domingo, 22 de abril de 2018

Após Celebração de Envio, 1ª Feira da Cidadania e Solidariedade é realizada na Paróquia São Paulo Apóstolo/Diocese de Petrolina


       

  
Pe. Antonio Malan de Carvalho
Pároco

   A Paróquia São Paulo Apóstolo da Diocese de Petrolina/PE em seu itinerário  paroquial rumo ao Jubileu de Ouro – 50 Anos de Missão e Evangelização, no último dia 18/04 após a Santa Missa do 3º Domingo da Páscoa do Senhor da Quaresma, realizada às 08h-Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, presidida pelo seu Pároco, Padre Antônio Malan de Carvalho que também presidiu os Batizados, realizou a 1ª Feira da Cidadania e da Solidariedade, promovida pela Paróquia.



   As ações fortaleceram a cidadania de boa parte da população residente no território paroquial e bairros adjacentes, que enfrentam grandes dificuldades ao acesso dos serviços garantidos pela Carta Magna – CF/1988, porém foram contempladas com quase 800 (oitocentos) serviços ofertados!

     E assim, após a bênção final, partindo em missão, os paroquianos e visitantes puderam participar até às 17h, no Centro Pastoral Paroquial São Paulo Apóstolo - CEPASP, dos serviços de solidariedade e expressão cidadã no pátio do evento, situado com isolamento de boa parte das Ruas da Inglaterra e da Bélgica. Após contabilização e avaliação prévia da feira, a Pastoral Familiar informou que foram oferecidos vários atendimentos conforme destaques:

   Atendimentos Médicos Especializados com: Pediatras, Odontológico (+40), Oftalmologista (+/-20), Ginecologista (+/-20), Dermatologista, Cardiologista, Farmácia Básica (50) e Clinico Geral (+ 130) e ainda foram feitos vários encaminhamentos à Unidade de Pronto Atendimento – UPAOfertas de Vacinas, Aferição de Pressão Arterial (+180) e Teste de Glicemia (+130), etc. Consultoria Jurídica com vários Advogados (+/-20). Cadastros para emissão de documentos como Bolsa Família, Carteira de Idosos (+25), UNIT, etc. Serviços de Beleza (50 credenciais).

     Além dos serviços, também foi ofertada: Gastronomia Regional, barracas com Café e Almoço, sucos, refrigerantes, água mineral e de coco verde.

   A criançada participou ativamente das Barracas de Lazer Infantil conduzida pela Juventude Missionária e Escalada. Ainda foi ofertado o Bazar São Paulo Apóstolo com diversos produtos: roupas, calçados e bijuterias!

   E as atrações Culturais foram abertas sob apresentação de Lú Dantas da Emissora Rural anunciando o Grupo da 3ª Idade do SESC Petrolina, cujas senhoras, foram Shows na Apresentção! Parabéns! E na sequencia, os shows com artistas da terra: Dona Ivonete, Ivan Greg, Dr. Ednaldo Fonseca o Juiz Sofoneiro, Ana Risia e muita diversão, sorteios de brindes, zumba e diversas brincadeiras com a criançada além de distribuição de material educativo, medicamentos (sob prescrição médica) e de higienização bucal.

        A 1ª Feira da Cidadania e da Solidariedade promovida pela Paróquia São Paulo Apóstolo reuniu um conjunto de ações com grande volume de atendimentos aos acessos dos serviços garantidos pela Carta Magna – CF/1988 à sociedade, cuja parcela da população ainda encontra dificuldades para realizá-los, embora supridas no evento, a atenção para a questão do direito à cidadania ainda parece uma utopia!

          Vale destacar que o envolvimento da Pastoral Familiar Paroquial, com o apoio das demais Pastorais, Grupos, Movimentos e Serviços que fazem a Paróquia São Paulo Apóstolo em conjunto com voluntários/as de outras comunidades paroquiais, órgãos públicos, empresas privadas, entidades que participaram, puderam oferecer e levar cidadania, dignidade e respeito às pessoas nesse mutirão de solidariedade que está só começando!

        Essa primeira Edição da Feira abriu as portas para a realização da segunda que já está nos planos da Paróquia e da Pastoral Familiar, além da população que usufruiu e participou com muita alegria dos serviços de cidadania ofertados!

       
O Pe. Malan disse que evento é muito importante na vida da Igreja e bem sugestivo na comemoração dos 50 Anos da Paróquia São Paulo Apóstolo, endossou que a Evangelização tem que levar sempre em conta, a qualidade de vida das pessoas como Jesus nos ensinou: Amai-vos uns aos outros assim como eu vos ensinei. Disse também que devemos ser cuidadosos com a vida do próximo e que agradece de coração a cada pessoa, equipes, médicos e voluntários e amigos e parceiros da Paróquia São Paulo Apóstolo que participaram dessa 1ª Feira da Cidadania e da Solidariedade e deixa-nos sua bênção Sacerdotal: Que Deus abençoe a todos!


PASCOM: Pastoral da Comunicação a Serviço da Evangelização.

Imagens registradas por Sérgio (Pai Catequista) da Catequese Familiar e PASCOM_PSP

MISSA E BATIZADOS











FEIRA DA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE


Grupo da 3ª Idade - SESC Petrolina































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário