terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma 2012


"A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. "
«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Hb 10, 24).

Irmãos e irmãs!

A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito, este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.

Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24). Esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus. O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da fé» (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24). Na passagem em questão afirma-se também que é importante, para apoiar esta conduta evangélica, participar nos encontros litúrgicos e na oração da comunidade, com os olhos fixos na meta escatológica: a plena comunhão em Deus (v. 25). Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre actual sobre três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.

1. «Prestemos atenção»: a responsabilidade pelo irmão.

O primeiro elemento é o convite a «prestar atenção»: o verbo grego usado é katanoein, que significa observar bem, estar atento, olhar conscienciosamente, dar-se conta de uma realidade. Encontramo-lo no Evangelho, quando Jesus convida os discípulos a «observar» as aves do céu, que não se preocupam com o alimento e todavia são objeto de solícita e cuidadosa Providência divina (cf. Lc 12, 24), e a «dar-se conta» da trave que têm na própria vista antes de reparar no argueiro que está na vista do irmão (cf. Lc 6, 41). Encontramos o referido verbo também noutro trecho da mesma Carta aos Hebreus, quando convida a «considerar Jesus» (3, 1) como o Apóstolo e o Sumo Sacerdote da nossa fé. Por conseguinte o verbo, que aparece na abertura da nossa exortação, convida a fixar o olhar no outro, a começar por Jesus, e a estar atentos uns aos outros, a não se mostrar alheio e indiferente ao destino dos irmãos. Mas, com frequência, prevalece a atitude contrária: a indiferença, o desinteresse, que nascem do egoísmo, mascarado por uma aparência de respeito pela «esfera privada». Também hoje ressoa, com vigor, a voz do Senhor que chama cada um de nós a cuidar do outro. Também hoje Deus nos pede para sermos o «guarda» dos nossos irmãos (cf. Gn 4, 9), para estabelecermos relações caracterizadas por recíproca solicitude, pela atenção ao bem do outro e a todo o seu bem. O grande mandamento do amor ao próximo exige e incita a consciência a sentir-se responsável por quem, como eu, é criatura e filho de Deus: o facto de sermos irmãos em humanidade e, em muitos casos, também na fé deve levar-nos a ver no outro um verdadeiro alter ego, infinitamente amado pelo Senhor. Se cultivarmos este olhar de fraternidade, brotarão naturalmente do nosso coração a solidariedade, a justiça, bem como a misericórdia e a compaixão. O Servo de Deus Paulo VI afirmava que o mundo atual sofre sobretudo de falta de fraternidade: «O mundo está doente. O seu mal reside mais na crise de fraternidade entre os homens e entre os povos, do que na esterilização ou no monopólio, que alguns fazem, dos recursos do universo» (Carta enc. Populorum progressio, 66).

domingo, 26 de fevereiro de 2012

I OFICINA DIOCESANA DE CATEQUESE FAMILIAR







OBS:
1º. TAXA PARA ALMOÇO+SUCO+MATERIAL - POR PESSOA: R$ 10,00 (DEZ REAIS)
2º. TRAZER A BÍBLIA E CADERNO PARA ANOTAÇÕES
3º. OS COORDENADORES DEVEM ENCAMINHAR COM URGÊNCIA A RELAÇÃO DOS CATEQUISTAS (TODOS DE SUA PARÓQUIA, E O NOME DE NO MÍNIMO 04 CASAIS, CONFORME FOI PACTUADO NO ENCONTRO DIOCESANO DE PASTORAL, PARA A COORDENAÇÃO, LEMBRANDO QUE OS NOMES QUE FIGURAM NAS RELAÇÕES SERÃO DEVIDAS (BASE DO COMPROMISSO FINANCEIRO ASSUMIDO CONF. 1º OBS), E SERÃO TAMBÉM ASSUMIDAS PELAS PARÓQUIAS, ENQUANTO DESPESAS DE FORMAÇÃO (CONF. DIMENSÃO RELIGIOSA DO DÍZIMO, SE TEM IMPLANTADO, SENÃO O ADM. PAROQUIAL VER COMO RESOLVER).

PARA CONHECER O PROJETO Nº 01 DA NOSSA DIOCESE,

ACESSEM: www.catequesefamiliarpetrolina.blogspot.com

Coordenação Diocesana Animação Bíblico-Catequética
Wilson (9999.1337), Altamirando (9932.6021)
Rejane (8828.4230), Ir. Fátima (8853.4142)

Pe. Malan

Quaresma no Twitter: Vaticano compartilha 40 mensagens do Papa Bento XVI


   
Twitteiros poderão receber breves reflexões do Santo Padre.
Vaticano, 23 Fev. 12 / 10:44 am (ACI/EWTN Noticias)

O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, informou que desde hoje e pelos próximos 40 dias, a conta do Twitter @Pope2YouVatican oferecerá um "tweet" (mensagem breve) do Papa Bento XVI sobre a Quaresma.

Desta maneira, os seguidores de @Pope2YouVatican receberão ao todo 40 "tweets", um por cada dia deste tempo litúrgico.

Na iniciativa também participa o Pontifício Conselho Cor Unum. Os dicasterios explicaram que através desta nova iniciativa os usuários do Twitter "poderão receber diretamente as palavras do Papa em seus computadores, smartphones, e tablets, mas sobretudo, poderão difundir à sua vez, entre seus contatos e amigos mensagens com um forte conteúdo existencial".

Em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, Dom Celli assinalou que a iniciativa está destinada principalmente aos jovens e está ligada ao site Pope2you.net, que desde ano 2009 "tem como finalidade principal fazer o Papa conhecido entre os jovens: um Papa que acolhe, amável, que deseja encontrar os homens lá onde estejam".

Além disso, o arcebispo explicou que também propuseram ao Papa abrir um canal no Youtube sobre o Vaticano e ele aceitou em seguida, "é interessante como um Papa que a primeira vista não parece mediático como o seu predecessor, o Beato João Paulo II, que é mais um Papa reservado, entendeu em seguida que a comunicação hoje em dia através das novas tecnologias pode ter uma grande ressonância", considerou.

"Nosso desejo era fazer que utilizando as novas tecnologias, a Mensagem do papa para a Quaresma pudesse ressoar amplamente, chegar ao coração dos jovens, e frutificar em seus corações". Para isso, "escolhemos pequenas frases, ou ‘tweets’ como sabemos, de 140 caracteres".

No Pontifício Conselho "acreditam que os jovens têm uma capacidade de ressonância muito grande; o ‘tweet’ pode ser reformulado, distribuído, relançado, espalhado…E então, diria que isto reclama a imagem do Evangelho: o pequeno grão de mostarda que espalhado no terreno produz arbustos onde também os pássaros do céu podem descansar", expressou.

Dom Celli assinalou também que através do Twitter "estas palavras podem chegar ao coração de muitas pessoas que normalmente possivelmente longínquas, e que talvez nunca leriam um discurso do Papa".

"É uma nova forma de estar presentes no mundo da comunicação, espero que –a iniciativa-, seja

Fonte: ACI DIGITAL

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Papa Bento XVI visitará a América Latina

Fonte: CANÇÃO NOVA
Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012, 11h03

Dentro de um mês Bento XVI chega à América Latina

Mirticeli Medeiros
Da Redação


Arquivo
Bento XVI chegará ao México no dia 23 de março
De 23 a 28 de março, o Papa Bento XVI irá realizar uma viagem histórica a dois países relativamente distintos: México, um dos países mais católicos do mundo e Cuba, país socialista que desde 1992 alterou a sua denominação religiosa de ateu para Estado Laico, apesar de possuir maioria católica.
Bento XVI é o segundo Pontífice a visitar Cuba depois de João Paulo II, que, em 1998, recebeu o convite da Igreja local e do governo do País.
A um mês da visita, a América Latina aguarda ansiosa a chegada do Santo Padre, que cumpre sua segunda viagem apostólica internacional à América Latina, depois de ter visitado o Brasil, em 2007.
Em 12 de dezembro de 2011, o Sumo Pontífice celebrou uma Missa na Basílica de São Pedro, no dia de Nossa Senhora de Guadalupe para lembrar os 200 anos de independência do Continente.
Em entrevista à Rádio Vaticana, Gusman Carrichiry, secretário da Pontifícia Comissão para América Latina, explicou qual o caráter dessa visita, que promete reforçar a fé do povo latino e incentivar o envio para a nova evangelização do Continente.
"É significativo e simbólico que o coração da visita do Santo Padre ao México seja a Missa que presidirá no dia 24 de março justamente na Praça do Bicentenário. Esta será a ocasião para o Papa se dirigir explicitamente a toda a América Latina. (...) A visita a Cuba do 'peregrino da caridade', como foi chamado pelos bispos de Cuba, terá um caráter jubilar mariano, já que serão celebrados os 400 anos da descoberta da imagem da Virgem do Cobre. A presença de Maria é importante em todos esses lugares", destacou.

Acidente de trem, deixa os nossos irmãos Argentinos com o coração triste...

Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012, 10h02

Arcebispo de Buenos Aires lamenta acidente de trem


Da Redação, com Rádio Vaticano


EFE
O acidente na manhã da quarta-feira, 22, no terminal Once da capital argentina, depois que o trem não conseguiu frear.
O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, expressou sua proximidade aos familiares dos mortos no acidente de trem ocorrido na quarta-feira, 22. O trem lotado de passageiros chocou-se às 08h35 local (09h35 de Brasília) contra a plataforma da estação Once de Buenos Aires deixando 50 pessoas mortas e 676 feridas, muitas delas retiradas das ferragens dos vagões destruídos.
O Cardeal pediu a Deus pelo eterno descanso dos falecidos. “Acompanhamos também com a oração todos os feridos e aqueles que foram atingidos pela tragédia”, disse.

Na quarta-feira, às 18hs, na Catedral Metropolitana, Dom Eduardo García, bispo auxiliar de Buenos Aires, presidiu a Missa de Quarta-feira de Cinzas, pedindo o eterno descanso das vítimas, o consolo de seus familiares e o rápido restabelecimento dos feridos.

O acidente foi o terceiro mais grave da história ferroviária da Argentina, após as tragédias em Benavidez (periferia norte de Buenos Aires), com 236 mortos em 1970, e em Santa Fé, com 55 mortos em 1978.

Depois de mais de 15 horas do acidente, persistem o caos e as dúvidas. Ainda não há evidências das causas reais do ocorrido, a lista oficial de vítimas demorou a ser divulgada e as informações aos familiares são prestadas somente por telefone.

Ao contrário dos responsáveis que dizem não saber as causas da tragédia, muitos passageiros apontam defeitos no freio do trem. Segundo publica o site 'Terra', alguns inclusive declaram ter deixado de viajar porque, na hora do embarque, ouviram comentários dizendo que o trem não sairia devido a falhas mecânicas. O delegado responsável pelo caso afirmou, porém, que o veículo havia sido vistoriado no dia anterior.

Muitas pessoas ainda buscam desesperadamente seus parentes. Muita gente percorreu hospital por hospital para averiguar se conseguia notícias de seus familiares, pois não as conseguiram oficialmente. Vários já consultaram em todas essas casas de saúde sem sucesso na busca.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

AGRADECIMENTOS

MUITO OBRIGADO PELA SUA VISITA, PREZADO (A) INTERNAUTA. 
 
CONTINUEM ACESSANDO NOSSO BLOG, E FIQUE BEM INFORMADO SOBRE NOSSA CAMINHADA DA CATEQUESE FAMILIAR NA DIOCESE DE PETROLINA-PE-BRASIL. 
 
RECEBAM UM ABRAÇO FRATERNO DA COORDENAÇÃO DIOCESANA
 
 
Brasil
 
 
 
 
 
 
 
 
 
422
Estados Unidos
                                               221
Alemanha
                                                                         42
Rússia
37
Portugal
8
Itália
5
Ucrânia
5
Letônia
2
Índia
1

OS PAIS SÃO OS PRIMEIROS CATEQUISTAS DE SEUS FILHOS







NOTA

A Catequese Familiar de Iniciação Cristã tem toda a sua metodologia fundamentada, testemunhada e vivenciada e alimentada, na Palavra de Deus e nas fontes da Catequese Católica, conforme o Magistério da Igreja Católica. 

O diferencial da prática "tradicional" é que os pais assumem com responsabilidade, muito carinho e amor, o "Ser Igreja". Assumem o "SIM"; "SÃO OS PRIMEIROS CATEQUISTAS DE SEUS FILHOS" no ambiente de "Casa, da Família Cristã". Esse Pojeto abraçado pela Diocese de Petrolina, vem contribuir para que cada um, cada família, seja missionária e evangelizadora, tornando, Jesus Cristo cada vez mais Conhecido, Amado e Seguido. E disse-lhes: "IDE POR TUDO O MUNDO, PROCLAMAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA" (Mc 16, 15). 

Com a graça de Deus, agradecemos à Paróquia São Paulo Apostólo, na pessoa do seu Pároco à época, o Mons. Malan, aos Catequistas, aos Casais, aos grupos, pastorais e movimentos, que assumiram com vigor evangelizador e continuam assumindo a Catequese Familiar em nossa Diocese de Petrolina, bem como as Paróquias Santa Luzia, Santa Terezinha, Nossa Senhora das Dores e Santa Rita de Cássia, e as demais que abraçarão esse Projeto nesse novo ano que ora já inicia. 
Abraços fraternos,
  Zé Catequista
Coordenação Diocesana de Catequese Familiar de Iniciação Cristã 
           DIOCESE DE PETROLINA - NE II

CATEQUESE: Anúncio e Testemunho



Viva com alegria a perseverança do discipulado a serviço da Igreja
“Ora, como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele que não ouviram? E como o ouvirão, se ninguém o proclamar? E como o proclamarão, se não houver enviados?” (Rm 10,14-15) Com essas interrogações, logicamente encadeadas, São Paulo não isenta os judeus da responsabilidade de não acolher o Messias, porque os apóstolos foram enviados para anunciar-lhes essa boa notícia. Essas perguntas, dos primórdios ao tempo atual, são pertinentes no processo de evangelização.
Na verdade, esta é a razão da catequese: anunciar e fazer discípulos. A catequese é uma ação contínua na vida da Igreja; vem das origens e jamais deixará de ser assumida porque faz parte do seu ser e seu agir. Com efeito, a Catequese é um dos elementos que exprimem, adequadamente, o ser da Igreja, em sua missão de anunciar Jesus Cristo: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19) e nisso consiste a face da sua catolicidade; catequizar é uma das práticas que retratam, concretamente, o agir da Igreja, no cumprimento de sua missão, através das Dioceses, e aí está a marca da diversidade, unidade e comunhão. Conforme a doutrina católica, em cada Diocese, “está verdadeiramente presente e operante a Igreja una, santa, católica e apostólica” (CDC, cân. 369).

O QUE É CATEQUESE FAMILIAR? COMO ACONTRECE?

PROJETO Nº 1

CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ

ANEXO – I I

Catequese Familiar, o que é?
“A Família é a célula vital da sociedade e da Igreja e a futura evangelização depende, em grande  parte, da Igreja doméstica... Na sociedade em que vivemos, a Família fica como ÚNICO ambiente para uma autêntica Catequese”  (FC 42,52).
Este tipo de Catequese Familiar é um processo de evangelização destinado a transformar a vida cristã de nossas famílias.
A sua dinâmica é muito simples e prática: partindo da importância que boa parte dos pais católicos dá, ainda, à 1ª Comunhão dos filhos, este tipo de Catequese pretende aproveitar essa circunstância para fazer da preparação dos filhos para a 1ª Comunhão, um tempo privilegiado de formação cristã intensiva para toda a família.
Esta Formação intensiva estende-se pelo período de 2 anos. (Ver Cap. II  Testemunhos)
O 1­º ano é, especialmente, dedicado ao conhecimento da Pessoa, vida e ensinamento de Jesus Cristo.
O 2º ano prepara Pais e Filhos para a sua missão de Sal da terra e Luz do mundo.
Ao fim deste processo evangelizador, a família sentir-se-á profundamente renovada: Voltou o diálogo na família, alguns pais estarão aptos para assumir compromissos nos trabalhos pastorais da comunidade e os filhos sentir-se-ão animados a continuar na Catequese até à Crisma, passando depois a formar grupos de jovens, segundo as particularidades de cada paróquia.
Um novo fermento passará a atuar na massa paroquial.
Os “subsídios” apresentados não passam de uma proposta, entre muitas, destinada a viabilizar este processo evangelizador. O ideal seria que, com o tempo e a experiência, cada Diocese ou Região Pastoral pudesse elaborar “elementos contextualizados” que complementassem estes “Subsídios”, adaptando-os à realidade de cada comunidade, ajudando, assim, o trabalho de Animadores de Grupos de Pais e de Catequistas de Crianças.
            Catequese Familiar, como funciona?
            Na prática, este tipo de Catequese Familiar realiza-se em 5 tempos:
- REUNIÃO SEMANAL DOS PAIS.
            Nesta Reunião:
            a - Os pais têm acesso a uma instrução séria e atual, além de receberem as necessárias orientações para poderem viver, cada vez melhor, sua vida cristã, na família e na sociedade. Compartilham, com outros casais, problemas, experiências e soluções.
            b - Aprendem O QUE devem transmitir aos seus filhos e COMO o devem transmitir. 

- CONVERSA DOS PAIS COM OS FILHOS
            Este trabalho é feito, durante a semana, e da seguinte forma:
            a - Quando pais e filhos fazem, juntos, as tarefas pedidas no Caderno da Criança.
            b - Quando os pais conversam com os filhos sobre assuntos atuais, iniciando-os a cultivar os principais valores: Educação, respeito, verdade, honestidade, justiça, etc., ensinando os filhos a distinguir os verdadeiros dos falsos valores.
            c - Quando os pais explicam e ajudam os filhos a decorar o que é “para decorar”.

- TRABALHO DA CRIANÇA
            Por meio deste trabalho, pretende-se que a Criança:
            a - Aumente seus conhecimentos.
           b - Se conscientize do sentido de responsabilidade, fazendo as tarefas indicadas no seu 
           Caderno.
            c - Desenvolva o hábito de cumprir seus compromissos.
            d - Decore o que é para decorar.

- Reunião SemanaL dO (a) Catequista com as crianças
            Nesta Reunião:
a - Aprofundam-se os ensinamentos do Caderno.
b - Aprende-se a rezar, celebrando, descobrindo-se a importância que isso tem na vida de cada dia.
c - Assumem-se compromissos.
d - Conversa-se com as crianças, iniciando-as no discernimento e cultivo dos valores.

- REunião dos Catequistas de Crianças:
            Finalidade:
            a - Avaliação pelos Catequistas do andamento das Reuniões com as crianças.
            b - Preparar a próxima ou próximas Reuniões.
  c - Compartilhar dificuldades, sugestões, soluções, iniciativas, incentivar a criatividade e procurar soluções para as dificuldades, programar momentos de lazer entre os grupos de Catequese, etc.

     “Igreja Santa de Deus, tu não podes cumprir a tua missão, não podes realizar a tua missão no mundo, senão por meio da FAMÍLIA e sua missão!” (João Paulo II)


“(...) É difícil traduzir em palavras tudo o que vivenciamos com a Catequese Familiar. De uma coisa, no entanto, temos certeza: foi o nosso maior acerto pastoral, em quase 25 anos de ministério, 14 dos quais, junto à Paróquia São Paulo Apóstolo. De todos os projetos e atividades pastorais já realizados, e não foram poucos, a Catequese Familiar é, de longe, a experiência mais gratificante, a que dá maior satisfação e a sensação de estar no caminho certo. Hoje, para nós, seria inimaginável a Catequese sem a família, como impraticável seria a Pastoral Familiar sem o EFCJ e, totalmente fora de propósito, conduzir os trabalhos da Paróquia sem a Catequese Familiar.

(...) Por acreditar na Catequese como caminho viável de discipulado e por entender que a família é a base de toda experiência significativa na vida de uma pessoa, esperamos, sinceramente, que um dia a Catequese Familiar venha a ser prioridade na Igreja do Brasil, não somente nas letras dos documentos, mas em cada Plano Pastoral, com sua respectiva operacionalização. Sonhamos com um grande mutirão, uma verdadeira mobilização nacional, ou algo semelhante, em favor da Catequese Familiar!”

Pe. Antonio Malan de Carvalho  
Pároco  
                  Coordenador Diocesano Pastoral Bíblico-Catequética                      

Conhecendo a CATEQUESE FAMILIAR

======================================================================                                                                                    
RÁDIO CATÓLICA: A VOZ DO SÃO FRANCISCO 
EMISSORA RURAL: 730 AM       4.945 OC 
"CATEQUESE, CAMINHO PARA O DISCIPULADO" SÁBADOS:11h00min  
=======================================================================
   
A Catequese é uma atividade essencial na Igreja, constituindo-se assim o alicerce da vida cristã, inclusive os ministérios. é com muita alegria, que já implantamos a Catequese Familiar nas seguintes Paróquias em nossa Diocese:

           1ª. São Paulo Apóstolo - Areia Branca
           2ª. Santa Luzia - Cohab Massangano
           3ª. Santa Terezinha - Cohab VI
           4ª. N. Sra. das Dores - (Jardim Maravilha)
           5ª. Santa Rita de Cássia - Gercino Coelho
       
         A Diocese de Petrolina em sua XXIII Assembléia Diocesana de Pastoral,  ainda sob o Pastoreio do nosso querido Bispo Dom Frei Paulo Cardoso, ao lado do clero, religiosas, leigos (as), aprovaram como prioridade vários Projetos, sendo o 1º Projeto da Diocese para ser dado conhecimento e implantado em até 01 ano, CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ, agora retomado no Pastoreio do nosso querido e atula Bispo de nossa Diocese, Dom Manoel dos Reis de Farias, que preza também pela pequena Igreja Doméstica, como sendo o "unico ambinte para uma autêntica Catequese (FC)".
        Os locais onde realizamos são simples, mas o ambiente acolhedor (Centro Pastoral, Igreja, espaços disponíveis na Comunidade) tornando assim as celebrações cheias de vida e animadas ao Encontro do Senhor. Os Catequistas utilizam subsidios próprios (de acordo com nosso realidade pastoral, conforme orienta a Santa e amada Igreja Católica no Brasil - CNBB), com o objetivo de educar na fé, as crianças, jovens e adultos, num processo contínuo, sistemático e permanente, possibilitando um acompanhemnto mais eficaz, envolvendo de forma mais abrangente os Pais (Familia - pai, mae, irmão, avós, tios, primos, madrinha, padrinho), na preparação dos Sacramentos da Iniciação Cristã - Batismo, Confirmação, Eucaristia e também o Sacramento do Matrimônio, pois muitas familias, após o processo de educação de fé, sob os cuidados do Padre, conforme orientações Canônicas, regulamentam sua situação.
       Para conhecer mais, apresentamos na íntegra como aconteceu a implantação em nossa Paróquia de Saõ Paulo Apóstolo, há mais de 09 anos, o artigo é do nosso querido Monsenhor Antonio Malan de Carvalho.
       Boa leitura, desejando um Feliz Natal/2011 e um ano Novo/2012 de muita paz, saúde, amor, justiça, e que Jesus Cristo seja Conhecido, Amado e Seguido, recebam nosso abraço fraterno.
       Wilson - Coordenador da Catequese Familiar - PSP/Equipe Diocesana Animação Bíblico-Catequética.

BOTE FÉ PETROLINA: NOVO GÁS PARA JUVENTUDE

Bote Fé Petrolina reúne milhares de fieis na Orla da cidade


Alegria é muito Pouco pra definir o que os Jovens Sentiam durante o Bote Fé - Petrolina
  Fé e emoção marcaram o Boté Fé Petrolina que iniciou na tarde da última sexta-feira (27), com a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora pelo Rio São Francisco. Jovens de todas as idades, adultos, crianças e idosos comungaram juntos do momento gracioso da acolhida dos símbolos que movimentou o município. A programação se estendeu pela noite com shows católicos de Danilo Max e Banda e da Banda Anjos de Resgate, que sacudiu todo o público presente.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Belo Monte


Campanha da Fraternidade: Abertura na Quarta-feira de Cinzas - Fraternidade e Saúde Pública

Sex, 17 de Fevereiro de 2012 16:30 / Atualizado - Sex, 17 de Fevereiro de 2012 17:01 por: cnbb


Imprimir
CartazCF2012O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, abre, na Quarta-feira de Cinzas, 22, às 14h, na sede da Conferência, em Brasília (DF), a Campanha da Fraternidade-2012. O tema proposto para a Campanha deste ano é  “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirado do livro do Eclesiástico.

Autonomia Legítima - Dom Genival Saraiva


O Concílio Vaticano II, cujo cinquentenário de abertura a Igreja comemora em outubro próximo, aprovou uma Constituição Pastoral – Gaudium et Spes (Alegria e Esperança) sobre a “Igreja no mundo de hoje”. Ao longo da história, a presença da pessoa humana no mundo é identificada por sua participação, mediante o desenvolvimento de atividade que deve ter sempre um sentido para si e para os outros. Em relação a isso, passados 50 anos, o ensinamento da Gaudium et Spes continua com absoluta atualidade: “A atividade humana, do mesmo modo que procede do homem, assim para ele se ordena.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Diocese de Petrolina realizará a 1ª Oficina Diocesana de Catequese Famliar


1ª OFICINA DIOCESANA DE CATEQUESE FAMILIAR
DIOCESE DE PETROLINA


   NOVA DATA
 
        11/03/2012 (2º Domingo)

LOCAL: EXTENSÃO - COLÉGIO DOM BOSCO (Centro Petrolina)
HORA: INICIANDO: 08h00min – SANTA MISSA
TERMINANDO: 16h00min – (AVALIAÇÃO)
OBS:
1º. TAXA PARA ALMOÇO+SUCO+MATERIAL - POR PESSOA: R$ 10,00 (DEZ REAIS)
2º. TRAZER A BÍBLIA E CADERNO PARA ANOTAÇÕES
3º. OS COORDENADORES DEVEM ENCAMINHAR COM URGÊNCIA A RELAÇÃO DOS CATEQUISTAS (TODOS DE SUA PARÓQUIA, E O NOME DE NO MÍNIMO 04 CASAIS, CONFORME FOI PACTUADO NO ENCONTRO DIOCESANO DE PASTORAL, PARA A COORDENAÇÃO, LEMBRANDO QUE OS NOMES QUE FIGURAM NAS RELAÇÕES SERÃO DEVIDAS (BASE DO COMPROMISSO FINANCEIRO ASSUMIDO CONF. 1º OBS), E SERÃO TAMBÉM ASSUMIDAS PELAS PARÓQUIAS, ENQUANTO DESPESAS DE FORMAÇÃO (CONF. DIMENSÃO RELIGIOSA DO DÍZIMO, SE TEM IMPLANTADO, SENÃO O ADM. PAROQUIAL VER COMO RESOLVER).

PARA CONHECER O PROJETO Nº 01 DA NOSSA DIOCESE,
ACESSEM: www.catequesefamiliarpetrolina.blogspot.com
www.paroquiasaopaulo.org.br
Coordenação Diocesana Animação Bíblico-Catequética
Wilson (9999.1337), Altamirando (9932.6021), Rejane (8828.4230), Ir. Fátima (8853.4142)
Pe. Malan