domingo, 29 de março de 2015

Diocese de Petrolina: Missa dos Santos Óleos - 2015

A Diocese de Petrolina, sob o pastoreio do seu bispo diocesano que presidiu a Celebração Eucarística nessa última quinta-feira (26/03), na Missa dos Santos Óleos manifestando o Mistério do Sacerdócio de Cristo, participado pelos padres, ministros constituídos e reunidos no Altar da Unidade, na Paróquia Matriz São Paulo Apóstolo, Bairro de Areia Branca, com maciça presença de fieis representantes de todas as paróquias, bem como os religiosos e religiosas que fazem a nossa querida Diocese de Petrolina, em seus 91 Anos Evangelizando.


O bispo, cercado pelos outros sacerdotes, abençoa os óleos, que serão usados nos diversos sacramentos: o crisma (óleo misturado com perfumes), para significar o dom do Espírito no batismo, na crisma, na ordem; o óleo para os catecúmenos e o óleo para os enfermos, sinal da força que liberta do mal e sustenta na provação da doença.

A Celebração comumente é celebrada na Quinta-feira Santa – Instituição do Sacerdócio, foi antecipada para que os Sacerdotes possam celebrar e estarem presentes em suas comunidades durante a Grande Semana – SEMANA SANTA. Vale lembrar, que a celebração não aconteceu na Igreja Catedral de Petrolina, visto a reforma ainda não foi concluída.

Na História da Igreja Católica, desde o Século V a Missa dos Santos Óleos: Batismo (Óleo dos Catecúmenos), Crisma e Enfermos, entre os cristãos já era celebrada. Durante a celebração, no momento oportuno, após proclamação do Santo Evangelho, os padres renovam as promessas sacerdotais, renovando assim seu compromisso ao serviço do povo de Deus. Em seguida, no momento oportuno, após a mistura com bálsamo perfumado e bênção dos Santos Óleos, esses são partilhados com todas as Paróquias, os quais são usados nos Sacramentos: Batismo, Unção, Crisma e Ordem.
A Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo ficou pequena para a multidão de fieis presentes. Um momento de graça e de alegria, foi quando os representantes das comunidades receberam das mãos do Senhor Bispo, os Óleos Consagrados para uso na instituição dos Sacramentos em cada Paróquia/Comunidade da Diocese.

Dom Manuel, nosso querido bispo diocesano, presidiu pela quarta vez, essa Celebração Eucarística, tão bem participada e liturgicamente cantada. A TV Grande Rio esteve presente ao lado da Voz do São Francisco – Emissora Rural – AM 730, em transmissão ao vivo para toda a Diocese de Petrolina e aonde chegam os sinais da Rádio Católica e da Televisão do Sertão.

Fonte: Wilson Oliveira - Ministro Catequista
Coordenação Diocesana da Catequese Familiar de Iniciação Cristã

Imagens: Pe. Porfirio e Emissora Rural















Nenhum comentário:

Postar um comentário