias, comunidades eclesiais e grupos bíblicos para aprofundar a fé através da Novena Missionária”.
Sobre a escolhe do tema e lema para 2014, o bispo reforçou que o tráfico humano é a forma moderna de escravidão. “Vemos os testemunhos relatados no DVD (um dos subsídios disponíveis), sobre a presença de missionários e missionárias, religiosos e religiosas, que dedicam suas vidas àquelas pessoas que têm sua dignidade manchada e ferida fortemente pelo tráfico humano, em suas diversas formas, que são os escravos da nossa época”, declarou dom Sérgio. Ele lembrou ainda com especial atenção das populações indígenas e quilombolas, que também foram retratadas nos encontros da Novena, outro subsídio da Campanha.
Entre os materiais para a campanha deste ano estão: cartaz com tema e o lema, livro da novena, DVD com testemunhos, mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões, oração missionária, oração dos fiéis para os quatro domingos de outubro, marcadores de páginas e envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões. 
No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, com a colaboração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).



Nenhum comentário:

Postar um comentário