sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Amor sem cruz nunca será amor




Sex, 31 de Janeiro de 2014 09:57 cnbb

Dom Anuar Battisti
arcebispo de Maringá (PR)

Há poucos dias em conversa com um amigo ele me dizia: “Até hoje na minha vida o amor só foi sofrimento”. É um jovem adulto que vive a experiência de não ser amado e compreendido em seus desejos e sentimentos e com isso sente fortemente o desejo de amar, porém não encontra o espaço que dê a segurança de um verdadeiro amor. 

Essa situação acaba sendo um drama, que repercute em dores físicas e psicológicas. A capacidade de amar se transforma em sofrimento. Eu tenho a certeza que só abraçando a dor, amando a própria cruz é que se passa da dor ao amor.

A dor, a cruz não é o fim e sim meio, passagem para poder amar de verdade. Na medida em que se assume a perda, a ausência, a incompreensão, a solidão, a traição, o desentendimento, enfim as contrariedades doídas da vida, se passa imediatamente ao amor. Permanecendo na cruz nunca haverá ressurreição.

Formação Política para Leigos



Sex, 31 de Janeiro de 2014 11:35 cnbb

Termina amanhã, 1º de fevereiro, a 5º edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos, que tem por objetivo a abordagem do pensamento social à luz da doutrina da Igreja. De acordo com o secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara (Cefep), padre Ernane Pinheiro, após o curso os participantes terão desafio de articular os aprendizados adquiridos em suas dioceses.

O melhor para Deus e o próximo



Sex, 31 de Janeiro de 2014 09:36 cnbb

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém (PA)

Nossa vida é feita de escolhas diárias, que se renovam e se aperfeiçoam de acordo com os valores que norteiam nossos passos. Maria e José foram confrontados com o plano de Deus, para ir atrás de suas indicações. Anjos, sonhos e fatos foram a linguagem usada pelo Eterno Pai para se manifestar àquelas pessoas tão simples quanto profundas em sua profissão de fé. É que faziam parte de uma raça de gente sadiamente teimosa, que não tinha perdido a esperança, qual farol a iluminar os rumos da história. Mas tiveram sempre a magnífica margem de liberdade, para optarem por Deus e por sua vontade. O que impressiona é que nunca regatearam com o Senhor! Antes, deram sempre e cada vez mais o que tinham de melhor!

Associação dos Liturgistas do Brasil completa 25 anos



Qui, 30 de Janeiro de 2014 16:09 cnbb
Com o objetivo de comemorar os 25 anos de atividades, a Associação dos Liturgistas do Brasil (Asli) realiza, de 27 a 31 de janeiro, em Salvador (BA), Assembleia Jubilar. A Asli congrega professores de liturgia que atuam em universidades, faculdades, institutos de teologia, seminários e casas de formação. Participam do encontro 35 liturgistas.

Condolências à Família do Padre Libânio



Qui, 30 de Janeiro de 2014 11:49 cnbb

Vítima de um infarto, o padre jesuíta, João Batista Libânio, faleceu na manhã de hoje, 30, em Curitiba (PR). O sacerdote foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e colaborador no Instituto Nacional de Pastoral e em comissões episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Padre Libânio, como era conhecido mundialmente, dedicou-se aos estudos teológicos, à ação pastoral e ao magistério durante anos. Foi autor de mais de 125 livros.

Apresentar-se




Qua, 29 de Janeiro de 2014 16:43 cnbb

Dom José Alberto Moura, CSS
Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

Costumamos dizer “amém” no final de alguma prece ou mesmo para mostrar nosso assentimento quando alguém nos faz alguma proposta ou uma verdade por nós aceita. O fato de nos apresentarmos a um chamamento para uma reunião, um evento ou um compromisso revela também nossa conduta afirmativa em relação a esse fato.
Era costume no meio judeu levar uma criança para apresentá-la no templo, consagrando-a a Deus, no caso do primeiro filho homem nascido de um casal. Isso aconteceu com o menino Jesus. Sucede conosco também o mesmo  no batismo, fazendo o rito de consagração como entrega a Deus da vida de uma criança ou de um adulto, em base à fé religiosa.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Papa nomeia dom Ilson como secretário do Colégio de Cardeais




Ter, 28 de Janeiro de 2014 16:15 Foto: Arquidiocese de Ribeirão Preto

O Vaticano informou, nesta terça-feira, 28, a nomeação feita pelo papa Francisco do bispo brasileiro, dom Ilson de Jesus Montanari, de 54 anos, como secretário do Colégio Cardinalício.
Atualmente, o Colégio Cardinalício é constituído por 199 cardeais: 107 eleitores e 92 com mais de 80 anos, sem direito de voto. Eles auxiliam o papa nas decisões mais importantes para a vida da Igreja e, havendo a necessidade, elegem um novo pontífice, em caso de morte ou renúncia.
Novo secretário
Natural de Sertãozinho (SP), dom Ilson é arcebispo titular de Capocilla, na Mauritânia, e ocupa o cargo de secretário da Congregação dos Bispos.
O novo secretário do Colégio Cardinalício é formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Dom Ilson recebeu a ordenação presbiteral em 18 de agosto de 1989. Estudou Direito, Economia e Filosofia, em Ribeirão Preto (SP). Cursou Teologia na Universidade Gregoriana, em Roma.  Em 2008 começou a trabalhar na Congregação para os Bispos e, em 13 de maio 2011, foi nomeado capelão.

CF: Dia de Combate ao trabalho Escravo



Ter, 28 de Janeiro de 2014 09:42 cnbb

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB divulgou hoje, 28 de janeiro, nota por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data é uma homenagem a quatro auditores do Ministério do Trabalho e Emprego que foram assassinados, em janeiro de 2004, quando investigavam a suspeita de uso de mão de obra escrava em fazendas de feijão em Unaí (MG).

Diocese de Palmares (PE) promoveu Dia da Consciência Cristã



Seg, 27 de Janeiro de 2014 17:29 CNBB / Regional NE2

Com a proposta de evangelizar os turistas que visitam a região de Pernambuco no período de férias, a diocese de Palmares organizou, na cidade de Tamandaré (PE), o Dia da Consciência Cristã. A região atrai todos os anos milhares de visitantes que vão às praias, principalmente no mês de janeiro. O evento, realizado no dia 25, também foi momento de agradecer pelo ano que passou e pelas atividades de 2014.

Lançamento: Palavra de Deus, fonte de catequese!



sábado, 25 de janeiro de 2014



A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética da CNBB tem a grande alegria de lançar: A PALAVRA DE DEUS FONTE DA CATEQUESE. Trata-se do Nº 6 da Coleção "À Luz do Diretório Nacional da Catequese" . Este livro é fruto do esforço que a Comissão faz em proporcionar subsídios para o aprofundamento na formação de nossas lideranças, especialmente catequistas.

Convidamos a todos(as) a saborear o conteúdo simples e ao mesmo tempo profundo deste livro.

Adquira já o seu clicando Aqui!

Pe. Décio José Walker
Assessor Nacional da Comissão Episcopal para a Animação
Bíblico Catequética
Postado por Bíblia e Catequese às 18:30

Casais em crise




Seg, 20 de Janeiro de 2014 16:04 cnbb

Dom Murilo S.R. Krieger
Arcebispo de São Salvador (BA) e Primaz do Brasil

“Acabou!” Com essa breve observação, muitas pessoas descrevem o final de seu casamento. Por trás desse verbo há crises, sofrimentos, desabafos e, não poucas vezes, brigas infindas. Em que lugar foram enterrados os sorrisos do dia do casamento e as promessas de fidelidade “até que a morte nos separe”? Em que fase da vida se desvaneceu a certeza de que “ninguém será mais feliz do que nós dois”? Como entender a amargura que tomou conta de um relacionamento que parecia tão feliz?... 

Nenhum casamento termina “de repente”. Especialistas matrimoniais constatam que, normalmente, o caminho da desintegração tem quatro etapas, profundamente interligadas – isto é, cada etapa prepara e praticamente condiciona a seguinte.

CNBB Regional N3: Formação Bíblico-Catequética



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014


Como se fora brincadeira de roda, memória
Jogo do trabalho na dança das mãos, macias
O suor dos corpos na canção da vida, história
O suor da vida no calor de irmãos, magia...

Eis que surgem catequistas das diversas (arqui)dioceses desse nosso Regional Nordeste 3 para compor mais uma vez uma ciranda que iniciou no dia 19 e terminou dia 25 de fevereiro. A sede é a mesma: continuar a formação proporcionada pela Escola Bíblico-Catequética, agora com a quarta turma no segundo módulo. Seguimos juntos nessa grande roda  repleta de HISTÓRIA,  com uma BELEZA incomum,  uma MAGIA que encanta porque vem do Criador, uma MACIA e delicada arte de partilhar e  cheios de MEMÓRIA daquilo que aprendemos no primeiro módulo. Partimos rumo ao desvelar do MISTÉRIO que é anunciar e vivenciar e o Cristo em nosso meio.