quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Diocese de Petrolina: Parabens Pe.Malan - 31 Anos de Ministério Sacerdotal









FONTE: WWW.am730.com.br - MARCELO DAMACENO
PADRE MALAN CARVALHO, 31 ANOS PELO DISCIPULADO
 Petrolinense de nascimento, Padre Antonio Malan Carvalho, integra uma família que serve a esta região de forma discreta, com regularidade e em diferentes setores, sob muita disciplina, dedicação e êxito no que faz.  Por exemplo, Dr. Otávio Carvalho, agrônomo, técnico de carreira da CODEVASF, companhia de maior prestígio federal neste vale sanfranciscano e a premiada jornalista Mônica Carvalho, entre outros irmãos, com passagem nas grandes emissora de TV em Pernambuco.

Padre Malan, hoje completa 31 anos de sacerdócio nesta data, 11 de fevereiro de 2015, com formação em teologia e filosofia, do Seminário  aprimorou seus estudos em Roma. Padre Malan, cujo nome é uma clara referência ao primeiro Bispo de Petrolina, nasceu sob os ventos do cristianismo, e desde a infância, honrando o nome recebido, seguiu a fé católica, prestando serviços, tornando-se coroinha zeloso,  em sua infância e adolescência, aos pés do então pároco da Catedral, o mítico padre Bernardino Padilha da Luz, e seu nome de registro, não por coincidência,  uma justa homenagem ao patriarca da fé sertaneja, Dom Antonio Maria Malan, um franco-italiano que  fincou as marcas deste Petrolina Moderna, simbolizada por seu templo gótico, em pilares da fé, do trabalho e da educação. Padre Malan, agarrou-se a valiosa matéria da vida, recomendada por Jesus e seus Apóstolos, o discipulado.
Em nosso meio teológico, isso é compreendido como catecismo, catequese, formação bíblica aos leigos, que se estende  em três pontuais décadas que marca as injunções sacerdotais do jovem Padre Malan, hoje em cargo de confiança junto a Dom Manoel dos Reis de Farias, Bispo de Petrolina, com tarefas distribuídas entre a Cúria Local, Titular da Paróquia São Paulo Apóstolo,  mais recentemente (informalmente é o que se sabe) a direção da  Rádio a Voz do São Francisco AM 730. Também em toda essa extensa missão, acumula a função em direção musical, simultaneamente, quando é necessário, mas, sempre à frente de  corais fixos e especiais para os inumeráveis eventos dos últimos trinta anos.
Padre Malan é um músico por vocação, e dedica-se a esta atividade com a batuta dos traços que marcam sua personalidade, perfeccionismo e rigorosa disciplina. Estudioso da música sacra, o sacerdote também  preocupa-se com a adequação desse mister ao que há de novo desde o pop rock até o cancioneiro regional, marcado pelo baião de Luiz Gonzaga com olhar universal ao que ofereceram os Beatles até o recente Xangai, um cantador baiano. Padre Malan é assim. Muito erudito no que faz sem tirar o olhar das sandálias empoeiradas em busca de novos discípulos. Pois a Seara é grande e poucos são os trabalhadores dessa Seara.

Por Marcelo Damasceno


Nenhum comentário:

Postar um comentário