segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Diocese de Petrolina: Reunião dos Coordenadores Paroquiais

Prezados, segue em anexo o convite...


Diocese de Petrolina: Investidura do Ministério de Catequista (3ª Turma em 2015)


 A Diocese de Petrolina realizou nessa manhã de Domingo – Dia do Senhor (30/08), dedicado à Vocação do Catequista no mês vocacional em nossa Igreja Católica, a Celebração Eucarística de Investidura do Ministério de Catequista – 3ª Turma 2015.

Contando com quase 70 – setenta Catequistas que se prepararam ao longo desse último ano, os quais não abandonaram sua formação, especialmente as Disciplinas de Catequese e Liturgia, além do testemunho cristão de amor e dedicação à Catequese – Catequese Familiar de Iniciação Cristã em suas Paróquias, a Coordenação para Animação Bíblico-Catequética,

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Diocese de Petrolina: Missa de Investidura do Ministério de Catequista 2015


CELEBRAÇÃO DIA NACIONAL DO CATEQUISTA
22º DOMINGO COMUM
30/08/2015

Propomos aqui uma celebração para ser integrada (simbologia, cantos, comentários...) na liturgia Eucarística ou da Palavra daquele fim de semana. Mas pode ser realizada também como encerramento de uma tarde de reflexão. O importante é comunicar a nossos/as catequistas que reconhecemos a importância de sua contribuição para a vida da Igreja e a construção de um mundo melhor.

Preparação do local: Preparar uma mesa onde serão colocados: a Bíblia, o Compêndio do Vaticano II, documentos importantes para a catequese (algum desses, por exemplo: Catequese Renovada, o Catecismo, EvangeliiNuntiandi, EvangeliiGaudium, Aparecida, Diretório Nacional da Catequese, Diretrizes da CNNB e Itinerário Catequético), materiais usados na catequese e/ou fotos de eventos catequéticos.

MONIÇÃO INICIAL
Este ano a Igreja no Brasil está envolvida em dois projetos interligados: a lembrança dos 50 anos da conclusão do Concílio Vaticano II e a celebração do Ano da Paz, motivado pela situação nacional e mundial, onde a violência se destaca. Ambos os projetos valorizam a vocação dos/as catequistas, que são dedicados transmissores dos valores cristãos e animadores do processo de crescimento na fé.
Celebrar o Dia do Catequista é mostrar a importância desse trabalho e das pessoas nele envolvidas. A Igreja agradece a Deus por seus catequistas e convida as comunidades a demonstrar carinhosamente o reconhecimento de valor desse apostolado.
Junto com os nossos catequistas, vamos todos cantar agradecendo a Deus este ministério tão essencial em nossas comunidades. (Catequistas fazem procissão de entrada e formam grupo próximo à mesa).

Canto Inicial: Catequese, caminho para o discipulado

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

“A vida em primeiro lugar” é tema do 21º Grito dos Excluídos


 CNBB – SEXTA, 21 AGOSTO 2015 14:43


A 21ª edição do Grito dos Excluídos abordará o tema “A vida em primeiro lugar” e o lema “Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. O evento está marcado para o dia 7 de setembro e contará com diferentes mobilizações pelo país. A organização pretende debater situações atuais do contexto brasileiro, refletindo sobre a conjuntura nacional e a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 que trata da relação Igreja e sociedade.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Programa de Liturgia: Domingo de Jesus, o Pão da Vida - Paróquia São Paulo Apóstolo - Diocese de Petrolina


Fontes: Liturgia em Mutirão/CNBB; Dia do Senhor/Paulinas/Marcelo Guimarães e Penha Carpanedo; O Recado/Pão e Vinho, Corpo e Sangue/Marcelo Pascoal; anotações pessoais.
PROGRAMA DE LITURGIA DO DIA 09/07/2015
CONHEÇA MAIS PARA CELEBRAR MELHOR

Liturgia em Mutirão: Liturgia da Palavra: Nº 37 (Diálogo da Aliança de Deus com seu povo - II). Maria de Lourdes Zavarez. LITURGIA EM MUTIRÇÃO – CNBB – SUBSIDIOS PARA A FORMAÇÃO.
Reflexão pessoal e em grupos:
1º. Qual deve ser a atitude básica da assembléia durante o rito da Palavra?
2º. De que maneira a assembléia participa do diálogo com Deus na Liturgia da Palavra?
3º. O que fazer para um melhor desempenho dos ministérios na Liturgia da Palavra em sua comunidade?

               PREPARANDO A CELEBRAÇÃO DO                    19º DOMINGO COMUM
DOMINGO DE JESUS, O PÃO DA VIDA
 - DIA DOS PAIS – DA PARTILHA – 09/08/2015

sábado, 1 de agosto de 2015

FELIZ DIA, PREZADOS E QUERIDOS SACERDOTES!


Construir a Família

CNBB: TERÇA, 28 JULHO 2015 14:42
DOM MURILO S.R. KRIEGER
ARCEBISPO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA E PRIMAZ DO BRASIL
Quando o assunto é família, todos concordam num ponto: ela é uma realidade ao mesmo tempo vigorosa e frágil. É uma instituição apreciada por muitos, desprezada por alguns e combatida por não poucos. Inserida na sociedade, beneficia-se com os seus progressos e sofre com os seus desafios. Por tudo isso, é preciso reconhecer: a família atravessa um momento de crise.

Antes de muitas análises e reflexões, cabe logo a pergunta: o que Deus tem a nos dizer sobre a família? Qual é a sua vontade a respeito dela? O Eclesiástico, livro escrito duzentos anos antes de Cristo, nos convida a servir nossos pais na alegria e a orar por eles, e nos adverte: "Quem honra o pai, expia os pecados; quem glorifica a mãe, é como se acumulasse tesouros" (Eclo 3,3).
Escrevendo aos cristãos da cidade de Colossos, o apóstolo Paulo lembrou-lhes as virtudes necessárias na vida de um discípulo de Cristo - virtudes que são essenciais no ambiente familiar: a compaixão, a bondade, a humildade, a mansidão, a paciência, o perdão, o amor, a paz e a gratidão (cf. Cl 3,12-15).
Jesus, o Filho de Deus, submetendo-se a José e a Maria, nos ensina que a transformação das pessoas e do mundo não se realiza por atos de orgulho e dominação, mas pela humilde obediência à vontade do Pai que está nos céus. Ele quis que Jesus vivesse numa família e nela crescesse "em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens" (Lc 2,52). Foi na família de Nazaré, escola de amor e compreensão, que Jesus se preparou para a sua missão.
Iluminados pela Palavra de Deus, temos agora melhores condições de responder à pergunta: Quais as características que a família de hoje deve ter para preparar adequadamente crianças e jovens para a vida?
Em primeiro lugar, ela tem como missão ajudar cada um a crescer como ser humano. Numa sociedade que facilmente nos transforma em robôs, a família apresenta-se como um importante centro de personalização. É nela que cada qual é acolhido como ser único e insubstituível, como ser livre, consciente e responsável.
Outro papel da família: ser evangelizadora, isto é, educadora da fé. Do ponto de vista cristão, ela tem como missão ensinar que Deus é Pai - um Pai que por amar infinitamente cada filho e filha quer vê-los vivendo na justiça, na fraternidade e no amor. Ele não aceita uma vida conduzida pelo egoísmo, tanto assim que seremos julgados pela lei do amor. Filhos do mesmo Pai, somos irmãos; ora, essa fraternidade deve manifestar-se por meio de gestos concretos de doação e solidariedade, especialmente voltados para aqueles que, morando ao nosso lado, sob o mesmo teto, são o nosso "próximo". Cabe à família descobrir formas de celebrar sua fé, procurar momentos para se unir em torno da Bíblia e relacionar-se com Deus pela oração. "A família que reza unida, permanece unida".
É missão da família preparar os filhos para a vida na sociedade. É na família que a criança aprende as leis básicas do comportamento social e o jovem desenvolve seu espírito crítico, descobrindo a diferença entre o bem, que deve ser buscado, e o mal, que deve ser evitado. Em seu interior, o diálogo é essencial, pois aproxima pessoas de idades, temperamentos, jeitos e gostos diferentes.
Formar pessoas, evangelizar e construir a sociedade. Trata-se de uma missão difícil para a família? Certamente! Isso prova que Deus tem altos planos para nós. Ele, que é Pai, ao mesmo tempo que faz nascer em nosso coração belos sonhos, possibilita sua concretização com a sua graça. Mais: pelo sacramento do matrimônio, torna a presença de Seu Filho Jesus uma realidade concreta nos lares que o procuram, buscam a sua bênção e o aceitam como Senhor.




    A Coordenação Diocesana de Catequese Familiar de Iniciação Cristã da Diocese de Petrolina, retomou neste sábado, dia 01 de agosto, mês dedicado as Vocações, cujo segundo Domingo, comemoramos o Dia dos Pais, as atividades de Formação Catequética em todo o território diocesano, o qual é constituído por três Foranias: Leste, Oeste e Central.
    
Participaram do encontro vários Coordenadores/as Paroquiais, dentre as quais destacamos:

1.Paróquia Santa Luzia - Casal Luiz e Nice; Altamirando (Coord. Diocesana)
2.Paróquia N. Sra. Aparecida - Márcia; Wanderly; Romero.
3.Paróquia São Gonçalo - Claudia; Ir. Fátima (Coord. Diocesana) 
4.Paróquia Santa Teresinha - Girlânia.
5.Paróquia N. Sra. dos Remédios - Anailde. 
6.Paróquia São Francisco das Águas - Lindalva.
7.Paróquia N.Sra. das Dores (Km25) - Maiane.
8.Paróquia N.Sra. das Dores (Petrolina) - Angela Cristina.
9.Paróquia N. Sra. da Conceição - Jozilda (Coord. Dicoesana).
10.Paróquia São Paulo Apóstolo - Wilson Alencar (Coord. Diocesana).

Contamos com 10-dez Paróquias e 15 Catequistas Coordenadores participando ativamente da pauta do dia que assim foi ordenada:
a) Semana Diocesana de Catequese, agendada para os os dias 16 a 26/08/2015.
- Cada Paróquia deverá reunir suas comunidades, havendo possibilidade participarem da Missa de Envio, e trabalhar o material/livreto: HORA DA FAMILIA, agendando cada dia e horário.

b) Formação Final - Liturgia, nos dias 22 e 23/08/2015, no Monte Carmelo (Pedra do Bode), tendo em vista conclusão dos pré-requisitos para a Investidura da 3ª Turma no Ministério do Catequista, a ser celebrado no último Domingo, 30/08/2015 - DIA DO CATEQUISTA.

c) Acampamento com as Famílias, será realizado sob coordenação dos trabalhos da Paróquia de Santa Luzia, cujos Casais Catequistas e que integram a Pastoral Familiar estarão também coordenando os trabalhos de articulação do evento.

d) Jornais Missão Jovem. Renovação das Assinaturas, o valor anual foi fixado em apenas R$ 20,00 (vinte reais). As Paróquias que não compareceram, gentileza procurar a Coordenação Diocesana com certa urgência.

e) Formação Pré-Agendada para a 3ª OFICINA DIOCESANA DE CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ, dias 12 e 13/09/2015.

Registramos as ausências das Paróquias, até então não justificadas:
1. PARÓQUIA SAGRADA FAMILIA
2. PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA
3. PAROQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO - Petrolina
4. PAROQUIA SÃO JOSÉ - Dormentes
5. PARÓQUIA N. S. RAINHA DOS ANJOS
6. PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - Orocó
7. PARÓQUIA N. S. AUXILIADORA - Lagoa Grande
8. PARÓQUIA N. S. DAS DORES - Rajada
9. PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - Afrânio
10. PARÓQUIA N. S. DO CARMO
11. PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
12. PARÓQUIA SÃO JOSÉ - Capelania Militar
13. PARÓQUIA SANTA CRUZ DA VENERADA
14. PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - Petrolina
15. COLÉGIO N. S. AUXILIADORA
16. COLÉGIO DIOCESANO DOM BOSCO

Aguardamos e desde já reforçamos o convite para nossa próxima REUNIÃO ORDINÁRIA: 05/SET/2015, às 09h00min - CENTRO PASTORAL N. S. RAINHA DOS ANJOS.

"Se na Família está Jesus, feliz é o lar!"

Atenciosamente, 

Wilson Alencar - Coord. Diocesano Catequese