Às 16h de hoje, a lama já se esparramava alguns quilômetros para o norte e para o sul, partindo do distrito de Regência, município de Linhares. A previsão do Ministério do Meio Ambiente, baseada em modelos de dispersão produzidos por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), é de que a mancha de rejeitos atingiria 9 quilômetros de costa, mas técnicos e outros estudiosos que acompanham os eventos no campo consideram essa previsão extremamente conservadora.

É uma região de reprodução de tartarugas marinhas, inclusive de uma espécie criticamente ameaçada de extinção, a tartaruga-de-couro. Vários ninhos foram movidos de lá pelo Projeto Tamar.
Lama: É uma região de reprodução de tartarugas marinhas, inclusive de uma espécie criticamente ameaçada de extinção, a tartaruga-de-couro. Vários ninhos foram movidos de lá pelo Projeto Tamar.© Fornecido por Estadão É uma região de reprodução de tartarugas marinhas, inclusive de uma espécie criticamente ameaçada de extinção, a tartaruga-de-couro. Vários ninhos foram movidos de lá pelo Projeto…
Pesquisadores alertam que a lama, independentemente de ser tóxica ou não, vai impactar profundamente todos os ecossistemas continentais e oceânicos por onde passar.
Hoje mesmo, pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estavam recolhendo peixes mortos na foz do rio. Analisando os animais manualmente, era possível ver claramente que suas guelras estavam impregnadas de lama. Mesmo com os níveis de oxigênio da água dentro do normal, esse “entupimento” das brânquias impede os peixes de respirar e eles morrem asfixiados.

A maioria dos peixes recolhidos era da espécie popularmente conhecida como mandi. É um peixe de água doce que normalmente não se aproxima da foz, pois é sensível à salinidade, mas que provavelmente desceu o rio fugindo do avanço da lama.A praia de Regência é um importante local de desova de tartarugas-marinhas, incluindo a tartaruga-de-couro, espécie criticamente ameaçada de extinção. Para piorar a situação, a lama chegou justamente na época de desova. Membros do Projeto Tamar, que tem uma base no local, vêm removendo diariamente os ovos colocados por tartarugas na praia.

A lama de rejeitos de minério que vazou da barragem da Samarco já chegou ao mar, após passar pelo trecho do Rio Doce no distrito de Regência, em Linhares, no Espírito Santo.
Lama: A lama de rejeitos de minério que vazou da barragem da Samarco já chegou ao mar, após passar pelo trecho do Rio Doce no distrito de Regência, em Linhares, no Espírito Santo.© Fornecido por Estadão A lama de rejeitos de minério que vazou da barragem da Samarco já chegou ao mar, após passar pelo trecho do Rio Doce no distrito de Regência, em Linhares, no Espírito Santo. A onda de lama percorreu mais de 650 quilômetros em 16 dias
Lama: A onda de lama percorreu mais de 650 quilômetros em 16 dias© Fornecido por Estadão A onda de lama percorreu mais de 650 quilômetros em 16 dias Nos últimos três dias a onda de lama passou por Colatina e Linhares, causando mortandade de peixes e comprometendo o abastecimento de água
Lama: Nos últimos três dias a onda de lama passou por Colatina e Linhares, causando mortandade de peixes e comprometendo o abastecimento de água© Fornecido por Estadão Nos últimos três dias a onda de lama passou por Colatina e Linhares, causando mortandade de peixes e comprometendo o abastecimento de água A previsão do Ministério do Meio Ambiente, com base em projeções feitas por pesquisadores da Coppe-UFRJ, é que os sedimentos se dispersarão por uma área de 9 quilômetros, principalmente ao sul da foz do Rio Doce
Lama: A previsão do Ministério do Meio Ambiente, com base em projeções feitas por pesquisadores da Coppe-UFRJ, é que os sedimentos se dispersarão por uma área de 9 quilômetros, principalmente ao sul da foz do Rio Doce© Fornecido por Estadão A previsão do Ministério do Meio Ambiente, com base em projeções feitas por pesquisadores da Coppe-UFRJ, é que os sedimentos se dispersarão por uma área de 9 quilômetros…É uma região de reprodução de tartarugas marinhas, inclusive de uma espécie criticamente ameaçada de extinção, a tartaruga-de-couro. Vários ninhos foram movidos de lá pelo Projeto Tamar.
Lama: É uma região de reprodução de tartarugas marinhas, inclusive de uma espécie criticamente ameaçada de extinção, a tartaruga-de-couro. Vários ninhos foram movidos de lá pelo Projeto Tamar.© Fornecido por Estadão É uma região de reprodução de tartarugas marinhas, inclusive de uma espécie criticamente ameaçada de extinção, a tartaruga-de-couro. Vários ninhos foram movidos de lá pelo Projeto…Antes da lama mais pesada, a linha de frente da mancha, composta de um material mais leve e fino, tocou as ondas do litoral de Regência, um distrito do município de Linhares (ES), no fim da tarde de sábado, 21
Lama muda a cor do mar na foz do Rio Doce: A cor do Rio Doce na praia de Regência mudou de cor por causa da lama na tarde deste sábado,21.© Fornecido por Estadão A cor do Rio Doce na praia de Regência mudou de cor por causa da lama na tarde deste sábado,21. O rio Doce deságua no mar em Linhares, cidade que fica no norte do Espírito Santo. Foi montada uma barreira para tentar conter os rejeitos de minério, que correm o rio após o rompimento de barragens em Mariana (MG).
Lama muda a cor do mar na foz do Rio Doce: O rio deságua no mar em Linhares, cidade que fica no norte do Espírito Santo. Foi montada uma barreira para tentar conter os rejeitos de minério, que correm o rio após o rompimento de barragens em Mariana (MG).© Fornecido por Estadão O rio deságua no mar em Linhares, cidade que fica no norte do Espírito Santo. Foi montada uma barreira para tentar conter os rejeitos de minério, que correm o rio após o rompimento…Os governos de Minas e do Espírito Santo se articulam para entrar com ação conjunta na Justiça contra a mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billinton, por causa dos danos causados pelo rompimento das barragens.
Lama muda a cor do mar na foz do Rio Doce: Os governos de Minas e do Espírito Santo se articulam para entrar com ação conjunta na Justiça contra a mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billinton, por causa dos danos causados pelo rompimento das barragens.© Fornecido por Estadão Os governos de Minas e do Espírito Santo se articulam para entrar com ação conjunta na Justiça contra a mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP…O desastre ambiental em Mariana, considerado o maior já ocorrido no Brasil, deixou, até agora, oito mortos. Quatro corpos ainda não foram identificados e 11 pessoas, entre moradores e empregados da Samarco, estão desaparecidas.
Lama muda a cor do mar na foz do Rio Doce: O desastre ambiental em Mariana, considerado o maior já ocorrido no Brasil, deixou, até agora, oito mortos. Quatro corpos ainda não foram identificados e 11 pessoas, entre moradores e empregados da Samarco, estão desaparecidas.© Fornecido por Estadão O desastre ambiental em Mariana, considerado o maior já ocorrido no Brasil, deixou, até agora, oito mortos. Quatro corpos ainda não foram identificados e 11 pessoas, entre…A lama que vazou com a queda das barragens, depois de destruir Bento Rodrigues (MG), atingiu o Rio Doce via afluentes, chegando ao Espírito Santo.
Lama muda a cor do mar na foz do Rio Doce: A lama que vazou com a queda das barragens, depois de destruir Bento Rodrigues (MG), atingiu o Rio Doce via afluentes, chegando ao Espírito Santo.© Fornecido por Estadão A lama que vazou com a queda das barragens, depois de destruir Bento Rodrigues (MG), atingiu o Rio Doce via afluentes, chegando ao Espírito Santo. A onda de lama tem levado destruição à biodiversidade do Rio Doce, desde o município homônimo em Minas, onde nasce.
Lama muda a cor do mar na foz do Rio Doce: A onda de lama tem levado destruição à biodiversidade do Rio Doce, desde o município homônimo em Minas, onde nasce.© Fornecido por Estadão A onda de lama tem levado destruição à biodiversidade do Rio Doce, desde o município homônimo em Minas, onde nasce. Boias infláveis estão sendo usadas pela mineradora Samarco para tentar conter os danos na foz do Rio Doce, em Linhares, no litoral do Espírito Santo
Lama muda a cor do mar na foz do Rio Doce: Boias infláveis estão sendo usadas pela mineradora Samarco para tentar conter os danos na foz do Rio Doce, em Linhares, no litoral do Espírito Santo© Fornecido por Estadão Boias infláveis estão sendo usadas pela mineradora Samarco para tentar conter os danos na foz do Rio Doce, em Linhares, no litoral do Espírito Santo A dispersão da lama pode ser de 3 km em direção ao norte e de 6 km em direção ao sul quando elas atingirem o mar pela foz do Rio Doce, informou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira
Lama muda a cor do mar na foz do Rio Doce: A dispersão da lama pode ser de 3 km em direção ao norte e de 6 km em direção ao sul quando elas atingirem o mar pela foz do Rio Doce, informou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira© Fornecido por Estadão A dispersão da lama pode ser de 3 km em direção ao norte e de 6 km em direção ao sul quando elas atingirem o mar pela foz do Rio Doce, informou a ministra do Meio Ambiente…É a maior catástrofe ambiental do País, isso é inegável, afirmou a ministra
Lama muda a cor do mar na foz do Rio Doce: É a maior catástrofe ambiental do País, isso é inegável, afirmou a ministra© Fornecido por Estadão É a maior catástrofe ambiental do País, isso é inegável, afirmou a ministra