segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Programa de Liturgia: Domingo de Jesus, o Pão da Vida - Paróquia São Paulo Apóstolo - Diocese de Petrolina


Fontes: Liturgia em Mutirão/CNBB; Dia do Senhor/Paulinas/Marcelo Guimarães e Penha Carpanedo; O Recado/Pão e Vinho, Corpo e Sangue/Marcelo Pascoal; anotações pessoais.
PROGRAMA DE LITURGIA DO DIA 09/07/2015
CONHEÇA MAIS PARA CELEBRAR MELHOR

Liturgia em Mutirão: Liturgia da Palavra: Nº 37 (Diálogo da Aliança de Deus com seu povo - II). Maria de Lourdes Zavarez. LITURGIA EM MUTIRÇÃO – CNBB – SUBSIDIOS PARA A FORMAÇÃO.
Reflexão pessoal e em grupos:
1º. Qual deve ser a atitude básica da assembléia durante o rito da Palavra?
2º. De que maneira a assembléia participa do diálogo com Deus na Liturgia da Palavra?
3º. O que fazer para um melhor desempenho dos ministérios na Liturgia da Palavra em sua comunidade?

               PREPARANDO A CELEBRAÇÃO DO                    19º DOMINGO COMUM
DOMINGO DE JESUS, O PÃO DA VIDA
 - DIA DOS PAIS – DA PARTILHA – 09/08/2015


Ambientação: Refrão do cântico – O Pão de Deus. (Cantos de Abertura e Comunhão – PAULUS)
  • O PÃO DE DEUS É O PÃO DA VIDA/ QUE DO CÉU VEIO ATÉ NÓS./||: Ó SENHOR, NOS VOS PEDIMOS:/DAI-NOS SEMPRE DESTE PÃO.:||
Celebramos o DOMINGO DE JESUS, O PÃO DA VIDA. Escutando a Palavra do Senhor, nós o reconhecemos como pão vivo descido do céu. Somos renovados na promessa e na certeza de que, comendo deste pão, viveremos eternamente.
Celebramos a Páscoa de Jesus Cristo em todas as pessoas e grupos que se preocupam com a vida do povo. (Dia do Senhor, Marcelo Guimarães e Penha Carpanedo. Tempo Comum, Ano B, p. 137).

Monições Iniciais (3-sugestões. Atentos para não usar papel/mão)

. Irmãos e irmãs, neste 2º Domingo do Mês Vocacional, a Igreja nos convida a rezar, refletir, e viver como filhos e filhas, partilhando entre nós tudo o que Ele nos dá, e a trabalhar pela vocação para a vida em Família. Dando uma atenção especial aos pais e aos que se preparam para o matrimônio, a fim de que assuma a vida em Família como vocação abençoada por Deus. Iniciemos com o Canto de Abertura nº 217 do Hinário/Diocese de Petrolina/Paulus.

2ª. Caríssimos, cada vez que nos reunimos na Ação e Graças e na partilha do pão, renovamos nosso compromisso de viver como irmãos, de dar a nossa parte para que a fome e a sede sejam saciadas. Criando uma comunidade em que as pessoas dêem vida pelo perdão mútuo e pela solidariedade, celebramos a Vocação Matrimonial – Dia dos Pais, e consagramos nosso Dizimo ao Senhor, iniciando com o Canto de Abertura nº 217/Hinário...
3ª. Celebrando a Páscoa de Jesus neste Domingo, ouviremos D’Ele: EU SOU O PÃO DA VIDA! Alegres pela vida e as lutas de cada Pai em favor da Família, Pequena Igreja Doméstica, cheios de gratidão a Deus que nos favorece com o Pão do Céu, rendamos graças e roguemos bênçãos devolvendo o nosso Dizimo! Iniciemos nossa celebração com o Canto de Abertura nº 217/Hinário/Diocese de Petrolina/Paulus.

RITOS INICIAIS

PROCISSÃO INICIAL: Pode ser introduzido o Banner da Pastoral do Dizimo; os Pais, também podem tomar parte na Procissão de Entrada ao lado da Equipe de celebração e do Presidente.

CONVITE PARA O HINO DE LOUVOR: Deus seja louvado, no pão partilhado! Seja louvado Deus porque, em seu amor infinito, sacia-nos com o Pão da Vida. Ao nosso Deus e Senhor, cantemos, com alegria, um Hino de Louvor!

Introdução ao espírito da Celebração: O Mês Vocacional foi instituído na 19ª Assembléia Geral da CNBB/1981, tem como objetivos conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Presente na maioria das paróquias, a Pastoral Vocacional tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade tendo sempre por fim suscitar novas vocações.

Cada Domingo é reservado para a reflexão e celebração de uma determinada Vocação: Sacerdotal, Diaconal, Religiosa, Familiar e Leiga.  Tendo celebrado a Vocação Sacerdotal no 1º Domingo/Dia do Padre, rezamos pelos nossos Sacerdotes que agem em nome de Cristo e é representante de nossa comunidade.

Na continuidade, neste 2º Domingo, nossa reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, são voltadas para a Vocação Familiar/Matrimonial, na pessoa do pai. De forma, que pedimos a Deus, em tempos de violência e perda de valores familiares, a valorização da Família, Pequena Igreja Doméstica, que é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da fraternidade, sendo colaboradora da obra da criação.

Rogando Sacerdotes, também pedimos Pais educadores e formadores conscientes do que significa ser cristão e cidadão; que sejam também verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no ambiente da Familiar.

O Pai na família é fundamental. Ele é representante legítimo de Deus perante os filhos, e é sua missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais que o amor, a compaixão e a harmonia reinem no lar. Afinal, somos, por Vocação, uma só Família.

LITURGIA DA PALAVRA
Na Liturgia da Palavra deste 19º Domingo do Tempo Comum, o Senhor ensina-nos como havemos de aprender o que Ele nos ensina. Ele escuta a nossa oração, dirige a sua Palavra e jamais nos abandona!
Provai e vede quão suave é o Senhor, que cumpre em Jesus Cristo, sua promessa e seu Projeto de Vida! Tenhamos Fé e abramo-nos ao seu amor em qualquer que seja a dificuldade.
Sejamos seguidores de Jesus, o Pão da Vida, que sacia a nossa fome e nossa sede, ajudando-nos na solução dos problemas que encontramos no mundo.

LEITURAS QUE OUVIREMOS COM ATENÇÃO, APRESENTAM JESUS COMO O PÃO DA VIDA E ALIMENTO ESPIRITUAL.


1ª leitura: 1Rs 19, 4-8 = Levanta-te e come!
Salmo Responsorial: Sl 33(34)=Provai e vede quão suave é o Senhor!
2ª leitura: Ef, 4, 30-5,2 = Vivei no amor, a exemplo de Cristo.
Evangelho: Jo 6, 41-51 = Eu sou o pão que desceu do céu!

ENTRADA DA PALAVRA: Vamos receber o Santo Livro, voltando nossa atenção para a Nave Central da Igreja. Cantemos com alegria!

COMENTÁRIO GERAL: Irmãos e irmãs, com o coração aberto para escutar o Senhor que vai falar, participemos da Mesa da Palavra, não querendo interpretá-La de acordo com nossos desejos, mas com Fé nas Sagradas Escrituras! Inclinando nossos ouvidos, abrindo o coração, ouçamos, com muita atenção, as leituras que apresentam Jesus como Pão da Vida que do céu veio até nós.

ORAÇÃO DOS FIEIS: Propomos o agradecimento, que pode ser feito por um dizimista, usando a camisa da Pastoral do Dízimo: “Muito obrigado, meu Deus, por tudo o que tenho e sou! Principalmente, porque sou Dizimista, obrigado, Senhor! Que o meu Dizimo seja sempre um compromisso fiel em reconhecimento e gratidão por todos os bens que continuamente me concedeis! E que em toda a minha vida eu vos louve sem cessar! Amém”.
E, concluindo, encerramos rezando a Oração Vocacional, para que Deus Pai suscite vocações sacerdotais, religiosas e laicais a fim de ajudar o rebanho, apesar de sua fraqueza, a atingir a fortaleza do Pastor (providenciar e distribuir a Oração Vocacional).

LITURGIA SACRAMENTAL – ORAÇÃO EUC. V
OFERTÓRIO: Diante dos nossos olhos e pelo ministério do sacerdote, cada vez que nos reunimos na Ação de Graças e na Partilha do Pão, renovamos nosso compromisso de viver como irmãos.
Realizando o nosso êxodo, com as nossas próprias forças e apoiando-nos nas forças do alimento que nos mantém, vamos partilhar primeiro os dons do pão e do vinho, que vem em procissão; e após, vamos trazer as ofertas da Comunidade, entoando o canto nº 290.

PROCISSÃO DOS DONS: Após a Introdução feita pelo Animador, ao tempo em que se inicia o canto, alguns dizimistas vestidos a caráter, com a camisa do Dízimo, trazem os dons (cálice, âmbulas e galhetas com pão e vinho), pela nave central da Igreja até o altar.

OFERTASTerminada a procissão dos dons, atendendo ao convite do animador, dizimistas e demais ofertantes fazem as suas ofertas, nos locais indicados.

CONVITE À COMUNHÃO EUCARÍSTICAErguendo-nos e seguindo a ordem do Senhor, tal como foi dada ao Profeta Elias: “Levanta-te e come”, vamos dar graças a Deus e repartir entre nós o Pão Consagrado, memória viva do Corpo do Senhor. Bendigamos ao Pai porque Jesus se fez Pão do Céu para a nossa fome. Entrando em filas, para receber o seu Corpo na Santíssima Eucaristia, entoemos o canto nº 323 (19º DOMINGO)

MONIÇÃO FINAL: Para descobrir o mistério profundo de Jesus e conhecê-Lo, é preciso acolher a luz que vem da Palavra de Deus, tendo o olhar da fé, á exemplo de São Paulo Apóstolo: «Combati até ao fim o bom combate… guardei a fé». Saímos da Eucaristia com este olhar de fé, procurando reconhecer os sinais de Deus na beleza da criação e na bondade de cada irmão, durante esta semana, até o nosso próximo encontro.

HOMENAGEM AOS PAISé oportuno festejar o dia dos Pais, com um belo cântico, uma mensagem, poema ou poesia. Ao final de tudo, pode-se convidar os pais a se aproximarem do altar para uma bênção especial. O presidente da celebração convida toda a assembléia a estender as mãos na direção dos pais e proclama, sozinho a seguinte ORAÇÃO PELOS PAIS E PELAS FAMÍLIAS:

Fortalecei e abençoai, Pai celeste, todos os nossos pais, que têm a missão de zelar pelo bem-estar e pela convivência fraterna na família. Derramai copiosa bênção também sobre as famílias, a fim de que seus membros vivam em harmonia e bem-querer e elas se auxiliem mutuamente, Por Cristo, nosso Senhor. Amém! 
(Fonte: O DOMINGO. Semanário litúrgico catequético – 9/8/2009, n. 38).

Terminada a Oração, todos cantam “Parabéns a você”.


CANTAR O XIX DOMINGO COMUM
“DOMINGO DE JESUS, O DO PÃO DA VIDA”

Hinário Diocesano, instruções na página 246. Cantar esta celebração que nos traz a Boa Notícia – EU SOU O PÃO DESCIDO DO CÉU, é cantar a partilha do pão, símbolo da partilha da vida, ícone de quem tem o coração igual ao coração divino, capaz de condoer-se com a fome do povo, proclamando com autenticidade religiosa, a promoção da fraternidade, da justiça e da paz, e não como quem murmura contra Jesus, como o povo de Deus lá no deserto, quando lhes faltava alimento.
Abrindo o coração para o Pai, porque é d’Ele que vem a graça de aderir ao seu Projeto de Vida e Amor. Vamos Cantar o 19º Domingo Comum:

Ambientação: Refrão do cântico – O Pão de Deus. (Cantos de Abertura e Comunhão – PAULUS):
O PÃO DE DEUS É O PÃO DA VIDA/ QUE DO CÉU VEIO ATÉ NÓS./||: Ó SENHOR, NOS VOS PEDIMOS:/DAI-NOS SEMPRE DESTE PÃO.:||

Canto de Abertura: o início da celebração caracteriza-se como uma procissão que conduz um povo fiel ao altar do Senhor, cantando a confiança e exultando com manifestações de alegria a fé em Deus.
Nº 217: ACOLHE OS OPRIMIDOS (Lit. CD-VI, fx: 24) – 19º DOMINGO: Senhor, tua aliança/ leva em conta e não largues o teu povo!/ Defende a tua causa/ e não desprezes quem pede o teu socorro.

Salmo Responsorial: Ao cantar este Salmo, bendigamos ao Senhor que sempre escuta a Oração dos Empobrecidos e os liberta de suas angústias.
Sl 34: Provai e vede quão suave é o Senhor! CD Salmos – fx 55 (= à melodia da fx: 8 – Lit. CD-IX)

Aclamação ao Evangelho: é preciso cantar a aclamação com a antífona do Lecionário deste Domingo.
Nº 264: Aleluia! Um grande Profeta (= à melodia da fx: 11 – Lit. CD-VII)       
||Aleluia, aleluia,/aleluia, aleluia (bis) – 19º Domingo: Eu sou o pão da vida, descido do céu,/ quem deste pão come, sempre há de viver./Eu sou o pão vivo, descido do céu/amém, aleluia, aleluia!

Ofertas
Vamos cantar, abertura da Missa Dizimo é Partilha: “Eu sou Dizimista, Eu sou...” (faixa 01-CD). Em atitude de compromisso com o Dízimo e a partilha na Igreja; verdadeira reflexão sobre o Dízimo.

Comunhão
Nº 323: SENHOR, A FOME (fx: 9 – Lit. CD-IX) – 19º DOMINGO: Teu corpo é nosso alimento,/reforço pra caminhada./Queremos o pão da vida,/ ao longo da nossa estrada.||: Senhor, nos dá vida eterna,/ agora e após a jornada.:||

A TERRA PROMETIDA – AGENDA –

Coral Ampliado: hoje, segunda-feira; quarta e quinta-feira, na Igreja S. Paulo, Areia Branca, às 19h30.

Novena Ampliada: 03, 04 e 05/08 – Paróquia São Paulo Apóstolo – Areia Branca, momento de oração e louvor, com transmissão do Santo Terço em Família, através da Rádio a Voz do São Francisco – Emissora Rural – Comunicando e Evangelizando, sempre a partir das 18h00min.

FESTA DA PADROEIRA: Rainha do Céu, Mãe querida da Família, Santuário da Paz! Este tema remete-nos ao Sínodo dos Bispos sobre a Família e o Ano da Paz. A temática dos festejos reúne os temas importantes para sermos no mundo, uma Só Família, instrumento da Paz!
·        Alegres, festivos e entoando fervorosos louvores, à Rainha do Céu, celebramos a grande festa da Excelsa Padroeira de Petrolina e da nossa Diocese, iniciando às 19h00min:
·        Dia 06 – Quinta-feira: 1ª Noite – Santa Luzia e São João Batista... Setor São Marcos. Grupos/Movimentos: Capelinhas Sta. Terezinha, Fraternidade do Carmo e São Francisco de Sales.

SINE: Não vai haver!

Semana Diocesana da Família/Hora da Família: 16 - 23/08 (JORNADA DA FAMÍLIA-Tarde)

Encontro: Cantar a Liturgia (Sab 22 e Dom 23/08 – será no SSJ, pela manhã – 08h/12h).

- Orientação sobre Hinário Diocesano: cifras/áudio/ notas.

- Ensaios dos Cânticos.

- Orientações para Cantores em Geral, Tocadores e Salmistas, do ponto de vista Litúrgico, inclusive com exercícios vocais.

- Inscrições: Portaria do Palácio Diocesano, no momento não haverá nenhuma taxa, o importante é tomar nota da data em sua agenda.

·        Que Jesus Cristo nos renove e nos consagre totalmente na escola do seu serviço. Amém.


Catequista: Wilson Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário