domingo, 29 de março de 2015

Diocese de Petrolina: Missa dos Santos Óleos - 2015

A Diocese de Petrolina, sob o pastoreio do seu bispo diocesano que presidiu a Celebração Eucarística nessa última quinta-feira (26/03), na Missa dos Santos Óleos manifestando o Mistério do Sacerdócio de Cristo, participado pelos padres, ministros constituídos e reunidos no Altar da Unidade, na Paróquia Matriz São Paulo Apóstolo, Bairro de Areia Branca, com maciça presença de fieis representantes de todas as paróquias, bem como os religiosos e religiosas que fazem a nossa querida Diocese de Petrolina, em seus 91 Anos Evangelizando.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Programação da Semana Santa 2015 - Par. São Paulo Apóstolo

Vigília Cívica marca Semana de Mobilização pela Reforma Política

 FONTE: CNBB - QUARTA, 25 MARÇO 2015 14:36

Entidades que integram a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas convidam população a participar de Vigília Cívica, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, hoje, 25, às 17h. O ato integra a programação de atividades da Semana Nacional de Mobilização, que teve início no dia 20 e prosseguirá até o domingo, 29. A Mobilização Nacional propõe diversas iniciativas pelo Brasil, com o objetivo de intensificar as ações de coleta de assinaturas, tendo como meta 1,5 milhão de assinaturas, para tramitação do Projeto de Lei 6316/2013 de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Papa explica como atender bem uma confissão




SACRAMENTO DA PENITÊNCIA





Da Redação, com Rádio Vaticano
"Não existe nenhum pecado que Deus não possa perdoar" / Foto: L'Osservatore Romano
“Não existe nenhum pecado que Deus não possa perdoar” / Foto: L’Osservatore Romano
O Papa Francisco recebeu, nesta quinta-feira, 12, na Sala Clementina, no Vaticano, os participantes do 26º Curso sobre o Foro interno da Penitenciária Apostólica. Esse curso tem a finalidade pastoral de ajudar os novos sacerdotes e candidatos ao Sacramento da Ordem a administrarem corretamente o Sacramento da Reconciliação.
“Os sacramentos, como sabemos, são o lugar da proximidade e ternura de Deus pelos homens. Eles são a maneira concreta que Deus pensou para vir ao nosso encontro, para nos abraçar sem se envergonhar de nós e do nosso limite”, explicou Francisco.
Ele destacou que, dentre os sacramentos, o da Reconcili
ação torna presente o rosto misericordioso de Deus, o concretiza e o manifesta continuamente.

“Não podemos nos esquecer, seja como penitentes ou confessores, de que não existe nenhum pecado que Deus não possa perdoar”, disse ainda o Santo Padre.

Catequese do Papa Francisco: crianças, dom para a humanidade


brasão do Papa Francisco
CATEQUESE
Praça São Pedro – Vaticano
Quarta-feira, 18 de março de 2015
Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Depois de ter revisado as diversas figuras da vida familiar – mãe, pai, filhos, irmãos, avós – gostaria de concluir este primeiro grupo de catequeses sobre família falando das crianças. Farei isso em dois momentos: hoje me concentrarei no grande dom que as crianças são para a humanidade – é verdade, são um grande dom para a humanidade, mas também são as grandes excluídas porque muitas vezes nem as deixam nascer – e depois me concentrarei em algumas feridas que infelizmente fazem mal à infância. A mim vem em mente as tantas crianças que encontrei durante a minha última viagem à Ásia: cheias de vida, de entusiasmo e, por outro lado, vejo que no mundo muitas delas vivem em condições indignas… De fato, do modo como são tratadas as crianças se pode julgar a sociedade, mas não somente moralmente, também sociologicamente, se é uma sociedade livre ou uma sociedade escrava de interesses internacionais.
Em primeiro lugar, as crianças nos recordam que todos, nos primeiros anos da vida, fomos totalmente dependentes dos cuidados e da benevolência dos outros. E o Filho de Deus não poupou esta etapa.

Papa pede fiéis misericordiosos e Igreja de portas abertas

Da Redação, com Rádio Vaticano
Na Missa de hoje, Papa pede que fiéis sejam misericordiosos e não fechem as portas da Igreja / Foto: L'Osservatore Romano
Na Missa de hoje, Papa pede que fiéis sejam misericordiosos e não fechem as portas da Igreja / Foto: L’Osservatore Romano
A Igreja é “a casa de Jesus”, uma casa de misericórdia que acolhe a todos. Sendo assim, não é um lugar onde os cristãos podem fechar as portas. Esse foi o teor da homilia do Papa Francisco, na Missa desta terça, 17, na Casa Santa Marta.
Francisco já evidenciou outras vezes esse conflito entre Jesus, que abre as portas a quem quer que O procure – mesmo que seja distante d’Ele – e os cristãos, que, muitas vezes, fecham as portas da Igreja na cara de quem bate à sua porta. É um conflito entre a misericórdia total de Cristo e a escassez demonstrada por aqueles que creem n’Ele.
A reflexão do Papa começou pela água, protagonista das leituras litúrgicas do dia.

terça-feira, 17 de março de 2015

CNBB N2: Mensagem Quaresmal 2015

Mensagem do Presidente da CNBB NE 2 e Arcebispo de Olinda e Recife aos presbíteros e diáconos, religiosos e religiosas e a todo o povo de Deus por ocasião da Quaresma de 2015
fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CNBB NE2 


Brasão_Dom_Saburido
Mensagem do Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recifeaos presbíteros e diáconos, religiosos e religiosase a todo o povo de Deus por ocasião da Quaresma de 2015 
“É agora o momento favorável. É agora o dia da salvação” (2Cor 6,2b).
Queridos irmãos e irmãs,
Com a imposição das cinzas, iniciamos um novo Ciclo Pascal, em nossa vida cristã, assim como na vida da Igreja. Com as celebrações da Quaresma, da Páscoa e de Pentecostes, retomamos o caminho pascal de Jesus e nos comprometemos em viver o Amor Maior de quem dá a vida pelo bem da humanidade. Fazemos isso, cada um/a de nós, mergulhando mais e mais na alegria de sermos Igreja que escuta a Palavra, reparte o Pão e vive a solidariedade. Nesse tempo oportuno para a conversão, somos chamados a rever nossa vida batismal, consequentemente, renovando nosso compromisso missionário de discípulos/as, sobretudo aqueles que espontaneamente decidiram dar um passo mais exigente, consagrando suas vidas por inteiro ao serviço do Reino. Que o exemplo de Jesus, ao se retirar quarenta dias no deserto, nos motive a sermos decididos e perseverantes diante do projeto do Pai para cada um/a de nós.

CNBB NE2 - Acordo Brasil Santa Sé

Seminário Brasil Santa Sé iniciou trabalhos nesta manhãFONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CNBB NE2 


 
O Campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), sedia a partir desta terça-feira (17), o Seminário sobre o Acordo Brasil Santa Sé: implicações jurídicas e administrativas.

A solenidade de abertura, ocorrida nesta manhã, contou com as seguintes presenças: Cardeal Raymundo Damasceno - Presidente da CNBB  e Arcebispo de Aparecida-SP; Dom Antônio Fernando Saburido - Presidente da CNBB NE 2 e Arcebispo de Olinda e Recife; Dom Antônio Tourinho - Bispo Auxiliar de Olinda e Recife; Dom Genival Saraiva de França - Bispo Emérito de Palmares; Padre Pedro Rubens - Reitor da Universidade Católica; Frei Evaldo Xavier - Assessor Canônico da CNBB e do Monsenhor Thomas Grizza que na ocasião representou o Núncio Apostólico.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Papa Francisco convoca Ano Santo da Misericórdia


FONTE: SEGUNDA, 16 MARÇO 2015 12:45
CNBB

“Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho. Por isso decidi proclamar um Jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”, disse o papa Francisco, no dia 13 de março, durante celebração da penitência, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O papa anunciou o Ano Santo da Misericórdia, que terá início no dia 8 de dezembro deste ano, na solenidade da Imaculada Conceição e, concluirá em novembro de 2016.
“Sede misericordiosos como o Pai” será o lema do Jubileu Extraordinário, versículo retirado do Evangelho de São Lucas.  A iniciativa convida os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o sacramento da Reconciliação.
De acordo com comunicado da Santa Sé, a abertura do próximo jubileu irá acontecer no 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II e, “adquire um significado particular, impelindo a Igreja a continuar a obra começada com o Vaticano II”.
O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, responsável pela organização das celebrações deste jubileu, recorda em nota oficial que o papa Francisco tinha afirmado no início de 2015 que se vivia “o tempo da misericórdia”. O lema episcopal do papa Francisco é ‘miserando atque eligendo’, que recorda passagem do Evangelho de São Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”.
Com informações e foto da Rádio Vaticano.

domingo, 15 de março de 2015

Quaresma: Tempo de Confessar-se


Cardeal Orani João TempestaArcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

O sacramento da Reconciliação, também chamado de Penitência ou Confissão, é um sacramento que precisa ser celebrado pelos cristãos com maior assiduidade. Não só se confessar pela Páscoa da Ressurreição, mas se confessar sempre. Por este sacramento, o cristão recebe da misericórdia de Deus o perdão de seus pecados e, ao mesmo tempo, é reconciliado com a Igreja, à qual feriu com o pecado. Em boa hora, o Papa Francisco chamou toda a Igreja para a oração e confissão nas “24 horas para o Senhor”. Ele mesmo tem dado sinais da importância da Confissão para nossas vidas.
O pecado é uma ofensa a Deus; somente Ele pode perdoá-lo! Jesus, que é Deus bendito, tem o poder de perdoar os pecados: “O Filho do homem tem o poder de perdoar os pecados sobre a terra” (Mc 2,10). Este poder, ele concedeu à Igreja para que o exerça em seu nome: “Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo por Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação” (2Cor 5,18); “O que ligares na terra será ligado no céu, e o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,19); “Em verdade vos digo: tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu” (Mt 18,18).

CNBB divulga nota sobre a realidade atual do Brasil

Fonte: CNBB

“O que nós devemos procurar fazer é estabelecer cada vez mais um diálogo entre as diversas instituições, entre os poderes constituídos, a sociedade, as entidades da sociedade civil”, afirmou o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, dia 12, na sede da instituição, em Brasília.
Na ocasião foi divulgada a nota da Conferência sobre a realidade atual do Brasil. O texto foi aprovado na reunião do Conselho Permanente, ocorrida de 10 a 12 de março, e tem o objetivo de alertar para o possível enfraquecimento do Estado Democrático de Direito, frente ao “delicado momento pelo qual passa o país”.
Dom Damasceno ainda ressaltou a necessidade de preservar o Estado Democrático de Direito. “Depois de muitos anos difíceis pelos quais passamos durante o período do Regime Militar, creio que em nenhum momento deve ser quebrada essa ordem democrática”, salientou.

terça-feira, 10 de março de 2015

Oração, Conversão e Missão

FONTE: CNBB (SEGUNDA, 09 MARÇO 2015 13:30)

CARDEAL ORANI JOÃO TEMPESTA
ARCEBISPO DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO (RJ)

Na mensagem mundial para a Quaresma deste ano, publicada no dia 17 de fevereiro, o Santo Padre Papa Francisco desafiou as comunidades católicas a uma “renovação” que supere os riscos da indiferença face aos outros. Ele pediu que as nossas paróquias fossem “ilhas de misericórdia” num mar de indiferença.
A Quaresma, um tempo de preparação especial, habitualmente um período reservado para a reflexão e conversão espiritual. Os 40 dias que nos preparam para a maior festa dos cristãos – a Páscoa – lembram os 40 anos de deserto do povo de Israel em busca da libertação e os 40 dias de jejum de Jesus, a inspiração para este tempo especial de reflexão e penitência, que culmina no Tríduo Pascal. Encontramos o simbolismo do numero “40” em muitos outros episódios da Sagrada Escritura.

Paróquia S. Paulo Apóstolo: PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA 2015


Grupo de Oração Sal da Terra realizará encontro neste sábado, para toda comunidade.

terça-feira, 10 de março de 2015

O Grupo de Oração Sal da Terra, da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada, realizará um encontro, cujo objetivo principal é adorar a Jesus Cristo, pelas inúmeras formas.

De acordo com Élder Macedo, membro do grupo e um dos organizadores do evento, haverá muitos momentos de espiritualidade. Em nota enviada ao blog, o mesmo convida a todos em nome do grupo. Confiram: Deus é o caminho a verdade e a vida. Ele te chama para vir participar do encontro com Grupo de Oração Sal da Terra, que acontecerá neste sábado, 14. Ele destaca ainda o que está previsto para acontecer: haverá pregação com Alessandra Nascimento, adoração ao Santíssimo e cânticos de louvor com o Ministério de Música do grupo. Venha adorar ao Senhor, com toda sua família.Finaliza Élder.

O encontro acontecerá na Igreja Matriz da Paróquia e será aberto para toda a comunidade.
 veromilton_nunes   


O que é o Exorcismo?



É dogma de fé que o demônio existe e pode agir sobre o ser humano. O Catecismo da Igreja diz que: “Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus e que, por inveja, os faz cair na morte. A Escritura e a Tradição da Igreja veem neste ser um anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo. A Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um anjo bom, criado por Deus…

sexta-feira, 6 de março de 2015

A mulher, coração da Família - PARABÉNS MULHERES, FELIZ DIA!

FONTE: CNBB (TERÇA, 03 MARÇO 2015 16:34)

DOM FERNANDO ARÊAS RIFAN
BISPO DA ADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA PESSOAL SÃO JOÃO MARIA VIANNEY (RJ)

Domingo próximo, dia 8, será o dia internacional da mulher, razão de falarmos da dignidade especial daquela que é o coração da família. Sua dignidade há que ser ressaltada, pois a crise atual da família atinge especialmente a mulher.

Monsenhor Livio Melina virá ao Brasil para ciclo de palestras sobre a família

FONTE: CNBB (SEXTA, 06 MARÇO 2015 14:13)

O presidente do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família de Roma, monsenhor Livio Melina, chega ao Brasil no dia 21 de março, para ciclo de palestras. O sacerdote vem ao país, especialmente para as celebrações dos 20 anos da Encíclica “Envagelium vitae”. As conferências estão inseridas nas reflexões propostas pelo Sínodo sobre a Família.

“É um momento que poderá nos ajudar a refletir para responder ao questionário em vista do próximo Sínodo, e nos motivar mais a trabalhar com a família e pela família em nosso país”, explica o assessor nacional da Comissão Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rafael Fornasier.

Conferências

Na Pontifícia

Liturgistas brasileiros participam do Congresso Latino-americano de Liturgia

FONTE: CNBB (SEXTA, 06 MARÇO 2015 12:19)

Mais de cem especialistas em liturgia de diversos países da América Latina estiveram reunidos do dia 23 ao dia 27 de fevereiro em Puebla, México, para o 1º Congresso Latino-Americano de Liturgistas. O evento foi organizado pelo Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), com o objetivo de suscitar a reflexão em torno da evangelização das culturas e da arte litúrgica.
Participaram do Congresso bispos, presbíteros, religiosos e leigos que atuam na formação litúrgica nos seminários e casas de formação, vindos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e México, além de países não latino-americanos, como Estados Unidos e Itália.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Diocese de Petrolina: Catequese sobre a Fé Trinitária

quarta-feira, 4 de março de 2015

Fonte: http://paroquianossasenhoradasdoresrajada.blogspot.com.br/2015/03/como-e-que-igreja-exprime-sua-fe.html

Como é que a Igreja exprime a sua fé trinitária?

Francisco FerreiraA Igreja exprime a sua fé trinitária confessando um só Deus em três Pessoas: Pai e Filho e Espírito Santo. As três Pessoas divinas são um só Deus, porque cada uma delas é idêntica à plenitude da única e indivisível natureza divina. Elas são realmente distintas entre si, pelas relações que as referenciam umas às outras: o Pai gera o Filho, o Filho é gerado pelo Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Por padre Francisco Ferreira.

Diocese de Petrolina: Palestra com Pe. Adilson Simões, 07/03/2015

quarta-feira, 4 de março de 2015

Fonte: http://paroquianossasenhoradasdoresrajada.blogspot.com.br/2015/03/palestra-com-padre-adilson-simoes.html

Palestra com padre Adilson Simões acontecerá neste sábado.


Diocese de Petrolina: Seminarista Júnior Bedor receberá ministério de leitor.

terça, 3 de março de 2015

FONTE: http://paroquianossasenhoradasdoresrajada.blogspot.com.br/2015/03/seminarista-junior-bedor-recebera.html


Diante da notícia de receber o ministério do leitorado, o seminarista Júnior emite convite para o momento que acontecerá no próximo domingo, 08, na Igreja matriz de Petrolina: 

Com júbilo no coração, compartilho com meus familiares e amigos esta grande alegria: Receberei meu primeiro ministério litúrgico. O Leitorado! 

Diocese de Petrolina: LIÇÕES DO II SEDICOM

Prof. Gildo Júnior

Durante o feriado do Carnaval, representantes das paróquias da nossa Diocese estiveram reunidos no Centro Pastoral Monte Carmelo, a fim de refletir sobre a Pastoral da Comunicação, atentos ao forte apelo do nosso bispo, que almeja a sua consolidação nesta Igreja Particular. Comunicar e evangelizar são palavras integradas, que constituem a totalidade daquilo que foi iniciado por Jesus, o comunicador da Redenção.

terça-feira, 3 de março de 2015

Paróquia São Paulo Apóstolo- Petrolina/PE: 2º CPP/2015

A Paróquia de São Paulo Apóstolo, diocese de Petrolina, realizou nesta 1ª segunda-feira do mês (02/03/2015) a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Paroquial de Pastoral – CPP, sob Coordenação do Administrador Paroquial, Pe. Antonio Malan de Carvalho.

Inicialmente, após oração conduzida pelo ODC – Ofício Divino das Comunidades – Tempo Quaresmal, a Secretária da Paróquia, Maria das Dores de Carvalho – Dorinha fez a leitura da ata da última reunião, cuja finalidade foi recordar os últimos pontos deliberados para conhecimento da assembleia reunida.

As diversas Pastorais, Grupos e Movimentos que fazem a Paróquia São Paulo Apóstolo, se fizeram presentes através de seus Coordenadores e representantes, para discorrerem sobre a pauta apresentada pelo Coordenador Geral do CPP – Pe. Malan: SISTEMA INTEGRAL DA NOVA EVANGELIZAÇÃO – SINE.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Bispos, padres e leigos participam do II Sedicom.

FONTE: http://www.paroquianossasenhoradasdoresrajada.blogspot.com.br/

segunda-feira, 2 de março de 2015

Pe. Clóvis, Dom Manoel e Pe. Augusto

Ordenação diaconal de Antônio Solone e mais dois seminaristas tem data marcada.

Fonte: http://www.paroquianossasenhoradasdoresrajada.blogspot.com.br/ 


Comire do NE 2 debate Exortação Apostólica Evangelii Gaudium

FONTE: CNBB: SEGUNDA, 02 MARÇO 2015 13:13

“A alegria do Evangelho, mística e alma da missão” foi o tema de um Seminário Missionário promovido pelo Conselho Missionário Regional (Comire) do Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 26 a 28 de fevereiro. O evento aconteceu no Centro Mariápolis, em Igarassu (PE), e reuniu participantes vindos dos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, para refletir sobre a Exortação Apostólica do papa Francisco Evangelii Gaudium e suas contribuições para a missão da Igreja.