quarta-feira, 25 de março de 2015

Vigília Cívica marca Semana de Mobilização pela Reforma Política

 FONTE: CNBB - QUARTA, 25 MARÇO 2015 14:36

Entidades que integram a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas convidam população a participar de Vigília Cívica, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, hoje, 25, às 17h. O ato integra a programação de atividades da Semana Nacional de Mobilização, que teve início no dia 20 e prosseguirá até o domingo, 29. A Mobilização Nacional propõe diversas iniciativas pelo Brasil, com o objetivo de intensificar as ações de coleta de assinaturas, tendo como meta 1,5 milhão de assinaturas, para tramitação do Projeto de Lei 6316/2013 de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

Iniciativa popular

Projeto de Lei de Iniciativa Popular proposto pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas foi lançado em setembro de 2013. Trata-se de uma iniciativa popular em prol do fortalecimento dos mecanismos de democracia direta, com a participação de mais de 100 entidades da sociedade civil, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O Projeto de Reforma Política cobra medidas urgentes, entre elas: 1) afastar a influência do poder econômico das eleições, proibindo a doação de empresas; (2) necessidade de reformular o sistema político, incluindo a questão de gênero e estimular a participação dos grupos sub-representados; (3) regulamentação do artigo 14 da Constituição, em favor da democracia direta; (4) melhorar o sistema político partidário, aumentando a participação de militantes e filiados em torno de um programa político; (5) fidelidade partidária programática.
Com informações da Comitê Nacional/MCCE. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário