sexta-feira, 30 de outubro de 2015

São Judas Tadeus, Apóstolo



8 coisas que você talvez não saiba sobre São Judas Tadeu

Conheça um pouco mais deste santo tão querido que celebramos esta semana



São Judas Tadeu é um dos santos mais populares e queridos entre os católicos devido aos numerosos “favores” que seus devotos asseguram ter conseguido por meio da sua intercessão. Confira a seguir, oito coisas que talvez não sabia sobre São Judas Tadeu, o conhecido patrono das causas impossíveis.

1. Tadeu significa “magnânimo”

A tradição na Igreja conhece este apóstolo como Judas Tadeu. Os Evangelistas São Mateus e São Marcos o nomeiam simplesmente “Tadeu” (Mt 10, 3; Mc 3, 18) e Lucas o denomina “Judas de Santiago” (Lc 6, 16; At 1, 13). Judas significa “Deus seja louvado”.
Não sabemos exatamente de onde provém o segundo nome Tadeu, provavelmente vem do aramaico “taddà’”, isto é “peito” e, portanto, significaria “magnânimo”. Ou talvez surgiu da abreviação de um nome grego como “Teodoro, Teódoto”.

Papa Francisco: "Deus: uma galinha que pode tudo, menos uma coisa"...





"Deus: uma galinha que pode tudo, menos uma coisa: FICAR LONGE DE NÓS" (Papa Francisco)

A imagem literalmente "chocante" com que o papa Francisco retratou o Deus que nos ama - baseando-se no próprio Cristo


No Evangelho desta quinta-feira, Jesus chora sobre Jerusalém. O papa Francisco partiu deste episódio impactante e quase imperscrutável da vida de Cristo (Deus que chora!) para construir uma homilia profunda e ao mesmo tempo singela sobre o amor de Deus pelos seus filhos – inclusive pelos piores dentre os seus filhos.

“Jesus chora sobre Jerusalém,

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CNBB divulga nota sobre a realidade sociopolítica brasileira


Fonte: www.cnbb.com.br
Bispos apontam dificuldades e oportunidades na atual conjuntura social e política
 
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quinta-feira (27), durante coletiva de imprensa, nota sobre “A realidade sociopolítica brasileira: dificuldades de oportunidades”. O texto foi aprovado pelo Conselho Permanente da instituição, que esteve reunido em Brasília, de 27 a 29 deste mês. 

Na nota, a CNBB manifesta-se a respeito do momento de crise na atual conjuntura. “A permanência e o agravamento da crise política e econômica, que toma conta do Brasil, parecem indicar incapacidade das instituições republicanas que não encontram um modo de superar o conflito de interesses que sufoca a vida nacional, e que faz parecer que todas as atividades do país estão paralisadas e sem rumo”, declaram os bispos.  

Confira a íntegra do texto:

A REALIDADE SOCIOPOLÍTICA BRASILEIRA
DIFICULDADES E OPORTUNIDADES

sábado, 24 de outubro de 2015

Sinodo: a Mensagem Final do Papa Francisco - texto integral

2015-10-24 Rádio Vaticana
Concluíram-se os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Na sessão final o Papa Francisco dirigiu-se aos padres sinodais sublinhando que encerrar o Sínodo significa voltar realmente a "caminhar juntos" para levar a toda a parte do mundo, a cada diocese, a cada comunidade e a cada situação a luz do Evangelho, o abraço da Igreja e o apoio da misericórdia Deus.
Publicamos aqui  o texto integral do Santo Padre:

Amadas Beatitudes, Eminências, Excelências, Queridos irmãos e irmãs!

Quero, antes de mais, agradecer ao Senhor por ter guiado o nosso caminho sinodal nestes anos através do Espírito Santo, que nunca deixa faltar à Igreja o seu apoio.

2 importantes novidades institucionais em prol da família e da vida



Em foco, o monitoramento científico da ideologia de gênero e a coordenação entre família, laicato e defesa da vida




Em foco, o monitoramento científico da ideologia de gênero e a coordenação entre família, laicato e defesa da vida.
 

12 lições de São João Paulo II



Na semana de São João Paulo II, vamos aprender da sua sabedoria e pedir sua intercessão!


1 – A verdade é que estamos perante uma objetiva “conjura contra a vida” que vê também implicadas Instituições Internacionais, empenhadas a encorajar e programar verdadeiras e próprias campanhas para difundir a contracepção, a esterilização e o aborto. (Evangelho da Vida, 18)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Teologia do Corpo - São João Paulo II



10 grandes citações da Teologia do Corpo, de São João Paulo II

Conhecer melhor o plano de Deus para o casal pode ser um grande presente de casamento!


Quer uma sugestão de excelente presente de casamento? A Teologia do Corpo, de São João Paulo II.

Aprender mais sobre o plano de Deus para o meu marido e para mim, assim como sobre o chamado de Deus à comunhão com Ele, foi algo que transformou a nossa relação antes de nos casarmos.

Relatório do Sínodo recebe últimos ajustes

Sínodo dos Bispos sobre a Família
Cardeal Odilo Scherer comenta que essa etapa do Sínodo busca recolher os resultados das reflexões
O papa Francisco iniciou as atividades desta quinta-feira, 22, celebrando missa na capela da Casa Santa Marta.  Há dois dias do encerramento da 14ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, no Vaticano, ele recordou que a conversão, para o cristão, “é uma tarefa, é um trabalho de todos os dias”.
Francisco disse ainda que “o esforço do cristão é propenso a abrir a porta do coração ao Espírito Santo”. Após a missa, o papa seguiu para os trabalhos do Sínodo dos Bispos. Os padre sinodais permanecem livres pela manhã. À tarde, em plenário, haverá apresentação do relatório final, produzido a partir das reflexões dos grupos.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Servir sem desfrutar de prestígios, adverte o Papa Francisco



"Jesus convida-nos a mudar a nossa mentalidade e passar da ambição do poder à alegria de se ocultar e servir"

Antoine Mekary - Aleteia




O Papa Francisco proclamou santos ontem, na Praça São Pedro, os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus e falou, entre outras coisas, sobre a atitude de servir ao bem.

A figura apresentada pelo Profeta Isaías do Servo do Senhor que suporta a marginalização e o sofrimento até à morte para resgatar e salvar multidões foi o ponto de partida da reflexão do Santo Padre.

O que significa a palavra “amém”?


Seu significado é tão concreto e especial que não tem correspondência exata em outros idiomas
Fonte: http://pt.aleteia.org


Amém” é uma palavra cujo uso na língua hebraica é muito antigo. Do ponto de vista etimológico, “amém” deriva do verbo “aman”, usado para reforçar ou confirmar algo. Basicamente, significa “que conste”, “em verdade”.

Sínodo dos Bispos: Criança comove os Padres Sinodais



Fonte: http://pt.aleteia.org/2015/10/19

Uma criança comove o sínodo: o menino que dividiu a hóstia com seu pai, que é divorciado recasado

Relato feito por um bispo evoca o sofrimento dos católicos em situações irregulares que os impedem de receber sacramentos

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Diocese de Petrolina: Dom Manoel preside Missa em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus na Comunidade N.S. Auxiliadora




 Nessa quinta-feira, 15/10, às 19h30, Dom Manoel dos Reis de Farias, 7º bispo diocesano, no mês de aniversário do 4º Ano de Pastoreio da Poção do Povo de Deus que está em Petrolina, preside Santa Missa em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus na Capela do Bairro Nossa Senhora Auxiliadora – Paróquia de São Paulo Apóstolo.
A Santa Missa foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. Antônio Malan e pelo Reitor do Seminário Diocesano São José, Pe. Rogério Alencar, com participação ativa e frutuosa dos fieis e representações das Pastorais, Grupos e Movimentos, Catequistas da Escola Diocesana de Catequese, Religiosas Carmelitas e Professores, cujo dia foi momento de homenagem através das orações e preces da comunidade.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Diocese de Petrolina: Igreja é arrombada e Santíssimo profanado.



Com final de semana violento, nem mesmo a Igreja Católica escapou da perversidade dos meliantes nesse final de semana, 11/10. 

Após vários arrombamentos às outras Igrejas no território diocesano, além da Igreja São Francisco de Assis, no bairro Jardim Amazonas e Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, agora foi a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, da Comunidade Auxiliadora no território da Paróquia de São Paulo Apóstolo/Areia Branca.


História de Nossa Senhora Aparecida


Este vídeo reproduz, em 7 minutos, a história do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro de 1717, dando início aos milagres que mostraram ao povo do Brasil o grande amor de Maria pela nossa terra e pelo nosso povo!
Trata-se de um trecho do DVD “Aparecida das Águas“, uma produção do Santuário Nacional de Aparecida.

FONTE: http://pt.aleteia.org/2015/10/12/aparecida-das-aguas-a-historia-do-encontro-da-imagem-da-mae-do-brasil/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=topnews_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt-Oct%2012,%202015%2006:00%20am

sábado, 10 de outubro de 2015

Diocese de Petrolina: Primeira Festa de Santa Emilie acontece no Jardim Petrópolis.



Fonte:www.paroquianossasenhoradasdoresrajada.blogspot.com.br

Comemorando a Canonização de Santa Emile, as Irmãs Azuis, por elas fundadas, escolheram o Jardim Petrópolis de Petrolina, comunidade pobre da periferia, para celebrar a primeira festa de sua querida padroeira. Muita emoção das Irmãs Azuis, particularmente da Irmã Maria Luíza residente em Roma, e que veio especialmente para a festa.

Irmã Maria Luíza foi a postuladora da causa de canonização de Santa Emilie. E quis a providência divina que o milagre requerido para a canonização acontecesse no Jardim Petrópolis, com a cura da garotinha Emilly, depois de desenganada pela medicina, após ter sofrido tremenda descarga elétrica. Emoção também no avô, Sr. Rafael, que teve o privilégio raro de ir até Roma para a festa, no ano de 2014.


Participando também de uma missão preparatória, diversas Irmãs e leigos provenientes de Manaus, Bahia, Piauí, MinasGerais, Espírito Santo, Paraná e naturalmente Pernambuco (Petrolina). Pontos altos serão ainda um grande show para a juventude, sábado à noite na quadra do colégio Auxiliadora e a Missa Solene na Catedral de Petrolina, domingo dia 11, às 9 horas da manhã. 

(Texto e fotos: Frei Paulo Cardoso) Descrição: meu ip